RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAREM OS ESTUDANTES CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NO PROCESSO EDUCATIVO

Contenido principal del artículo

José Carlos Nobrega Batistella
Jefferson Batistella

Resumen

A inclusão educacional de estudantes com deficiência visual é um desafio que precisa ser enfrentado. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo expor alguns recursos de tecnologia assistiva que possam melhorar o desempenho de aprendizagem de estudantes com deficiência visual total ou severa. Para tanto, esta pesquisa é de natureza básica, adotou uma abordagem qualitativa, procurou agrupar os conhecimentos existentes sobre o tema e realizou uma revisão bibliográfica nos repositórios de periódicos CAPES, SciELO e Google Acadêmico, destacando-se trabalhos fundamentais como os de Brasil (2015), Borges e Vanzin (2015) e Silva et al. (2017), entre outros. Nesta investigação foram discutidos diversos recursos de tecnologia assistiva, tais como: Braille, lupa e câmera de smartphone, ampliadores de tela, leitores de PDF com recursos de voz, NVDA e o aplicativo Be My Eyes. Em suma, conclui-se que os diferentes recursos de tecnologia assistiva expostos neste artigo podem auxiliar no ensino e aprendizagem de estudantes cegos ou com deficiência visual, promover sua inclusão educacional e social. Logo, esses recursos são de grande valia e apresentam-se como agentes auxiliares no processo educativo.

Detalles del artículo

Cómo citar
BATISTELLA, J. C. N.; BATISTELLA, J. RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAREM OS ESTUDANTES CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n182224. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/404. Acesso em: 5 oct. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

José Carlos Nobrega Batistella, FAVENI

Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor de Matemática do ensino Fundamental e Médio, lotado na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) em Sinop-MT.

Jefferson Batistella, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT); Graduação em Ciências Biológicas (UFMT); Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (Faculdade Internacional de Curitiba); Especialização em Redes e Computação (IFMT); Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (Faculdade Futura). Docente de Ciências, lotado na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e na Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde-MT

Citas

BORGES, A.; VANZIN, T. A tecnologia assistiva na perspectiva de pessoas com deficiência visual. In: 7º Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermidia para Aprendizagem, São Luís, Maranhão, 17 a 20 jun. 2015. Disponível em: https://conahpa.sites.ufsc.br/wp-con-tent/uploads/2015/06/ID261_Borges-Vanzin.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

BORGES, W. F.; MENDES, E. G. Recursos de acessibilidade e o uso dos dispositivos móveis como tecnologia assistiva por pessoas com baixa visão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/C4GxYprjw5KMcTYB3nfcXSs/?l-ang=pt#. Acessado em: Abr. 2023.

BOURNE, R. R. A. et al. Magnitude, tendências temporais e projeções da prevalência global de cegueira e de deficiência visual à distância e de perto: uma revisão sistemática e meta-análise. The Lancet Global Health, vol. 5, n. 9, e888-e897, 02 ago. 2017. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(17)30293-0/fulltext#. Acessado em: Abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acessado em: Abr. 2023.

BRAVO, S. de F. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Produções Didático-Pedagógicas. Foz do Iguaçu-PR, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_unioeste_solangedefatimabravo.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

FRANCO, G. Sistema Braille. Brasil Escola. 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.co-m.br/portugues/braile.htm. Acessado em: Abr. 2023.

IBGE. Censo Demográfico 2010: Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatis-ticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9752&t=destaques. Acessado em: Abr. 2023.

OLIVEIRA, J. de J. A. B. de.; MELO, J. C. de. Sistema Braille no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, ed. 10, vol. 13, out. 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/sistema-braille. Acessado em: Abr. 2023.

SILVA, C. R. da. et al. Estudo de caso tecnologia assistiva para deficientes visuais. Revista Gestão em Foco, v. 9, 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/u-ploads/sites/10001/2018/06/054_estudo7.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

TECASSISTIVA. A leitura na ponta dos dedos: conheça nossas linhas braile. 2021. Disponível em: https://www.tecassistiva.com.br/2021/03/02/linhasbraille/. Acessado em: Abr. 2023.

XAVIER, J. S.; FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia assistiva: recurso de acessibilidade para o deficiente visual. 2013, São Cristóvão, Sergipe. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/102-71/45/44.pdf. Acessado em: Abr. 2023.