PANORAMA DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa, de cunho qualitativo, com o objetivo de analisar e compreender o processo de inserção e adaptação dos estudantes estrangeiros a Escola Municipal Cecília Meireles de Lucas do Rio Verde - MT, assim como apontar-se as dificuldades e elementos facilitadores nas relações dos estrangeiros com os professores e demais estudantes da escola. Utilizou-se de artigos, livros, dissertações das bases de dados CAPES e do Google Acadêmico para embasamento teórico sobre o tema. Os resultados apontam que as dificuldades enfrentadas se concernem ao aprendizado da Língua Portuguesa, ou a compreensão da língua materna do ambiente em que se encontram, fatores desencadeadores de outras dificuldades acadêmicas. Evidencia-se, o esforço dos docentes, coordenação e gestão da escola no processo de acolhimento dos estudantes estrangeiro, para tentar sanar dificuldades na alfabetização, no entendimento de conceitos fundamentais e na compreensão de vários componentes curriculares do ensino fundamental, possivelmente algumas défices no acolhimento está associado em partes à falta de políticas públicas e formação que orientem e conceda mecanismos e estruturas as escolas e aos profissionais da educação a inserção dos imigrantes de forma adequado para que ocorra um processo educativo eficaz.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BALZAN, C. F. P.; KANITZ, A. Língua portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS – Campus Bento Gonçalves. LínguaTec, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 1, p. 273-284, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/vi-ew/4012. Acessado em: Fev. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de maio de 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm. Acessado em: Nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: Jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acessado em: Jun. 2024.
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1/2020. Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-13-de-novembro-de2020-288317152. Acessado em: Jan. 2024.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação [online]. 2008, v. 13, n. 37, pp. 45-56. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100005. Acessado em: Mar. 2024.
CURSINO, C. A. Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes/ refugiados. Calidoscópio, v. 18, n. 2, p. 415-434, 2020. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&profile=ehost&scope=site&-authtype=crawler&jrnl=16798740&AN=146921673&h=qA6C5rwkwinzNdz0JD4IX2bVm6A56AdPFO%2FpWceNgAYmQlkVBWfgXJXRebQk4mXb%2F0D4MTK4dPpL8hB9WXnOjw%3D%3D&crl=c. Acessado em: Mar. 2024.
LOPEZ, A. P. D. A.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas jurídicas e acadêmicas para o acolhimento no Brasil de deslocados forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, v. 28, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330635043_Iniciativas_Juri-dicas_e_Academicas_Brasileiras_para_o_Acolhimento_de_Imigrantes_Deslocados_Forcados. Acessado em: Set. 2024.
PORTELA, P. H. G. Direito internacional público e privado: incluindo noções de direitos humanos e direito comunitário. 9. ed. Salvador: JusPODIVM, 2017.
ROLDÃO, S. F.; SOUZA, S. A inserção escolar de imigrantes haitianos na cidade de Joinville (SC). Revista Científica Interdisciplinar Interlogos, v. 6, n. 1, p. 103 – 116, 2019. Disponível em: http://infopguaifpr.com.br/revistas/index.php/Interlogos/article/view/212. Acessado em: Set. 2024.
SÃO BERNARDO, M. A. D. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Linguística, UFSCar: São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufsc-ar/8126. Acessado em: Set. 2024.
VISCARDI, N. A intervenção psicopedagógica na instrução bilíngue: uma ação ética de responsabilidade universal na educação do século XXI. Construção psicopedagógica. São Paulo, v. 18, n. jun. 2010, p. 55-65. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_artte-xt&pid=S141569542010000100006&lng=pt&nrm=iso. Acessado em: Set. 2024.