EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, ESSENCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO EDUCATIVO MAIS EFICAZ

Conteúdo do artigo principal

Jefferson Batistella
Marta Aparecida Abraão Batistella

Resumo

Em um cenário mundial cada vez mais complexo e interconectado, a capacidade e habilidade de entender e gerenciar emoções, estabelecer-se empatias e tomar-se decisões responsáveis é crucial para melhorar o Processo Educativo, a educação socioemocional tem se tornado um componente essencial no contexto dos estudantes do ensino fundamental, esta pesquisa, é de natureza básica, aplicada onde adotou-se uma abordagem qualitativa, foi realizada uma busca bibliográfica nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e do Google Acadêmico. Foram selecionadas livros, artigos e documentos publicados que abordam a temática. A intensão da presente pesquisa a priori constituiu-se em responder sobre: Quais os conceitos, aplicabilidades e dinâmicas das competências socioemocionais no processo educativo dos estudantes. Em suma, a educação socioemocional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças no ensino fundamental. Ao promover habilidades como autoconsciência, autocontrole, empatia, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável, a SEL contribui significativamente para o bem-estar emocional, social e acadêmico dos estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
BATISTELLA, J.; BATISTELLA, M. A. A. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, ESSENCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO EDUCATIVO MAIS EFICAZ. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18101024. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/422. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jefferson Batistella, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT); Graduação em Ciências Biológicas (UFMT); Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (Faculdade Internacional de Curitiba); Especialização em Redes e Computação (IFMT); Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (Faculdade Futura).

Marta Aparecida Abraão Batistella, FAVENI

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela FAVENI, Segunda Licenciatura em Pedagogia pela FAEL, Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela UFMT

Referências

ABED, A. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de estudantes da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.

AGOSTINI, C.; DAURA, F.; LAUDADIO, J. La comunidad escolar como medio para el desarrollo socio emocional de los alumnos. Un estudio de caso en la República Argentina. Estudios Pedagógicos, v. 45, n. 3, p. 31-49, 2020. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S07-18-07052019000300031&script=sci_abstract. Acessado em: Jul. 2024.

BENÍTEZ, M. C.; RAMÍREZ, L. V. Las habilidades socioemocionales en la escuela secundaria mexicana: retos e incertidumbres. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 129–144, 2019. Disponível em:

https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/arti-cle/view/120. Acessado em: Jul. 2024.

BRACKETT, M. A. et al. Enhancing academic performance and social and emotional competence with the RULER feeling words curriculum. Learning and Individual Differences, v. 22, n. 2, p. 218-224, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1041608010-001214?via%3Dihub. Acessado em: Jul. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Médio. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalco¬mum.mec.gov.br/. Acessado em: Abr. 2024.

BRUENING, P. A história, os pilares e os objetivos da educação socioemocional. Educação pelo Brasil - Revista Educação, Pámela Bruening, ed. 207, 2018. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2018/08/01/historia-os-pilares-e-os-objetivos-da-educacao-socioem-ocional/. Acessado em: Jul. 2024.

COLLABORATIVE FOR ACADEMIC. Social, and Emotional Learning (CASEL). What is SEL? 2020. Disponível em: https://casel.org/what-is-sel/. Acessado em: Jun. 2024.

DOMITROVICH, C. E.; CORTES, R. C.; GREENBERG, M. T. Improving young children’s social and emotional competence: A randomized trial of the preschool "PATHS" curriculum. Journal of Primary Prevention, v. 28, n. 2, p. 67-91, 2007. Disponível em: https://link.springer.com/art-icle/10.1007/s10935-007-0081-0. Acessado em: Jul. 2024.

DURLAK, J. A. et al. The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405-432, 2011. Disponível em: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x. Acessado em: Jul. 2024.

ELIAS, M. J. et al. Promoting social and emotional learning: Guidelines for educators. ASCD, 1997.

FÓRUM INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Educar para as competências do século 21. São Paulo: Comunicado de Imprensa, 2014. Disponível em: http://www.educac-aosec21.org.br/foruminternacional2014/wp-content/uploads/2014/01/comunicado-de-imprensa-f%-C3%B3rum.pdf. Acessado em: Jul. 2023.

GOLEMAN, D. Emotional intelligence: Why it can matter more than IQ. 10th Anniversary ed. New York: Bantam Books, 2005. Originalmente publicado em 1995.

GOLEMAN, D. The emotional intelligence approach to education. Educational Leadership, v. 78, n. 2, p. 18-23, 2020. Disponível em: http://dspace.vnbrims.org:13000/xmlui/bitstream/han-dle/123456789/4687/Emotional%20Intelligence.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

GONZÁLEZ, E. T. et al. El papel de las emociones en el aula de educación Infantil. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 226–244, 2020. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/8675. Acessado em: Abr. 2024.

GREENBERG, M. T. et al. Enhancing school-based prevention and youth development through coordinated social, emotional, and academic learning. American Psychologist, v. 58, n. 6-7, p. 466-474, 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/download/49081170/Enhancing_School-Based_Prevention_and_Yo20160924-22048-1bzytxv.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

GUTIÉRREZ-TORRES, A. M.; BUITRAGO-VELANDIA, S. J. Las Habilidades Socioemocionales de los Docentes, herramientas de paz en la escuela. Praxis & Saber, v. 10, n. 24, p. 167–192, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.9819. Acessado em: Abr. 2024.

JENNINGS, P. A.; GREENBERG, M. T. The prosocial classroom: Teacher social and emotional competence in relation to student and classroom outcomes. Review of Educational Research, v. 79, n. 1, p. 491-525, 2009. Disponível em: https://bibliotecadigital.mineduc.cl/bitstream/handle/20.50-0.12365/17472/jennings2009.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: Jul. 2024.

JOHN, O. P. et al. Competências Socioemocionais no INAF 2015: Estrutura, Histórico e Avaliação. Relatório técnico INAF 2016. São Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.

JUSTO, A. R.; ANDRETTA, I. Competências socioemocionais de professores: avaliação de habilidades sociais educativas e regulação emocional. Revista Psicologia da Educação, v. 1, n. 50, p. 104–113, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/psie/n50/2175-3520-psie-50-104.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

MACÊDO, J. W. de L. Competências socioemocionais no serviço público: Um estudo com gerentes de atendimento do INSS. Dissertação (Curso de Mestrado em Gestão Pública e Coope-ração Internacional) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p.173, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16380?locale=pt_BR. Acessado em: Abr. 2024.

MENDES, A. R. Educação emocional na escola: uma proposta possível. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2016.

MISSE, J. Coleção Sentimentos e Emoções. São Paulo: Hagnos Editora, 2021.

SCHONERT-REICHL, K. A. Social and emotional learning and teachers. The Future of Children, v. 27, n. 1, p. 137-155, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1145076.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

TAYLOR, R. D. et al. Promoting positive youth development through school-based social and emotional learning interventions: A meta-analysis of follow-up effects. Child Development, v. 88, n. 4, p. 1156-1171, 2017. Disponível em: https://dpi.wi.gov/sites/default/files/imce/sspw/pdf/Tay-lor_et_al_-_FINAL_document_6_17_2017_2.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

WALDEMAR, J. O. C. et al. Impact of a combined mindfulness and social–emotional learning program on fifth graders in a Brazilian public school setting. Psychology & Neuroscience, v. 9, n. 1, p. 79, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Elizeth-Heldt/publication/2-99999569_Impact_of_a_combined_mindfulness_and_social-emotional_learning_program_on_fift-h_graders_in_a_Brazilian_public_school_setting/links/570b9e0708ae2eb94223a4e6/Impact-of-a-Combined-Mindfulness-and-Social-Emotional-Learning-Program-on-Fifth-Graders-in-a-Brazilian-Public-School-Setting.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

WEISSBERG, R. P. et al. CASEL guide effective social and emotional learning programs: Preschool and elementary school edition. Chicago, IL: CASEL, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/download/36509629/2013-casel-guide.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

ZINS, J. E. et al. (Eds.). Building academic success on social and emotional learning: What does the research say?. New York: Teachers College Press, 2004.