EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, ESSENCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO EDUCATIVO MAIS EFICAZ

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Jefferson Batistella
Marta Aparecida Abraão Batistella

Resumen

Em um cenário mundial cada vez mais complexo e interconectado, a capacidade e habilidade de entender e gerenciar emoções, estabelecer-se empatias e tomar-se decisões responsáveis é crucial para melhorar o Processo Educativo, a educação socioemocional tem se tornado um componente essencial no contexto dos estudantes do ensino fundamental, esta pesquisa, é de natureza básica, aplicada onde adotou-se uma abordagem qualitativa, foi realizada uma busca bibliográfica nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e do Google Acadêmico. Foram selecionadas livros, artigos e documentos publicados que abordam a temática. A intensão da presente pesquisa a priori constituiu-se em responder sobre: Quais os conceitos, aplicabilidades e dinâmicas das competências socioemocionais no processo educativo dos estudantes. Em suma, a educação socioemocional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças no ensino fundamental. Ao promover habilidades como autoconsciência, autocontrole, empatia, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável, a SEL contribui significativamente para o bem-estar emocional, social e acadêmico dos estudantes.

Detalles del artículo

Cómo citar
BATISTELLA, J.; BATISTELLA, M. A. A. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, ESSENCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO EDUCATIVO MAIS EFICAZ. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18101024. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/422. Acesso em: 5 oct. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Jefferson Batistella, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT); Graduação em Ciências Biológicas (UFMT); Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (Faculdade Internacional de Curitiba); Especialização em Redes e Computação (IFMT); Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (Faculdade Futura).

Marta Aparecida Abraão Batistella, FAVENI

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela FAVENI, Segunda Licenciatura em Pedagogia pela FAEL, Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela UFMT

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