RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAREM OS ESTUDANTES CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NO PROCESSO EDUCATIVO

Main Article Content

José Carlos Nobrega Batistella
Jefferson Batistella

Abstract

The educational inclusion of students with visual impairment is a challenge that needs to be faced. Therefore, this research aims to expose some assistive technology resources that can improve the learning performance of students with total or severe visual impairment. To this end, this research is basic in nature, adopted a qualitative approach, sought to group existing knowledge on the topic and carried out a bibliographic review in the journal repositories CAPES, SciELO and Google Scholar, highlighting fundamental works such as those from Brasil (2015), Borges and Vanzin (2015) and Silva et al. (2017), among others. In this investigation, several assistive technology resources were discussed, such as: Braille, magnifying glass and smartphone camera, screen magnifiers, PDF readers with voice capabilities, NVDA and the Be My Eyes application. In short, it is concluded that the different assistive technology resources exposed in this article can assist in the teaching and learning of blind or visually impaired students, promoting their educational and social inclusion. Therefore, these resources are of great value and present themselves as auxiliary agents in the educational process.

Article Details

How to Cite
BATISTELLA, J. C. N.; BATISTELLA, J. RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAREM OS ESTUDANTES CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n182224. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/404. Acesso em: 5 oct. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

José Carlos Nobrega Batistella, FAVENI

Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor de Matemática do ensino Fundamental e Médio, lotado na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) em Sinop-MT.

Jefferson Batistella, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT); Graduação em Ciências Biológicas (UFMT); Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (Faculdade Internacional de Curitiba); Especialização em Redes e Computação (IFMT); Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (Faculdade Futura). Docente de Ciências, lotado na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e na Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde-MT

References

BORGES, A.; VANZIN, T. A tecnologia assistiva na perspectiva de pessoas com deficiência visual. In: 7º Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermidia para Aprendizagem, São Luís, Maranhão, 17 a 20 jun. 2015. Disponível em: https://conahpa.sites.ufsc.br/wp-con-tent/uploads/2015/06/ID261_Borges-Vanzin.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

BORGES, W. F.; MENDES, E. G. Recursos de acessibilidade e o uso dos dispositivos móveis como tecnologia assistiva por pessoas com baixa visão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/C4GxYprjw5KMcTYB3nfcXSs/?l-ang=pt#. Acessado em: Abr. 2023.

BOURNE, R. R. A. et al. Magnitude, tendências temporais e projeções da prevalência global de cegueira e de deficiência visual à distância e de perto: uma revisão sistemática e meta-análise. The Lancet Global Health, vol. 5, n. 9, e888-e897, 02 ago. 2017. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(17)30293-0/fulltext#. Acessado em: Abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acessado em: Abr. 2023.

BRAVO, S. de F. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Produções Didático-Pedagógicas. Foz do Iguaçu-PR, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_unioeste_solangedefatimabravo.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

FRANCO, G. Sistema Braille. Brasil Escola. 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.co-m.br/portugues/braile.htm. Acessado em: Abr. 2023.

IBGE. Censo Demográfico 2010: Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatis-ticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9752&t=destaques. Acessado em: Abr. 2023.

OLIVEIRA, J. de J. A. B. de.; MELO, J. C. de. Sistema Braille no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, ed. 10, vol. 13, out. 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/sistema-braille. Acessado em: Abr. 2023.

SILVA, C. R. da. et al. Estudo de caso tecnologia assistiva para deficientes visuais. Revista Gestão em Foco, v. 9, 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/u-ploads/sites/10001/2018/06/054_estudo7.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

TECASSISTIVA. A leitura na ponta dos dedos: conheça nossas linhas braile. 2021. Disponível em: https://www.tecassistiva.com.br/2021/03/02/linhasbraille/. Acessado em: Abr. 2023.

XAVIER, J. S.; FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia assistiva: recurso de acessibilidade para o deficiente visual. 2013, São Cristóvão, Sergipe. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/102-71/45/44.pdf. Acessado em: Abr. 2023.