O ESPECTRO DA INTELIGÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NEUROCIENTÍFICA SOBRE A SUPERDOTAÇÃO E AS ALTAS HABILIDADES

Conteúdo do artigo principal

Annibal Gouvêa Franco
Melissa Marcílio Batista

Resumo

O presente artigo engloba as neurociências, as altas habilidades e superdotação. Tem como objetivo apresentar uma revisão que integra áreas que envolvem as neurociências do comportamento e cognição, e a sua contribuição para os bem-dotados, podendo vir a ser útil para os educadores do campo das altas habilidades e superdotação. O presente trabalho se justifica pelo fato de que apesar do supracitado atendimento aos alunos bem-dotados ser polêmico e a identificação dos mesmos ser difícil, a Resolução nº4 de Brasil (2009) institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, modalidade educação especial, que engloba os alunos com altas habilidades e superdotação. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada foi a revisão narrativa. Enfatiza-se que um educador que se aventure pelas neurociências e passe a conhecer o funcionamento cerebral, passa a exercer o seu trabalho de forma mais significativa e eficiente, considerando que é possível relacionar determinadas evidências neurocientíficas com as bases teórico-pedagógicas.

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCO, A. G.; BATISTA, M. M. O ESPECTRO DA INTELIGÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NEUROCIENTÍFICA SOBRE A SUPERDOTAÇÃO E AS ALTAS HABILIDADES. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 17, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n17101024. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/387. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Annibal Gouvêa Franco, UEMG

Mestrado em Design (Design, Inovação e Sustentabilidade) pela UEMG. Especialização em Neurociências (Alfamérica). Especialização em Inteligências Múltiplas e Mindfulness (Faculdade Iguaçu). MBA em ESG e Inovação (Faculdade Iguaçu). Professor de artes da SEE/MG. - Tem experiência principalmente nas áreas de Artes Visuais e Design, Educação, Materiais e Sustentabilidade.

Melissa Marcílio Batista, Faculdade Iguaçu

Possui graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Santa Cecília (2023) e, MBA Executivo em Processos Gerenciais (2024) e MBA em ESG e Inovação (2024) pela Faculdade Iguaçu. Tem experiência profissional na área de Administração/Gestão e Legalização de Empresas. Academicamente, está se especializando e desenvolvendo pesquisas em áreas envolvendo, principalmente, gestão e sustentabilidade.

Referências

ALMEIDA, L. S. et al. Intelligence assessment: Gardner multiple intelligence theory as an alternative. Learning and Individual Differences, v. 20, n. 3, p. 225-230, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1041608009001162. Acessado em: Mar. 2024.

ANTIPOFF, D. Excepcionais e Talentosos, os Escolhidos. Belo Horizonte: Lastro, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. MEC; SEESP. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/192-secretarias-112877938/seesp-esducacao-especial-2091755988/12648-diretrizes-nacionais-para-a-educacao-especial-na-educacao-basica. Acessado em: Mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conceitos de Altas Habilidades/ Superdotação. Portal MEC - SEESP, 2007. Disponível em: http://www.fcee.sc.gov.br/index.php/informacoes/biblioteca-virtual/educacao-especial/naah-s/9-conceitos-de-altas-habilidades-superdotacao. Acessado em: Mar. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acessado em: Mar. 2024.

GAMA, M. C. S. S. As teorias de Gardner e de Sternberg na Educação de Superdotados. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 665-673, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14320. Acessado em: Mar. 2024.

GARDNER, H.; VERONESE, M. A. V. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GUERRA, L. B.; COSENZA, R. M. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KANDEL, E. et al. Princípios de Neurociências. 5ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2004.

LUTZENBERGER, W. et al. Dimensional analysis of the human EEG and intelligence. Neuroscience Letters, v. 143, n. 1-2, p. 10-14, 1992. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/030439409290221R. Acessado em: Mar. 2024.

MÄDER, M. J. Avaliação neuropsicológica: aspectos históricos e situação atual. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 16, n. 3, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/3HbDmGVsn6WbXFVgFNX3JpQ/. Acessado em: Mar. 2024.

SOARES, A. M. I.; ARCO-VERDE, Y. F. de S.; BAIBICH, T. M. Superdotação identificação e opções de atendimento. Educar em Revista, v. 20, n. 23, p. 125-141, 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602004000100008&script=sci_abstract. Acessado em: Mar. 2024.

RAMOS, G. P. Psicopedagogia: aparando arestas pela história. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/346. Acessado em: Mar. 2024.

RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. The schoolwide enrichment model: A how-to guide for educational excellence (2ªed.). Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1997.

SALLUM, A. M. C.; GARCIA, D. M.; SANCHES, M. Dor aguda e crônica: revisão narrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, p. 150-154, 2012. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307026828023. Acessado em: Mar. 2024.

SHEARER, C. B.; KARANIAN, J. M. The neuroscience of intelligence: Empirical support for the theory of multiple intelligences? Trends in Neuroscience and Education, v. 6, p. 211-223, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2211949317300030. Acessado em: Mar. 2024.

SPECIALEDONTHEBELLCURVE. Assessment: Norms, Percentiles, Stanines, Grade Equivalents etc. 2012 Disponível em: https://specialedonthebellcurve.wordpress.com/2012/06/07/formal-assessment-the-wisc-intelligence-test/. Acessado em: Mar. 2024.

TYLER, L. E. Testes e medidas. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1966.