DESIGN PARA A NEURODIVERSIDADE: DIRETRIZES BASEADAS EM ABA PARA A CRIAÇÃO DE PRODUTOS INCLUSIVOS DESTINADOS A AUTISTAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo aborda o Design para a Neurodiversidade como uma abordagem inovadora para criar produtos inclusivos destinados a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Fundamentado na Análise Comportamental Aplicada (ABA), o estudo propõe diretrizes projetuais que integram aspectos sensoriais, ergonômicos e cognitivos, visando promover acessibilidade, autonomia e bem-estar. A pesquisa identifica a ausência de normas técnicas globais específicas, como uma ISO voltada ao TEA, e, por meio de uma revisão bibliográfica interdisciplinar, reúne contribuições do design inclusivo, da ciência comportamental e dos estudos sobre neurodiversidade. O trabalho reafirma o papel do design como uma ferramenta transformadora para inclusão e respeito à diversidade humana.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR. 5. ed. Text Revision. Washington, DC: APA, 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020.
ALBUQUERQUE, C. F. H. Neuroarquitetura e autismo: diretrizes para projetos saudáveis e acolhedores. ArchDaily, 10 set. 2023. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/1005513/. Acessado em: Dez. 2024.
ARAUJO, A. G. R.; SILVA, M. A.; ZANON, R. B. Autismo, neurodiversidade e estigma: perspectivas políticas e de inclusão. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, e247367, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374876581_AUTISMO_NEURODIVE-RSIDADE_E_ESTIGMA_PERSPECTIVAS_POLITICAS_E_DE_INCLUSAO. Acessado em: Dez. 2024.
CUNHA, L. M. da; LIMA, C. R. de S.; ANDRADE, T. F. Diretrizes projetuais para arquitetura sensível ao autismo: um estudo exploratório. Estudos em Design, São Paulo, v. 30, n. 1, 2022. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/1210. Acessado em: Dez. 2024.
ERLANDSON, R. F. Universal and Accessible Design for Products, Services, and Processes. Boca Raton: CRC Press, 2008.
ESTADOS UNIDOS. Americans with Disabilities Act of 1990, Pub. L. No. 101-336, 42 U.S.C. § 12101 et seq. Disponível em: https://www.ada.gov. Acessado em: Dez. 2024.
FRANCISCO, P. C. M.; MENEZES, A. M. Design universal, acessibilidade e espaço construído. Construindo, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 25-29, 2011. Disponível em: https://revista.fumec.br/in-dex.php/construindo/article/view/1763. Acessado em: Dez. 2024.
LIMA, S. A. F. Design para neurodiversidade: uma análise das relações entre ambiente escolar e crianças com TEA. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:80-80/jspui/handle/riufcg/34806. Acessado em: Dez. 2024.
LOPES, I. P. Mobiliário infantil direcionado a crianças com perturbações do espectro do autismo. 2023. Dissertação (Mestrado em Design Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2023. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/1040-0.6/12503. Acessado em: Dez. 2024.
MARTIN, G.; PEAR, J. Behavior Modification: What it Is and How to Do It. 12. ed. Routledge, 2023.
RIOS, C. M. M.; CAMARGO JR., K. R. Especialismo, especificidade e identidade: as controvérsias em torno do autismo no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 3, p. 1111-1120, 2019. Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/especialismo-especificidade-e-identidade-as-controversias-em-torno-do-autismo-no-sus/16287?id=16287. Acessado em: Dez. 2024.
SANCHES, E. C. P. et al. Design inclusivo na prática: uma proposta de guia de acessibilidade para artigos científicos. Ergodesign & HCI, v. 11, n. 2, jul.-dez., 2023. Disponível em: https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1975. Acessado em: Dez. 2024.
PERSSON, H. et al. Universal design, inclusive design, accessible design, design for all: different concepts—one goal? On the concept of accessibility—historical, methodological and philosophical aspects. Universal access in the information society, v. 14, p. 505-526, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10209-014-0358-z. Acessado em: Dez. 2024.