O ESPECTRO DA INTELIGÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NEUROCIENTÍFICA SOBRE A SUPERDOTAÇÃO E AS ALTAS HABILIDADES
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Resumo
O presente artigo engloba as neurociências, as altas habilidades e superdotação. Tem como objetivo apresentar uma revisão que integra áreas que envolvem as neurociências do comportamento e cognição, e a sua contribuição para os bem-dotados, podendo vir a ser útil para os educadores do campo das altas habilidades e superdotação. O presente trabalho se justifica pelo fato de que apesar do supracitado atendimento aos alunos bem-dotados ser polêmico e a identificação dos mesmos ser difícil, a Resolução nº4 de Brasil (2009) institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, modalidade educação especial, que engloba os alunos com altas habilidades e superdotação. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada foi a revisão narrativa. Enfatiza-se que um educador que se aventure pelas neurociências e passe a conhecer o funcionamento cerebral, passa a exercer o seu trabalho de forma mais significativa e eficiente, considerando que é possível relacionar determinadas evidências neurocientíficas com as bases teórico-pedagógicas.
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