ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA NÁLISE DE PRÁTICAS E PERSPECTIVAS

Conteúdo do artigo principal

Amanda Pimentel Berk de Queiroz
Profa. Dra. Fernanda Brando

Resumo

As universidades representam centros de formação multiprofissionais e desse modo preparam indivíduos para atuarem em diferentes seguimentos da sociedade. No que tange a  Educação Ambiental (EA) verifica-se a necessidade de sua presença permeando a formação de todos os indivíduos enquanto cidadãos. A partir de uma pesquisa bibliográfica, este estudo objetivou analisar práticas de EA desenvolvidas junto a universidades brasileiras por meio de artigos publicados entre 2012 e 2022 em periódicos científicos. Utilizou-se o Método Análise de Conteúdo Categorial temático para análises qualitativas e quantitativas. Este estudo configurou-se como pressuposto para ponderar o desenvolvimento da EA no contexto universitário, como também servir de parâmetro norteador a pesquisadores identificando mediante o panorama construído quais as lacunas para investiduras de futuras pesquisas e estudos.

Detalhes do artigo

Como Citar
QUEIROZ, A. P. B. de; FERNANDEZ, F. da R. B. ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA NÁLISE DE PRÁTICAS E PERSPECTIVAS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 2, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.5.v2n2.5.13. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/71. Acesso em: 27 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BACCI, D. de La C.; SILVA, R. L. F. A cultura da sustentabilidade nas instituições de ensino superior. In: Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros. [Recurso eletrônico], p. 34-54. São Paulo: IEE-USP: Reconectta: Editora Na Raiz, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 2015.

BONFIM, S. C. da S. Entre a sala de aula, o rio e o ciberespaço: tecnologias como recursos educativos e de conservação ambiental na Amazônia. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém-Pará, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240395> Acessado em: 15.01.2023

BORGES, T. M. Gestão socioambiental na educação superior: uma análise na Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande com base na agenda ambiental na administração pública. Dissertação, Mestrado profissional em políticas públicas, gestão e avaliação da educação superior, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande-PB, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23123> Acessado em: 12.01.2023

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014. Disponível em: < https://www.cairu.br/revista/artigos4.html> Acessado em: 13.01.2023.

BRANDO, F. da R. et al. Educação para a Agenda 2030: o Campus da USP em Ribeirão Preto como laboratório vivo para a sustentabilidade. In: Universidades & Sustentabilidade [recurso eletrônico]: práticas e indicadores, São Paulo: USP Sustentabilidade, 2020, p. 18.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 128p.

CAMPOS, M. M.; FÁVERO, O. A pesquisa em educação no Brasil. Cadernos de pesquisa, n. 88, p. 5-17, 1994. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/PN8QcKb98V6KZBGyHByNZjr/abstract/?lang=pt> Acessado em: 13.01.2023

CIDÓN, C. F.; SCHREIBER, D.; VECCHIETTI, G. A Contribuição da Educação Ambiental para a Percepção Acerca do Consumo Sustentável. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 2, p. 137-145, 2021. Disponível em: <https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/8764> Acessado em: 13.01.2023

CRUZ, R. R.; VIEIRA, L. B. Educação ambiental: a importância do trabalho interdisciplinar. Revista de Comunicação Científica, v. 10, n. 1, p. 84-99, 2022. Disponível em: < https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/6088> Acessado em: 15.01.2023

DELUIZ, N.; NOVICKI, V. Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: implicações para uma proposta de formação crítica. Boletim Técnico do SENAC, v. 30, n. 2, p. 18-29, 2004. Disponível em: <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/516> Acessado em: 15.01.2023

FERREIRA, R. G.; PAES-DE-SOUZA, M. Adesão das instituições públicas da Amazônia Legal à agenda ambiental da administração pública (A3P). Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 11, n. 3, p. 223-240, 2019. Disponível em: <https://periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/4742> Acessado em: 15.01.2023.

GOMES, A. Educação ambiental e sustentabilidade no Brasil: entre o discurso político e as práticas educativas no ensino superior. Rio de Janeiro, Editora Autografia, 2021.

GUIMARÃES, V. F. et al. Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, v. 7, n. 3, p. 103-114, 2019. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6318> Acessado em: 14.01.2023

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, p. 233-250, 2005. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000200007&script=sci_abstract> Acessado em: 11.01.2023

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. de. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em revista, v. 25, p. 143-157, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/3kSTLfPLRZrDX7BCfmM6gmc/?lang=pt> Acessado em: 11.01.2023

KRAEMER, M. E. P. A universidade do século XXI rumo ao desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 3, n. 2, p. 1-21, 2004. Disponível em: < http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/408> Acessado em: 14.01.2023

LOPES, M. T. Educação ambiental como instrumento de alteração política, social e ambiental em mundo de mudanças climáticas e crises socioambientais. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Engenharia Florestal, Universidade de Brasília - UNB, Brasília, 2021. Disponível em: < https://bdm.unb.br/handle/10483/29967> Acessado em: 14.01.2023

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: Ministério do Meio Ambiente. Identidade da educação ambiental brasileira. Org. Philippe Layrargues. Brasília, 2004. p. 65-84. Disponível em: <http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental/livro_ieab.pdf#page=67> Acessado em: 14.01.2023

MARTINS, L. M. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012.

NOGUEIRA, L. S. B.; TEIXEIRA, C. Os entraves da tendência pragmática para uma educação ambiental emancipatória. Cadernos Cimeac, v. 7, n. 2, p. 146-161, 2017. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/2024> Acessado em: 14.01.2023

PEDRINI, A. de G.; SAITO, C. H. Paradigmas metodológicos em educação ambiental. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2015.

QUINTAS, J. S. Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, v. 156, p. 113-140, 2004. Disponível em: <https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34513903/Identidades_da_educacao_ambiental_Brasileira-libre.pdf?1408777948=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DIdentidades_da_Educacao_Ambiental_Brasil.pdf&Expires=1678285275&Signature=RghK4~gmzJWYgRm3jY6tcaxbTW2j4p5xRsZXYG5RD0l52THN-ik8fY2~BDnJf9FxhiB0WMqEkRBAL34711GrEvSd-5pSiwqczCiAvd~dQ0veU8FzkK8mkZ0CIX1MOKC5Q7JNfM4o7y8I1Mrz3ovzlltb9r~KIMumD3aNtaaOzN7hV0ok0ZVv4Awi~MsswM12LrAfGxZLZEFUOiYFKn3~L~iuH7V5lnGqCZDExNx~xv1HPhAo30hkI1UJ7~ysbjU8eLOBxxBVU1hBoEzSH80CwHBhq9ZlMtB3T1j6WdU80Ar-l6eJqBl4A3fF~y5FAzMfa9Uasp19C-zh3g8WFgcceQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA#page=115> Acessado em: 14.01.2023

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e pesquisa, v. 31, p. 317-322, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/hn8HWBV6NQJJHmtMJrqTKBn/?lang=pt> Acessado em: 14.01.2023

SERAFINI, P. G. et al. Avanços e desafios da sustentabilidade ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 8, n. 20, p. 1349-1370, 2021. Disponível em: <http://revista.ecogestaobrasil.net/v8n20/v08n20a06a.html> Acessado em: 15.01.2023

SILVA, L. F. da. Educação ambiental crítica: entre ecoar e recriar. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.197 p. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28052009-171742/en.php> Acessado em: 13.01.2023

SOUZA, M. T. S. et al. Estudo bibliométrico de teses e dissertações em Administração na dimensão ambiental da sustentabilidade. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 19, n. 3, p. 541-568, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/read/a/HsH5n9KPKNcVb4763CgM3Sw/abstract/?lang=pt> Acessado em: 11.01.2023

SOUZA, V. Para o mercado ou para a cidadania? A educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 121-142, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TQf4thZLjKxBmQr7YF55LYr/abstract/?lang=pt> Acessado em: 13.01.2023

VIERO C. M. et al. Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 21, p. 757-765, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/VphkZZQJyfr7sH87QfXS7jv/citation/?lang=pt> Acessado em: 14.01.2023.