Estudios sobre Educación Ambiental y Sostenibilidad en universidades brasileñas: un análisis de prácticas y perspectivas

Contenido principal del artículo

Amanda Pimentel Berk de Queiroz
Fernanda da Rocha Brando Fernandez

Resumen

Las universidades representan centros de formación multiprofesional y, por lo tanto, preparan a las personas para trabajar en diferentes segmentos de la sociedad. En cuanto al concepto de EA de Sauvé (2005) existe la necesidad de que la presencia de la EA permee la formación de todos los individuos como ciudadanos. A través de una investigación bibliográfica, este estudio tuvo como objetivo analizar las prácticas de Educación Ambiental (EA) desarrolladas con universidades brasileñas, publicadas entre 2012 y 2022 en revistas académicas. Para los análisis cualitativos y cuantitativos se utilizó el Método de Análisis de Contenido de Categorías Temáticas según Bardin (2015), respectivamente. Este estudio se configuró como un presupuesto para considerar el desarrollo de la EA en el contexto universitario, así como para servir de parámetro orientador para los investigadores, identificando a través del panorama construido cuáles son los vacíos para la investidura de futuras investigaciones y estudios.

Detalles del artículo

Cómo citar
QUEIROZ, A. P. B. de; FERNANDEZ, F. da R. B. Estudios sobre Educación Ambiental y Sostenibilidad en universidades brasileñas: un análisis de prácticas y perspectivas. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 2, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.5.v2n2.5.13. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/71. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

BACCI, D. de La C.; SILVA, R. L. F. A cultura da sustentabilidade nas instituições de ensino superior. In: Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros. [Recurso eletrônico], p. 34-54. São Paulo: IEE-USP: Reconectta: Editora Na Raiz, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 2015.

BONFIM, S. C. da S. Entre a sala de aula, o rio e o ciberespaço: tecnologias como recursos educativos e de conservação ambiental na Amazônia. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém-Pará, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240395> Acessado em: 15.01.2023

BORGES, T. M. Gestão socioambiental na educação superior: uma análise na Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande com base na agenda ambiental na administração pública. Dissertação, Mestrado profissional em políticas públicas, gestão e avaliação da educação superior, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande-PB, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23123> Acessado em: 12.01.2023

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014. Disponível em: < https://www.cairu.br/revista/artigos4.html> Acessado em: 13.01.2023.

BRANDO, F. da R. et al. Educação para a Agenda 2030: o Campus da USP em Ribeirão Preto como laboratório vivo para a sustentabilidade. In: Universidades & Sustentabilidade [recurso eletrônico]: práticas e indicadores, São Paulo: USP Sustentabilidade, 2020, p. 18.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 128p.

CAMPOS, M. M.; FÁVERO, O. A pesquisa em educação no Brasil. Cadernos de pesquisa, n. 88, p. 5-17, 1994. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/PN8QcKb98V6KZBGyHByNZjr/abstract/?lang=pt> Acessado em: 13.01.2023

CIDÓN, C. F.; SCHREIBER, D.; VECCHIETTI, G. A Contribuição da Educação Ambiental para a Percepção Acerca do Consumo Sustentável. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 2, p. 137-145, 2021. Disponível em: <https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/8764> Acessado em: 13.01.2023

CRUZ, R. R.; VIEIRA, L. B. Educação ambiental: a importância do trabalho interdisciplinar. Revista de Comunicação Científica, v. 10, n. 1, p. 84-99, 2022. Disponível em: < https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/6088> Acessado em: 15.01.2023

DELUIZ, N.; NOVICKI, V. Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: implicações para uma proposta de formação crítica. Boletim Técnico do SENAC, v. 30, n. 2, p. 18-29, 2004. Disponível em: <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/516> Acessado em: 15.01.2023

FERREIRA, R. G.; PAES-DE-SOUZA, M. Adesão das instituições públicas da Amazônia Legal à agenda ambiental da administração pública (A3P). Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 11, n. 3, p. 223-240, 2019. Disponível em: <https://periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/4742> Acessado em: 15.01.2023.

GOMES, A. Educação ambiental e sustentabilidade no Brasil: entre o discurso político e as práticas educativas no ensino superior. Rio de Janeiro, Editora Autografia, 2021.

GUIMARÃES, V. F. et al. Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, v. 7, n. 3, p. 103-114, 2019. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6318> Acessado em: 14.01.2023

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, p. 233-250, 2005. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000200007&script=sci_abstract> Acessado em: 11.01.2023

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. de. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em revista, v. 25, p. 143-157, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/3kSTLfPLRZrDX7BCfmM6gmc/?lang=pt> Acessado em: 11.01.2023

KRAEMER, M. E. P. A universidade do século XXI rumo ao desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 3, n. 2, p. 1-21, 2004. Disponível em: < http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/408> Acessado em: 14.01.2023

LOPES, M. T. Educação ambiental como instrumento de alteração política, social e ambiental em mundo de mudanças climáticas e crises socioambientais. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Engenharia Florestal, Universidade de Brasília - UNB, Brasília, 2021. Disponível em: < https://bdm.unb.br/handle/10483/29967> Acessado em: 14.01.2023

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: Ministério do Meio Ambiente. Identidade da educação ambiental brasileira. Org. Philippe Layrargues. Brasília, 2004. p. 65-84. Disponível em: <http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental/livro_ieab.pdf#page=67> Acessado em: 14.01.2023

MARTINS, L. M. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012.

NOGUEIRA, L. S. B.; TEIXEIRA, C. Os entraves da tendência pragmática para uma educação ambiental emancipatória. Cadernos Cimeac, v. 7, n. 2, p. 146-161, 2017. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/2024> Acessado em: 14.01.2023

PEDRINI, A. de G.; SAITO, C. H. Paradigmas metodológicos em educação ambiental. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2015.

QUINTAS, J. S. Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, v. 156, p. 113-140, 2004. Disponível em: <https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34513903/Identidades_da_educacao_ambiental_Brasileira-libre.pdf?1408777948=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DIdentidades_da_Educacao_Ambiental_Brasil.pdf&Expires=1678285275&Signature=RghK4~gmzJWYgRm3jY6tcaxbTW2j4p5xRsZXYG5RD0l52THN-ik8fY2~BDnJf9FxhiB0WMqEkRBAL34711GrEvSd-5pSiwqczCiAvd~dQ0veU8FzkK8mkZ0CIX1MOKC5Q7JNfM4o7y8I1Mrz3ovzlltb9r~KIMumD3aNtaaOzN7hV0ok0ZVv4Awi~MsswM12LrAfGxZLZEFUOiYFKn3~L~iuH7V5lnGqCZDExNx~xv1HPhAo30hkI1UJ7~ysbjU8eLOBxxBVU1hBoEzSH80CwHBhq9ZlMtB3T1j6WdU80Ar-l6eJqBl4A3fF~y5FAzMfa9Uasp19C-zh3g8WFgcceQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA#page=115> Acessado em: 14.01.2023

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e pesquisa, v. 31, p. 317-322, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/hn8HWBV6NQJJHmtMJrqTKBn/?lang=pt> Acessado em: 14.01.2023

SERAFINI, P. G. et al. Avanços e desafios da sustentabilidade ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 8, n. 20, p. 1349-1370, 2021. Disponível em: <http://revista.ecogestaobrasil.net/v8n20/v08n20a06a.html> Acessado em: 15.01.2023

SILVA, L. F. da. Educação ambiental crítica: entre ecoar e recriar. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.197 p. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28052009-171742/en.php> Acessado em: 13.01.2023

SOUZA, M. T. S. et al. Estudo bibliométrico de teses e dissertações em Administração na dimensão ambiental da sustentabilidade. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 19, n. 3, p. 541-568, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/read/a/HsH5n9KPKNcVb4763CgM3Sw/abstract/?lang=pt> Acessado em: 11.01.2023

SOUZA, V. Para o mercado ou para a cidadania? A educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 121-142, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TQf4thZLjKxBmQr7YF55LYr/abstract/?lang=pt> Acessado em: 13.01.2023

VIERO C. M. et al. Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 21, p. 757-765, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/VphkZZQJyfr7sH87QfXS7jv/citation/?lang=pt> Acessado em: 14.01.2023.