ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO AO IDOSO NO PERÍODO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

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Vania Aparecida Gurian Varoto
Juliane Kiyomi Mizumukai

Resumen

Diante da pandemia da COVID-19, os locais que oferecem serviços e produtos para a população tiveram que se adaptar e reorganizar suas atividades, prioritariamente de forma remota para grupos em risco, como os idosos. Para tanto, aumentou o uso de equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e televisões, em todas as estratificações de idade e classes sociais. Algumas atividades tiveram destaque: agendamentos e acesso de exames de saúde, procura de informações de saúde, realização de cursos remotos, compras e transações financeiras online. Esse estudo objetivou identificar as atividades realizadas de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, de um município do interior paulista nos locais de atenção à pessoa idosa. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa, descritiva, exploratória e análise de conteúdo. Uma das etapas foi a revisão da literatura sobre o tema, na base SciELO, por meio dos descritores idoso, pandemia, covid-19, serviços, produtos e organização. A outra etapa de coleta, foi realizada por meio do rastreamento das organizações governamentais e não governamentais que ofertaram serviços e produtos para as pessoas idosas da cidade de São Carlos, São Paulo, pelas redes sociais oficiais dessas organizações (211). Utilizou-se a listagem prévia das organizações, produzida pelo município e conhecida como Guia 60+. A categorização das atividades e contabilização delas ocorreu com o auxílio da ferramenta tabela dinâmica do Excel. As produções sobre o tema são escassas e o tema relacionado às atividades de teleatendimento na área de saúde e orientações de saúde sobre a COVID-19 foram as de destaque. Sobre as atividades ofertadas, verificou-se um número elevado em locais da categoria Saúde (87) e Social (54), que juntas listaram a ocorrência de 43 atividades, tais como: Live de música (14), Encontros online e fotos com os familiares (10), Encontros/Palestras e orientações sobre a COVID (8), Teleatendimento de consultas clínicas (8), Meditação (1), Podcast (1) e Exercício físico orientado (1). Os serviços de saúde e assistência social foram considerados serviços essenciais durante o período pandêmico e seguiram as diretrizes de funcionamento padrão de cuidado. O desafio enfrentado na pandemia foi grande, em todas as organizações governamentais e não governamentais de serviços às pessoas idosas. A forma de se organizaram, com os recursos disponíveis levou a possibilidade de inovar as formas de cuidado.


Palavras-chave: Gerontologia, Conselho, Saúde do Idoso, Direito à Vida, Estrutura dos Serviços.

Detalles del artículo

Cómo citar
VAROTO, V. A. G.; MIZUMUKAI, . J. K. ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO AO IDOSO NO PERÍODO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 3, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.5.v2n3.9.23. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/87. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos

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