INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PERSPECTIVA DO ENSINO DE DESENHO

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Lilian Quelle Santos de Queiroz

Resumen

Este estudo objetiva discutir as relações entre o ensino de Desenho e o uso de Tecnologias Assistidas e softwares, como
também dispositivos eletrônicos que vem se consolidando no Brasil nas últimas duas décadas.
A metodologia empregada é a revisão bibliográfica, visando contextualizar o problema de pesquisa pertinente ao
panorama mais amplo da literatura existente. Frente a elaboração da presente revisão, destaca-se que a utilização da
Inteligência Artificial na Educação superior, mas especificamente no ensino de Desenho Técnico e nas relações de ensino
e aprendizagem, em variadas áreas do conhecimento vem protagonizando questionamentos em meio a profusão de
informação característica da sociedade contemporânea. Tanto as dificuldades de acesso a formação docente e a utilização
dos recursos tecnológicos, quanto a possibilidade de supressão do sujeito docente vem sendo temas de pesquisas e estudos
sobre o uso de tecnologia e pensamento computacional na educação. Nesta perspectiva, é relevante destacar
preliminarmente algumas potencialidades ligadas ao espaço que a Inteligência Artificial oportuniza aos docentes de
ensino superior, tais como: aprimoramento da criatividade e interação com Realidade Aumentada e validade Virtual, bem
como problemáticas, a exemplo do aumento da dependência, tendo em vista o uso de recursos tecnológicos e equívocos
em correções de atividades que estes recursos podem proporcionar, implicações também impostas por essa realidade. As
considerações finais indicam que a resolução destas questões ainda está na atuação do professor como mediador e
principal validador da utilização das ferramentas de IA ligadas as tecnologias educacionais em sala de aula, bem como
na importância da formação docente continuada.

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Cómo citar
SANTOS DE QUEIROZ, L. Q. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PERSPECTIVA DO ENSINO DE DESENHO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 14, 2024. DOI: 10.56166/remici.243v3n141570. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/366. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos

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