GESTÃO DE COMPRAS: A CHAVE PARA O SUCESSO FINANCEIRO DA ORGANIZAÇÃO

Main Article Content

Cláudio Luiz Chiusoli
Gilvane de Castro Bonfim
Rafaela de Cassia Oliveira da Silva
Aline Franco Guimarães

Abstract

Finding strategies to reduce costs is of fundamental importance for the purchasing department, so this study aims to analyze the opinion of managers regarding strategies for good purchasing management. One of the first actions revealed is the need for processes to be broken down to enable investigation of causes. The theoretical framework addressed the objectives of purchasing management and its importance. The sampling was non-probabilistic, with a total of 50 manager who, in some way, participate in the purchasing process. The findings according to specific objectives indicate that 68% agree that their companies are concerned with sustainable practices in the purchasing process; 92% agree that the company evaluates the profile of its suppliers; 84% agree that the company seeks innovations in the area to reduce its inventory operating costs; 54% agree that all of their companies have the capacity to analyze the products needed for purchase; 82% agree that the demand for products is analyzed before purchase; 74% agree that purchasing management is performed by more than one person; 62% agree that the company has efficient control over purchasing management; and 78% agree that the company analyzes each product in relation to its inventory turnover. By analyzing procedures and monitoring results, the company can achieve success, which can only be guaranteed with the manager's ability to lead the purchasing department and through the commitment to the company of the team that performs purchasing activities.

Article Details

How to Cite
CHIUSOLI, C. L.; RIBEIRO, D. .; BONFIM, G. de C. .; SILVA, R. de C. O. da .; GUIMARÃES, A. F. . GESTÃO DE COMPRAS: A CHAVE PARA O SUCESSO FINANCEIRO DA ORGANIZAÇÃO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18111128. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/461. Acesso em: 21 nov. 2024.
Section
Artigos

References

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

ARAÚJO, G. B. P. de.; LEMOS, L. B. S. A Gestão de Compras Públicas: um Estudo de Caso da Central de Compras do Distrito Federal. Teoria e Prática em Administração, v. 10, n. 2, 2020. Disponível: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tpa/article/view/51188. Acessado em: Abr. 2024.

BATISTA, A. R. R. O pregão como ferramenta logística no processo de aquisição da administração Pública Brasileira. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 2, p. 1736-1745, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1171. Acessado em: Jan. 2024.

BATISTA, M. A. C.; MALDONADO, J. M. S. V. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). Revista de Administração Pública, v. 42, p. 681-699, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/dyWWfBDcgZJvPDsH-Gknfbjp/?format=pdf#:~:text=Os%20compradores%20p%C3%BAblicos%20dever%C3%A3o%20assumir,planejamento%20sistem%C3%A1tico%20para%20cada%20aquisi%C3%A7%C3%A3o. Acessado em: Fev. 2024.

BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2015.

BOURROUL, C. Desafios do comprador: da negociação ao relacionamento. ConstruCompras, São Paulo, 2024. Disponível em: https://construcompras.construmarket.com.br/blog/desafios-do-comprador-da-negociacao-ao-relacionamento-com-fornecedores. Acessado em: Jul. 2024.

BREVIDELLI, M. M.; DOMENICO, E. B. Trabalho de Conclusão de Curso - Guia Prático para Docentes e Alunos. São Paulo: Itália, 2006.

CAMPOS, A. Gestão de compras e negociação: processos, uso da tecnologia da informação, licitações e aquisição no terceiro setor. 1. ed. São Paulo: Érica, 2015.

DINIZ, J. Planejamento de compras: O que é e como fazer em 9 passos. Pipefy, 2024. Disponível em: https://www.pipefy.com/pt-br/blog/planejamento-de-compras/. Acessado em: Jul. 2024.

FERNANDES, C. C. C. A organização da área de compras e contratações públicas na administração pública federal brasileira: o elo frágil. Revista do Serviço Público, v. 67, n. 3, p. 407-432, 2016. Disponível: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/672. Acessado em: Jan. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GRAZZIOTIN, L. S.; KLAUS, V.; PEREIRA, A. P. M. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos. Pro-Posições, v. 33, p. e20200141, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670505. Acessado em: Mar. 2024.

KOGIK, A. V. et al. A importância do gerenciamento estratégico do estoque no setor supermecadista. Anais da Engenharia de Produção, v. 2, n. 1, p. 1-20, 2018. Disponível em: https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/196. Acessado em: Jan. 2024.

LAKATOS, M. E.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2021.

LIMA, C. M. M.; GOMES, R. L. R. Importância da gestão de compras nas indústrias de confecções. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, p. 1-8, 2018. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/oel/2018/11/gestao-comprasconfeccoes.html#:~:text=O%20setor%20d-e%20compras%20de%20uma%20ind%C3%BAstria,uma%20empresa%20na%20obten%C3%A7%C3%A3o%20dos%20seus%20lucros. Acessado em: Abr. 2024.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 6ª ed. São Paulo. Atlas. 2008.

MILANI, I. Estratégias para o planejamento de compras na empresa. Gestão Pró, Manduri, SP, 2024. Disponível em: https://gestaopro.com.br/blog/financeiro/estrategias-para-o-planejamento-de-compras-na-empresa. Acessado em: Jul. 2024.

MOURAO, A. M. S.; MARINHO, S. V. Análise do desempenho do processo de compras em uma empresa pública de pesquisa. Gestão & Regionalidade, [S. l.], v. 38, n. 114, 2022. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/7026. Acessado em: Jun. 2024.

ODA, O. 7 Passos para Reduzir Custos com a Gestão de Compras e Suprimentos. 2018. Disponível em: https://www.otk.com.br/blog/reduzir-custos-com-gestao-compras-suprimentos/. Acessado em: Jan. 2021.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

RIBEIRO, P. P. Avaliação da gestão de estoque em uma microempresa de autopeças utilizando a curva abc como ferramenta de apoio. Revista Cereus, v. 12, n. 2, p. 130-146, 2020. Disponível em: https://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2791. Acessado em: Jan. 2024.

SIEGEL, S.; CASTELLAN, J. N. Jr. Estatística não Paramétrica para as Ciências do Comportamento. São Paulo: Artmed-Bookman, 2017.

SILVA, J. A. P. et al. Gestão de estoque em uma indústria de fitas de borda: evidências por meio de estudo de caso. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 1, p. 1191-1210, 2024. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/3330. Acessado em: Jan. 2024.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acessado em: Jan. 2024.

STEK, K.; SCHIELE, H. Como treinar gerentes de suprimentos: habilidades de compra necessárias e suficientes para o sucesso. Revista de gestão de compras e suprimentos, v. 27, n. 4, pág. 100700, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351976317_How_to_train_supp-ly_managers__Necessary_and_sufficient_purchasing_skills_leading_to_success/citations#fullTextFileContent. Acessado em: Maio. 2024.

ZIMMERMANN, D. M.; SANTOS, L.; SOUZA, J. C. L. de. Análise da Gestão de Relacionamento com Fornecedores (SRM) do Outsourcing Internacional. GeSec: Revista de Gestao e Secretariado, v. 14, n. 3, 2023. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1858. Acessado em: Abr. 2024.