REDES SOCIAIS: INFLUÊNCIA JUNTO AO UNIVERSITÁRIO NO COMPORTAMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADEMICO

Conteúdo do artigo principal

Claudio Luiz Chiusoli
Alyne Rithiely Araujo Bileski
Beatriz Henrique de Melo

Resumo

Os avanços tecnológicos criaram uma variedade de ferramentas para as empresas manterem relacionamentos diretos com os consumidores. E por sua vez, as redes sociais deram às empresas uma nova forma de divulgar com rapidez e precisão suas marcas e os serviços que oferecem, tornando-se um meio de comunicação, principalmente para públicos mais jovens, onde a divulgação pode influenciar nas decisões de compra. Deste modo, este artigo tem como objetivo analisar a influência das redes sociais em relação ao comportamento e atitude do acadêmico em âmbito pessoal, profissional e acadêmico. O referencial teórico abordado foi a respeito de comportamento do consumidor, marketing digital e redes sociais. Como procedimentos metodológicos a amostragem foi não probabilista por conveniência junto a 100 acadêmicos de três cursos de uma universidade pública. Como principais achados tem-se que entre os estudantes pesquisados 97% usam redes sociais para obter informações e atualidades, 84% usam redes sociais para fins acadêmicos e profissionais, 81% usam redes sociais para ver produtos, promoções, sites de venda e trocas, 65% usam redes sociais como uma forma de marketing que me influência na decisão de compra, 74% usam redes sociais para manter relacionamentos com amigos e familiares, 24% usam redes sociais para comprar ao ver publicações de influenciadores digitais, 19% tem o whatsapp como um dos canais que mais utiliza para fazer compras e 13% tem o facebook como um dos canais que mais utilizo para fazer compras. Portanto, o estudo sugere que as redes sociais têm a capacidade de influenciar as decisões de compra no ambiente digital para esse grupo de estudantes investigados.

Detalhes do artigo

Como Citar
CHIUSOLI, C. L.; ARAUJO BILESKI , A. R.; HENRIQUE DE MELO , B. REDES SOCIAIS: INFLUÊNCIA JUNTO AO UNIVERSITÁRIO NO COMPORTAMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADEMICO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 1, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.2.v2n1.7.8. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/73. Acesso em: 16 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANTÔNIO, T. D. Pesquisa de marketing. 2. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2011.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. 9. Ed. São Paulo: Cengage Learning; 2013.

COSTA, F. C. X. Relacionamento entre influências ambientais e o comportamento de compra por impulso: um estudo em lojas físicas e virtuais. 2002. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, University of São Paulo, São Paulo, 2003. doi:10.11606/T.12.200.tde-24072003-171428. Acesso em: 2022-05-02.

CHIUSOLI, C. L. et al. Comportamento dos universitários de instituição pública e privada em relação ao uso das redes sociais: um estudo comparativo. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí–REAVI, v. 9, n. 14, p. 055-068, 2020.

ENGE, E. Influencer Marketing: what is and why you need to be doing it. Moz, 2012. Disponível em: https://moz.com/blog/influencer-marketing-what-it-is-and-why-you-need-to-be-doing-it. Acesso em: 21 fev 2022.

FONSECA, F. A. et al. Influências das redes sociais na compra. Memorial TCC Caderno da Graduação, v. 1, n. 1, p. 183-200, 2015. Disponível em: https://cadernotcc.fae.emnuvens.com.br/cadernotcc/article/view/13 . Acesso em 21 fev 2022.

GIGLIO, E. M. O comportamento do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GOMES, C. F.; REIS, H. M. Marketing digital: sites x redes sociais no brasil. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 53–62, 2015. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/101. Acesso em: 2 mai. 2023.

GRANDINETTI, R. Um paletó da última coleção Armani custa 5.305 reais no site oficial da grife Italiana. Info Exame, São Paulo: Abril, ed.321, Outubro de 2012.

HUTTER, K. et al. The impact of user interactions in social media on brand awareness and purchase intention: the case of MINI on Facebook, Journal of Product & Brand Management, vol. 22 Nº 5/6, pp. 342-351. 2013. https://doi.org/10.1108/JPBM-05-2013-0299

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

LAS CASAS, A. L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LIMEIRA, T. M. V. E-marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARQUES, J. R. ICBCoaching. Entendendo os conceitos de entrevista estruturada e não estruturada, 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/entendendo-os-conceitosde-entrevista-estruturada-e-nao-estruturada/. Acesso em 10 abr. 2022.

OKADA, S. I.; SOUZA, E. M. S. de. Estratégias de marketing digital na era da busca. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 1, p 46-72, jan./abr. 2011. Disponível em:. Acesso em: 20 jul. 2019.

PEÇANHA, V. Marketing Digital: O que é isso, afinal? Marketing de Conteúdo. Dezembro, 2014. Disponível em: http://marketingdeconteudo.com/marketing-digital . Acesso em: 10 set. 2022.

ROSA, R. de O.; CASAGRANDA, Y. G.; SPINELLI, F. E. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de tecnologia aplicada, v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: http://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RTA/article/view/1044. Acesso em: 20 jul. 2022.

SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. 1. ed. São Paulo, Prentice Hall ,2012.

SAMPAIO, V.; TAVARES, C. V. C. C. Marketing digital: O poder da influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 104, p. 1-26, 2017. Disponível em: https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf. Acesso em: 8 jul. 2022.

SIEGEL, S.; CASTELLAN, Jr, N. John Estatística Não Paramétrica para as Ciências do Comportamento. Artmed-Bookman. São Paulo, 2017.

SOARES, R, F.; MONTEIRO, R.; PLINIO, R.; Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia [en linea]. 2015, 5(3), 42-59. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=350450619004. Acesso em: 8 jun. 2022.

SOUSA, J. C. de et al. A influência das redes sociais nas decisões de compras. Revista Gestão em Análise, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 118-127, jun. 2018. ISSN 2359-618X. Disponível em: <https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1833>. Acesso em: 02 mar. 2022.

doi:http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p118-127.2018.

SOLIS, B.; WEBBER, A. The rise of digital influence: a "how-to" guide for businesses to spark desirable effects and outcomes through social media influence. 2012. Disponível em: https://www.slideshare.net/Altimeter/the-rise-of-digital-influence. Acesso em 13 fev 2022.

TAVARES, C. V. C. C. Marketing na região do cariri: melhores marcas, merchandising, satisfação e comportamento do consumidor. 1. ed. Curitiba: CRV, 2013.