A AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO POR CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z: UM ESTUDO DE CASO EMMARILÂNDIA, ES, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

José Luiz Brandão
Attawan Guerino Locatel Suela

Resumo

O comércio eletrônico tornou-se uma força dominante no cenário do varejo devido, principalmente, à rápida evolução da tecnologia da informação e da forte presença da geração Z neste mercado. O objetivo principal deste estudo é identificar os fatores que contribuem para que os consumidores dessa geração optem por realizar suas compras online, compreender o processo de decisão de compra nesse ambiente e avaliar a usabilidade dessa ferramenta no processo de compra. A pesquisa classifica-se como quantitativa exploratória e aplicada, sendo a amostra não probabilística por conveniência e os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionário elaborado pelo autor. Por meio da análise dos resultados, conclui-se que os aspectos como preço, facilidade e diversificação de produtos são valorizados pelos consumidores da geração Z que residem na cidade de Marilândia/ES. Além disso, os resultados apontam para uma alta satisfação geral, preferência por compra online e uma visão positiva dessa experiência. É relevante para as empresas que utilizam o e-commerce como uma ferramenta de venda entender o comportamento e as preferências dos consumidores da geração Z para obter sucesso no mercado atual. O comércio eletrônico é, sem dúvida, o presente e o futuro do varejo, e seu entendimento é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Detalhes do artigo

Como Citar
BRANDÃO, J. L.; LOCATEL SUELA, A. G. A AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO POR CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z: UM ESTUDO DE CASO EMMARILÂNDIA, ES, BRASIL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 15, 2024. DOI: 10.56166/remici.d2v3n1510324. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/307. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AGRAWAL, D. K. Determining behavioural differences of Y and Z generational cohorts in online shopping. International Journal of Retailand Distribution Management, v. 50, n. 7, 2022. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJRDM-12-2020-0527/full/html?casa_token=Hn5oOLVuueUAAAAA:aukXfx6DpXvYSxMzWAE6CNheSUDsO-IqqE0hvMVBp5fKJmgJCT0YNfXOuo44JWjvfiQgBzmYRcmwX55DAL5mOytIvmvY3QKkp4f4tuK5juQjcubmxa-K. Acessado em: Nov. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO - Abcomm. 5 dicas de logística para aprimorar a experiência do cliente. 2021.

Disponível em: https://abcomm.org/noticias/5-dicas-de-logistica-para-aprimorar-a-experiencia-do-cliente/. Acessado em: Ago. 2023.

CHIUSOLI, C. L.; BONFIM, R. S. E-commerce: o comportamento de compras online na percepção dos consumidores. Revista Administração em Diálogo – RAD, v. 2, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/rad/article/view/46989. Acessado em: Ago. 2023.

FERGUSON, G.; MEGEHEE, C. M.; WOODSIDE, A. G. How recipes of national cultural values, wealth, economic inaquality, and religiosity explain consumer tipping behavior: an abstract. In: Stieler, M. (eds) Creating Marketing Magic and Innovative Future Marketing Trends, Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science. Springer, Cham, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-45596-9_244. Acessado em: Ago. 2023.

FONTELLES, M. J. et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n. 3, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3049277/mod_resource/content/1/DIRETRIZES%20PARA%20A%20ELABORA%C3%87%C3%83O%20DE%20UM%20PROJ%20PESQUISA.pdf. Acessado em: Ago. 2023.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/marilandia/panorama. Acessado em: Ago. 2023.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo. Editora Pearson, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7519481/mod_resource/content/0/Administrac%CC%A7a%CC%83o%20de%20Marketing%2015%C2%AA%20Edic%CC%A7a%CC%83o_compressed.pdf. Acessado em: Ago. 2023.

LEE, Y. Y.; GAN, C. L.; LIEW, T. W. Do E-wallets trigger impulse purchases? An analysis of Malaysian Gen-Y and Gen-Z consumers. Journal of Marketing Analytics, Springer Nature, v. 11, n. 2, p. 244-261, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1057/s41270-022-00164-9. Acesso em Ago. 2023.

MANYAGA, F.; HACIOGLU, U. Investigating the impact of mobile telecom service characteristics on consumer satisfaction in urban Uganda. International Journal of Research in Business and Social Science, v. 10, n. 6, 2021. Disponível em: https://ssbfnet.com/ojs/index.php/ijrbs/article/view/1382. Acessado em: Ago. 2023.

MARIANO, A. et al. Comportamento de compra do consumidor online no Distrito Federal: uma pesquisa descritiva por meio das equações estruturais. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 1, 2018. Disponível em: https://producaoonline.emnuvens.com.br/rpo/article/view/2812. Acessado em: Ago. 2023.

MASHALAH, H. et al. The impact of digital transformation on supply chains through e-commerce: literature review and a conceptual framework. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 165, p. 102837, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1366554522002216?casa_token=WN4sI5lvNrMAAAAA:PCfj0TP6mmUKsu7MfKldvzyJxDwU_eLkw9Dd-fVKTynjCOAdc0Q9u978EMdn4VTDvAnR3Prg62o. Acessado em: Ago. 2023.

MONACO, S. Tourism and the new generations: emerging trends and social implications in Italy. Journal of Tourism Futures, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JTF-12-2017-0053/full/html. Acessado em: Ago. 2023.

MORIMURA, L. et al. A vision on the quality of websites and their effects on the intention of use and recommendation of tourism services for different levels of consumer experience. Brazilian Journal of Marketing, v. 19, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/2610959690?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true. Acessado em: Ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO – OMC (World Trade Organization – WTO). Electronic commerce. 2021. Disponível em: https://www.wto.org/english/thewto_e/minist_e/mc11_e/briefing_notes_e/bfecom_e.htm#:~:text=Electronic%20commerce%2C%20or%20e%2Dcommerce,and%20services%20by%20electronic%20means%22. Acessado em: Ago. 2023.

PREMEBIDA, E. A. E-commerce em 2020, um cenário de oportunidades em meio a pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12984. Acessado em: Ago. 2023.

SERRA, F. A. R. et al. Decisão de compras pela internet: uma análise a partir do tempo de utilização de mídias sociais e da interatividade com a marca. Revista Brasileira de Marketing, v. 16, n. 1, São Paulo, Brasil, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4717/471755319005.pdf. Acessado em: Ago. 2023.

SHAQMAN, N.; HASHIM, N. H.; YAHYA, W. K. Influence of utilitarian shopping value, personal innovativennes and electronic word of mouth on mobile shopping: a conceptual framework. Asian Journal of Research in Business and Management, v. 4, n. 1, 2022. Disponível em: https://myjms.mohe.gov.my/index.php/ajrbm/article/view/17468. Acessado em: Ago. 2023.

SUELA, A. G. L. et al. Conhecimento, percepção climática e comportamento pró-ambiental na agricultura. Revista Econômica do Nordeste, v. 51, n. 3, p. 193-206, 2020a. Disponível em: https://g20mais20.bnb.gov.br/revista/index.php/ren/article/view/1126. Acessado em: Jan. 2023.

SUELA, A.; NAZARETH, M. S.; CUNHA, D. A. da. Efeitos Ambientais da Implementação do Plano ABC no MATOPIBA: Uma Abordagem por Insumo-Produto. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 629–656. DOI: 10.54766/rberu.v14i4.654. 2020b. Disponível em: https://g20mais20.bnb.gov.br/revista/index.php/ren/article/view/1126. Acessado em: Jan. 2023.

SUELA, A. G. L. et al. Análise de impacto econômico e relações setoriais entre MATOPIBA e o restante do brasil: uma abordagem por insumo-produto. Informe GEPEC, v. 26, n. 1, p. 62-86, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27994/20237. Acessado em: Out. 2023.

SUELA, A. G. L. et al. Impact of gross domestic product growth on brazilian native forests: a computable general balance analysis. Informe GEPEC, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 228–245, 2023. DOI: 10.48075/igepec.v27i1.30378. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/30378. Acessado em: Nov. 2023.

SURYADI, N. et al. The effect of the COVID-19 pandemic on consumer behaviors: A study on gen-Z in Indonesia. Research in Business and Social Science, v. 10, n. 8. Indonesia, 2021. Disponível em: https://ssbfnet.com/ojs/index.php/ijrbs/article/view/1490. Acessado em: Ago. 2023.

TOMÉ, L. M. Comércio Eletrônico. Caderno Setorial do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, v. 6, n. 205, 2021. Disponível em: https://bnb.gov.br/s482-dspace/bitstream/123456789/1114/1/2021_CDS_205.pdf. Acessado em: Ago. 2023.

VALAREZO, Á. et al. Drivers and barriers to cross-border e-commerce: evidence from Spanish individual behavior. Telecommunications Policy, v. 42, n. 6, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308596117304986?casa_token=cyIfT9POFKcAAAAA:IsQXCrbQ_-tCRQswEG6SA6jqTdPQu-tyhtHnTWT_5KQa9Jagl6gotqUbc_jcfSSvFfAHqknUhRg. Acessado em: Ago. 2023.

VIEIRA, J. et al. Generation Z and key-factors on e-commerce: a study on the portuguese tourism sector. Journal Administrative Sciences, v. 10, n. 103, Portugal, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3387/10/4/103. Acessado em: Ago. 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)