O MÉTODO MONTESSORIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESTRUTURADOS E O APRENDIZADO DA AUTONOMIA

Conteúdo do artigo principal

Gisele Silva do Nascimento
Jean Oliver Linck
Larissa Vargas Nunes
Sara Silveira Meus
Derciane Godois Moraes

Resumo

Este estudo apresenta uma investigar sobre espaços estruturados na Educação Infantil e como esses podem ser pensados para promover o aprendizado e a autonomia das crianças, a partir de uma experiencia docente realizada em 2022, em uma escola na cidade Santa Maria/RS, que utiliza do método montessoriano (2020-2021). Em uma abordagem qualitativa, do tipo investigação bibliográfica, constrói-se um referencial bibliográfico com base nos estudos de Maria Montessori e os métodos abordados em sala de aula, pela autora. Destaca-se a importância desta pesquisa no entendimento de melhor compreender sobre os processos de ensino-aprendizagens das crianças, proporcionando autonomia e dispondo seus períodos ao longo da vida.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
NASCIMENTO, G. S. do; LINCK, J. O.; NUNES, L. V.; MEUS, S. S.; MORAES, D. G. O MÉTODO MONTESSORIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESTRUTURADOS E O APRENDIZADO DA AUTONOMIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n189924. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/453. Acesso em: 5 out. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARBOSA, M. C. S. Práticas cotidianas na Educação Infantil: Bases para a Reflexão sobre as Orientações Curriculares. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acessado em: Jan. 2023.

DAVIES, S. A criança Montessori: Guia para educar crianças curiosas e responsáveis. São Paulo: nVersos, 2022.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

MONTESSORI, M. II bambino in famiglia (A criança em família). Milano: ed. Garzanti Elefanti, 2020.

MONTESSORI, M. A mente da criança: Mente absorvente. Holanda: Pierson Publishing, 1952.

PIRODDI, C. Laboratório Montessori de emoções. São Paulo: Todo livro, 2020.

THE MONTESSORI FOUNDATION. 2021. Disponível em: metodomontessoriano.com. Acessado em: Abr. 2021.