EFEITO DA PSICOMOTRICIDADE ASSOCIADA À MÚSICA NA PERFORMANCE MOTORA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Gabrielle Guedes do Lago
Mateus Dias Antunes
Juliana Cavalin
Siméia Gaspar Palácio

Resumo

O presente estudo do tipo quase experimental foi realizado com 13 crianças com desenvolvimento motor típico na faixa etária de 6 e 7 anos. Foi aplicado a Escala de Desenvolvimento Motor nos quesitos coordenação motora global, equilíbrio e esquema corporal. A intervenção foi um programa de estimulação psicomotora associada à música durante 5 semanas, com sessões bissemanais de 40 minutos. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Foram encontrados resultados estatisticamente significativos em todas as variáveis avaliadas. Conclui-se, com os ganhos motores, a relevância das sessões psicomotoras associadas à música no desenvolvimento das competências motoras.

Detalhes do artigo

Como Citar
LAGO, G. G. do; ANTUNES, M. D.; CAVALIN, J. .; PALÁCIO, S. G. EFEITO DA PSICOMOTRICIDADE ASSOCIADA À MÚSICA NA PERFORMANCE MOTORA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 5, 2023. DOI: 10.56166/remici.20237.v2n5.8.49. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/135. Acesso em: 5 out. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BONFIM, N. F. et al. Obesidade infantil: Principais causas e a importância da intervenção nutricional. Revista Científica da Escola da Saúde, v. 5, n. 1, p. 31-44, 2016. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/1243. Acessado em: Mai, 2023.

FERNANDES, D. S. A contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2019. 26f. Monografia. (Centro de Educação da Universidade Federal do Alagoas). Universidade Federal do Alagoas. Palmeira dos Índios. 2019.

FLOHR, J. W. Best practices for young children’s music education: Guidance from brain research. Journal of General Music Education, v. 23, n. 2, p. 13-19, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1048371309352344. Acessado em: Mai, 2023.

MENDES, L. J. et al. Avaliação motora para prevenção de deficiências do bebê pré-termo e em risco de atraso no desenvolvimento. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 4, n. 5, p. 774-784, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34330. Acessado em: Mai, 2023.

MUSZKAT, M. Música, neurociência e desenvolvimento humano. In: JORDÃO, G.; ALLUCCI, R. R.; MOLINA, S.; TERAHATA, A. M. (Orgs.). A Música na Escola Brasília: Ministério da Cultura e Vale, 67-69. 2012. Disponível em: https://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf. Acessado em: Mai, 2023.

PEREIRA, C. A Dança como Estratégia de Desenvolvimento Psicomotor e Reabilitação. 2021. 61f. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina). Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. 2021.

PLACAS, A. et al. Efeitos de uma intervenção psicomotora mediada pela música nas competências motoras em crianças de 5 e 6 anos. 2020. In R. Mendes, M. Silva, & E. Sá (Eds). Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, (pp.26-28). Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/29355. Acessado em: Mai, 2023.

ROSA NETO F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed; 2002.

ROSSI, F. S. Considerações sobre a psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Vozes dos Vales, v. 1, n. 1, n. p. 1-18, 2012. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Considerações-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educação-Infantil.pdf. Acessado em: Mai, 2023.

SACCHI, A. L.; METZNER, A. C. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Brasileira Estudo de Pedagogia, v. 100, n. 254, p. 96-110, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/3q5xPxKqTTRfvDwG6ZCBQKy/. Acessado em: Mai, 2023.

SALVAGNI, K.; GERZSON, L. R.; ALMEIDA, C. S. Avaliação do desenvolvimento motor de recém-nascidos. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 30, n. 2, p. 77-85, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/153504. Acessado em: Mai, 2023.

SANTOS, M. J. G. L. A influência da música no desenvolvimento psicomotor. Dissertação de Mestrado (Docência Escolar) Lisboa: Superior de Educação e Ciência, 2016.

SEVERO, T. F. M. A influência da música no desenvolvimento motor e verbal de crianças de 4 a 5 anos. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.

VOGT, S. et al. Prefrontal involvement in imitation learning of hand actions: effects of practice and expertise. Neuroimage, v. 37, n. 4, p. 1371-1383, 2007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17698372/. Acessado em: Mai, 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)