REFLETINDO A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COMO DISPOSITIVO LEGAL

Contenido principal del artículo

Alcione da Silva Guterres
Fabrício Leo Alves Schmidt
Carina Dorneles Gomes
Cleber Augusto A’Costa de Lima

Resumen

O presente gesto de interpretação fora contextualizado a partir da questão da problemática do debate atual da qualidade da educação brasileira. Nesse viés de debate político, econômico, social e ideológico buscou-se estabelecer uma análise crítica e construtiva da aplicabilidade do Projeto Pedagógico (PP), visto que esse projeto está disponível de maneira reguladora, normativa e obrigatória na Constituição Federal e em leis posteriores. Sabe-se que o Estado busca estabelecer normas de aplicabilidade de educação no país, onde se iniciou desde a catequização no período colonial e mais incisiva no período da revolução industrial com o assistencialismo. Nessa fase, portanto, a educação teve um foco social de educação pública e de preparo para mão de obra qualificada para as indústrias. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma (cor)relação da importância do PPP com a função social e real da escola – bem como esclarecer o porquê não está se efetivando de fato. Especificamente, compreender a gestão escolar e de que maneira os professores estão ligados ao processo, bem como suas inter-relações pessoais como ética e moral estão influenciando no processo de ensino aprendizagem. Utilizou-se como método uma pesquisa bibliográfica na qual constatou-se que existe, de fato, uma política pública de aplicabilidade, ou norma a qual denomina-se Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que disponibiliza como mecanismo de ação social e denominado gestão democrática participativa, porém, existe uma ineficiência de sua aplicação por parte da comunidade escolar a qual não está apta para utilizá-la como ferramenta metodológica. A ineficiência no processo pode ser superada por formações continuadas.

Detalles del artículo

Cómo citar
GUTERRES, A. da S.; SCHMIDT, F. L. A.; GOMES, C. D.; LIMA, C. A. A. de. REFLETINDO A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COMO DISPOSITIVO LEGAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18131324. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/408. Acesso em: 5 oct. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ABNT. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

ABNT. NBR 6023: Informação e documentação–referências–elaboração. 2.ed. Rio de Janeiro, 2018.

ABNT. NBR 6028: Informação e documentação–Resumo–Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

ALMEIDA, C. M. de; SOARES, K. C. D. Professor de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: Aspectos históricos e legais da formação. Curitiba: Ibpex, 2011.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF8-8_Livro_EC91_2016.pdf. Acessado em: Abr. 2024.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/1990. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições de atualizações Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf. Acessado em: Abr. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2009/04/lei_diretrizes.pdf. Acessado em: Abr. 2024.

CÁRIA, N. de P.; SANTOS, M. P. Gestão e democracia na escola: Limites e desafios. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4718/471847067004.pdf. Acessado em: Jan. 2024.

CARTAXO, S. R. M. Pressupostos da Educação Infantil. Curitiba, PR: Intersaberes, 2013.

CORRÊA, D. G. Análise de conteúdo dos eixos filosóficos do projeto politico pedagógico: visão de ser humano e visão da função social da escola. 2014. 56 pg. Monografia. Graduação em Pedagogia. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2014. Disponível em: https://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2014%20DENISE%20GUARNIERI%20CORREA.pdf. Acessado em: Abr. 2024.

COVEY, S. R. Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.

GUTERRES, A. da S.; BARBOSA, S. Métodos de alfabetização: um olhar crítico em relação ao construtivismo do analfabetismo funcional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Formação Pedagógica em Pedagogia) – UNINTER, Paraná, Curitiba, 2021.

LEITE, L. C.; LEITE, M. E. D. Escola e Convívio Social. Cadernos IPUB Versão Online: nº 1- Rio de Janeiro: UFRJ/IPUB, 2011. Vol. I Semestral. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psiquiatria.

LUCK, H. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

SAVIANI, D. Gramsci e a educação. In: LOMBARDI, J. C.; MAGALHÃES, L. D. R.; SANTOS, W. da S. (Org.). Gramsci no limiar do século XXI. Campinas: Librum, 2013.

VÁZQUEZ, A. S. Ética. Barcelona: Editorial Crítica, 1969.