CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO NA APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo analisa o desenvolvimento de um como jogo pedagógico, enquanto instrumento didático que contribui com a aprendizagem dos alunos por meio da interação entre pares. A utilização dos jogos proporciona um maior interesse pelo conteúdo apresentado e pode representar um contexto significativo para aprendizagem da Matemática. Em vista da necessidade de trabalhar as dificuldades de aprendizagem de Funções do Segundo Grau com estudantes do Ensino Médio, elencou-se enquanto questão principal de pesquisa: Como um Jogo da Função quadrática pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Função do segundo grau? Assim, o objetivo geral foi analisar a contribuição deste jogo na aprendizagem de Função do segundo grau. Para isso elencou-se como objetivos específicos: elaborar e trabalhar um jogo pedagógico sobre o conteúdo de Função Quadrática, com os estudantes de uma turma do primeiro ano, do Ensino Médio noturno. A pesquisa é qualitativa e como método de coleta de dados foram utilizados questionários, aplicação de trabalho em grupos mediante anotações da evolução da aprendizagem e construção do conhecimento de Funções do segundo grau pelos participantes, com o acompanhamento da professora da turma, pesquisadora deste trabalho. Participaram da pesquisa 16 estudantes, do primeiro ano do Ensino Médio noturno, durante as aulas do segundo trimestre do ano de 2022. A pesquisa teve como foco a interação e a colaboração dos pares para a resolução do jogo em grupo e com base nos dados observados, através de anotações, gravações, filmagens e interações, foram organizadas quatro dimensões para a análise da pesquisa, interpretadas à luz do referencial teórico. Em síntese, o trabalho contribuiu para a aprendizagem da Função do segundo grau, ao permitir a interação, formação de atitudes colaborativas e de apoio entre os estudantes, além de ter proporcionado um ambiente agradável e propício para a aprendizagem de matemática.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
BONJORNO, J. R.; GIOVANNI Jr., J. R.; SOUZA, P. R. C. de. Câmera Matemática: Funções e Progressões - Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo. FTD, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017, pp.42, 471,513-520.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000, p. 32.
BURIASCO, R. L. C. Avaliação em Matemática: Um estudo das respostas de alunos e professors. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – UNESP. Marília, 1999, p. 97.
DANTE, L. R. Matemática: Contexto & Aplicações - Ensino médio. São Paulo: Ática, 2022. v. 1.
DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P.; SMOLE, K. S. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática - De 1a a 5a ano. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 11.
DUARTE, E. G. Análise do desenvolvimento de um jogo da função quadrática como contribuição para a aprendizagem das funções do segundo grau. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
ENTREVISTADOS. Alunos, A 4, A 6, A 10, A 12 e A 15 e grupos. As percepções dos grupos sobre a contribuição do jogo da função. Londrina – PR. 29 de Junho de 2022.
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000.224 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000, p. 32.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acessado em: Fev. 2022.
PONTE, J. P. et al. Investigando as aulas dematemática. In: VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra - São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 69 – 88.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed 2007, p.11.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,1991, p. 97.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.