ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS SÉRIES FICCIONAIS THE BIG BANG THEORY E 3%: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

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Amanda Pimentel Berk de Queiroz
Marcelo Borges Rocha

Resumen

A Divulgação Científica (DC) apresenta-se como uma área do conhecimento em constante transformação que acompanha as possibilidades existentes na sociedade a fim de transpor os conteúdos científicos das barreiras restritas das instituições responsáveis pela produção da ciência, aproximando esse conhecimento da população. Atualmente, os recursos digitais, dentre eles os audiovisuais, encontram-se cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos permitindo o aproveitamento de estratégias diversas para a DC. As séries são um produto audiovisuais de grande aceitação pela população e que proporcionam um vínculo de continuidade com métricas de avaliação do público interessantes para as abordagens científicas. O presente estudo selecionou as séries ficcionais de conteúdo científico The Big Bang Theory e 3% realizando uma análise comparativa de suas principais características e discutindo alguns conteúdos científicos presentes. Como referencial seguimos as metodologias de análise comparativa estabelecidas por Westerkamp e Carissimi (2011) e Silva (2020). Percebe-se que as séries apresentam, dentro de suas peculiaridades, importante potencial para a DC no âmbito da apresentação de conceitos, reflexões e realidades da prática científica. Recomenda-se a investigação de mais obras audiovisuais com a prerrogativa da avaliação da contribuição da a DC visando expandir os horizontes de alcance e aproximar o ambiente científico de diferentes públicos.

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PIMENTEL BERK DE QUEIROZ, A.; BORGES ROCHA, M. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS SÉRIES FICCIONAIS THE BIG BANG THEORY E 3%: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 15, 2024. DOI: 10.56166/remici.d2v3n1515824. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/315. Acesso em: 24 nov. 2024.
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