ADAPTAÇÃO DO PROJETO ROSE PARA APLICAÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CARUARU-PE

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Heydson Henrique Brito da Silva
Samuel Victor Bernardo da Silva

Resumen

Com o passar dos anos, a busca por melhorias nos resultados dos alunos vem crescendo cada vez mais. Com isso, são colocados em evidência os conteúdos que mais serão abordados em vestibulares e provas externas, e assim a cada ano que passa muitos conteúdos que são de interesse dos alunos são deixados de lado pelas instituições e professores. Pensando na melhoria do ensino de ciência e tecnologia nas escolas foi-se desenvolvido o Projeto Rose (Relevance of Science Education) na Universidade de Oslo (Noruega), onde os pesquisadores analisaram os temas de interesse de estudantes de 40 países, incluindo o Brasil. Neste trabalho foi elaborado um instrumento de coleta de dados baseado no Projeto Rose, que teve como intuito descobrir se os assuntos os quais os alunos querem ser expostos estão inseridos nas diretrizes que compõem a sua grade curricular e se os próprios sabem se esses assuntos estarão presentes na sua vida acadêmica. Este trabalho foi aplicado em duas escolas no município de Caruaru, situado no estado de Pernambuco: uma escola pública da rede Estadual, EREM Professor Lisboa, e outra da rede privada de ensino, o Colégio Alternativo de Caruaru. Com os dados coletados, foi possível responder essas perguntas nas duas redes de ensino e compará-las para assim saber se mesmo com variação de colégio os alunos ainda têm em média a mesma mentalidade dos assuntos que desejam observar e se eles sabem que assuntos que irão ver esses assuntos em sala de aula.

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Cómo citar
HENRIQUE BRITO DA SILVA, H.; VICTOR BERNARDO DA SILVA, S. ADAPTAÇÃO DO PROJETO ROSE PARA APLICAÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CARUARU-PE. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 15, 2024. DOI: 10.56166/remici.d2v3n1512524. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/310. Acesso em: 1 nov. 2024.
Sección
Artigos

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