EDUCAÇÃO INFANTIL COMO AMBIENTE DE PROTEÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS SOCIAIS

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Solange Emilene Berwig
Danise Tatiane Reck Arnoud

Resumen

Este estudo trata de refletir sobre a proteção à infância no âmbito da educação infantil à luz da interseccionalidade com vistas a contribuir em estratégias educacionais inclusivas. Tal produção é resultante da experiência profissional como professora que vem buscando aprofundar seus estudos através da formação continuada em nível de mestrado. A metodologia que embasa este texto é de uma reflexão teórico-prática, amparada pela teoria da interseccionalidade e analisada à luz dos marcadores sociais que se revelam no contexto concreto do ambiente escolar. Como resultado deste estudo a desproteção social surge como resultante da sociabilidade brasileira, marcada pelas profundas desigualdades e que observados faixa etária, condição social, território de vida, cor, raça e gênero esta desproteção se intensifica. Tais fatores demandam então um olhar mais atento a determinados grupos em suas condições para fins de consolidação de estratégias de proteção e desenvolvimento no ambiente escolar que acolhe crianças.

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Cómo citar
BERWIG, S. E.; ARNOUD, D. T. R. EDUCAÇÃO INFANTIL COMO AMBIENTE DE PROTEÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS SOCIAIS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n11366. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/263. Acesso em: 5 oct. 2024.
Sección
Artigos

Citas

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