O RENASCIMENTO DA EDUCAÇÃO: UM RETORNO A EDUCAÇÃO CLÁSSICA? a return to classical education?

Contenido principal del artículo

Hélio Erikson Fontes de Sousa
Jully Silva de Melo Fontes

Resumen

É fato que a educação apresenta um descompasso não só no Brasil, mas em todo o mundo. Atualmente os alunos apresentam-se desinteressados e agressivos juntamente com professores desmotivados com o processo de ensino-aprendizagem e muitos desses são despreparados para lidar com as questões educacionais e com o perfil dos alunos. A educação clássica utilizada como ferramenta de ensino na idade média, com base no trivium e no quadrivium, apresentou um importante passo para a formação de grandes tecnólogos, cientistas, gênios e polímatas. A eloquência das Artes Liberais no processo e ensino-aprendizagem garantiu o aprendizado das ciências complexas principalmente devido à presença da linguagem e da gramatica em todas as camadas de ensino. Na busca por reverter o cenário atual, os pesquisadores e os responsáveis pela educação têm buscado inúmeras propostas para que o processo de ensino aprendizagem se torne mais eficaz, evitando a formação dos denominados “analfabetos funcionais”. Alguns pesquisadores da área d educação tem buscado entender a educação clássica das “artes liberais” para retornar as ideias e a forma de ensinar. Na história, a utilização do trivium e do quadrivium como modelos de ensino eram utilizados de modo satisfatório, apresentando resultados significantes. Tendo em vista as lacunas que se apresentam na educação moderna, esse estudo pretende revisitar o modelo de educação clássica e vislumbrar um renascimento da educação. O estudo foi realizado pelo método de revisão de literatura. Através da busca em bancos dados científicos, que tem como finalidade reunir o conhecimento científico, antes produzido sobre o tema investigado.

Detalles del artículo

Cómo citar
SOUSA, H. E. F. de; FONTES, J. S. de M. O RENASCIMENTO DA EDUCAÇÃO: UM RETORNO A EDUCAÇÃO CLÁSSICA? a return to classical education?. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n11265. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/239. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ADLER, M. J. Como falar, como ouvir. ed. São Paulo: É Realizações, 2014.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2021. Edição 2021: Editora Moderna LTDA., pag. 1-188, 2021. Disponível em: <https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/07/Anuario_21final.pdf>. Acesso em: 8 de agosto de 2023.

BLUEDORN, H.; BLUEDORN, L. Ensinando o Trivium: Estilo clássico de ministrar a educação cristã em casa. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2016.

BUIN, E. A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, MG, v. 4, n. 1, jan. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/RGzFRbTHgJfQ85yWmTjK7Js/?lang=pt> Acesso em: Out. 2023.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. Educação e sociedade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Belo Horizonte, MG, v. 27, n. 104, p. 449-454, jul. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/>. Acesso em: Out. 2023.

DURKHEIM, E. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MCLUHAN, M. O Trivium Clássico: O Lugar de Thomas Nashe no Ensino de Seu Tempo. ed. São Paulo: É Realizações, 2012.

MENDONÇA, W. P. A eficácia do trivium e do quadrivium como métodos de ensino utilizados na idade média. e-RAC, Uberlandia – MG, v. 6, n. 1, jan. 2018. Disponível em: <http://www.adsunix.unitri.edu.br/erac/index.php/e-rac/article/view/1209>. Acesso em: Out. 2023.

MESQUITA, F. A. Entre cinzas frias e horas ardentes: um olhar sobre a educação jurídica através de experiências pedagógicas participativas na disciplina de hermenêutica jurídica da UFPE. 2020. p.1-84. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito). Universidade Federal de Pernambuco, UFRPE. Recife, PE, 2020. Disponivel em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39220?locale=en. Acesso em: ago. 2023.

NASSER, J. M. “O Trivium”. Youtube, 28 de novembro de 2012. 54 min. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=z5oweyY_DrE>. Acesso em: ago, 2023.

PERINI, M. A. Gramática descritiva do português brasileiro. São Paulo, SP: Editora Vozes Ltda, 2017.

SAYERS, D. L. The lost tools of learning: paper apresentado em um curso de férias sobre educação, Oxford, 1947 / by Dorothy L. Sayers. Methuen, London: 1948. Disponível em: <https://www.gbt.org/text/sayers.html>. Acesso em: 11 agosto 2023.

SILVA JÚNIOR, M. S. F. S.; SOUSA, A. K. S.; ROCHA, S. S. M. O método de educação clássica e os paradigmas do modelo educacional brasileiro. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MEIO NORTE DO BRASIL, n. 1, 2020. Timon, MA. Anais. Timon, MA: Editora UEMA, 2020. p. 1-19. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Mauricio-Sergio/publication/351346480_O_METODO_DE_EDUCACAO_CLASSICA_E_OS_PARADIGMAS_DO_MODELO_EDUCACIONAL_BRASILEIRO/links/609281b6458515d315f79a9f/O-METODO-DE-EDUCACAO-CLASSICA-E-OS-PARADIGMAS-DO-MODELO-EDUCACIONAL-BRASILEIRO.pdf>. Acesso em: ago, 2023.

SILVA, P. Análise sociológica da relação escola-família: um roteiro sobre o caso português. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Portugual, v. 20, mai., 2010. Disponivel em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2299. Acesso em: ago, 2023.

SIQUEIRA, I. S.; BEZERRA, G. G.; GUAZZELLI, T. Estágio Supervisionado e Práticas de Oralidade, Leitura e Escrita no Ensino Fundamental. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 31, n. 111, p. 563-583, 2010, abr.-jun, 2010. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/es/a/M8vTzWQxqKQCFknKbBZ5bsS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: ago, 2023.

WILSON, D.; CALLIHAN, W.; JONES, D. Educação clássica e educação domiciliar. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2017.