EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL

Contenido principal del artículo

Nicolle de Carvalho Ribeiro
Marilene Nunes de Matos

Resumen

Possibilitar o entendimento sobre questões ambientais nos dias atuais pode ser uma importante ação educativa. Os assuntos que envolvem essa temática precisam ser ampliados para todo público principalmente para aqueles da educação de jovens e adultos (EJA), a fim de melhor contextualizar e difundir nos alunos uma concepção mais crítica e participativa aos quesitos que interferem na qualidade de vida de todos. Assim, este trabalho objetivou identificar o interesse e o conhecimento dos alunos da EJA sobre questões ambientais no âmbito doméstico e escolar. A pesquisa teve caráter de estudo exploratório, do tipo pesquisa-ação e bibliográfica, com caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida com os alunos da EJA, curso técnico em administração, e consistiu na aplicação de um questionário via google forms que consistia de 30 perguntas envolvendo a temática social, ações do meio ambiente, conhecimento sobre educação ambiental e participação da instituição para interação do alunado na temática. Os respondentes foram maioria mulheres e com idade entre 18 e 25 anos. Dos participantes da pesquisa, 74% priorizam meios que reduzam o acúmulo de lixo, poluição e uso abusivo de recursos naturais; 84% consideram necessária a discussão sobre educação ambiental e; para o ambiente escolar, foi perceptível ser ampliada a temática ambiental e a inserção dos alunos em projetos locais, podendo ser trabalhados de forma interdisciplinar. Diante disso, tornou-se necessário entender a percepção da temática ambiental para o público da EJA e assim possibilitar atitudes com ações mais sustentáveis e conscientes no ambiente doméstico e escolar.

Detalles del artículo

Cómo citar
RIBEIRO, N. de C.; MATOS, M. N. de. EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 7, 2023. DOI: 10.56166/remici.238v2n7863. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/182. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ABREU, A. C. S. et al. Educação de jovens e adultos: caderno pedagógico. Florianópolis: Santa Catarina, 2014.

ALBUQUERQUE, M. J. F. C. Educação ambiental e eja: percepção dos alunos sobre o ambiente. Revista educação ambiental em ação. Rio Grande do Sul, Número 42, Set. 2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1402. Acessado em: Jun. 2023.

AMARAL, R. et al. Consumo consciente por meio da educação ambiental na escola. Revista Ensino de Geografia. Recife, Número 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244511/34844. Acessado em: Jun. 2023.

BECK, U. The metamorphosis of the world: How climate change is transforming our concept of the world. Cambridge: Polity Press, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP. 2020. Diário oficial da união: Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/matriculas-na-educacao-de-jovens-e-adultos-caem-33-milhoes-de-estudantes-na-eja-em-2019. Acessado em: Maio. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: Jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA. Diário oficial da união: Documento Base. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Política Nacional da Educação Ambiental. Lei no 9.795/1999. Brasília, DF, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm#:~:text=L9795&text=LEI%20No%209.795%2C%20DE%2027%20DE%20ABRIL%20DE%201999.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental,Ambiental%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acessado em: Mai. 2023.

CORRÊA, G. C. G.; CAMPOS, I. C. P.; ALMAGRO, R. C. Pesquisa-ação: uma abordagem prática de pesquisa qualitativa. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, Número 1, Jan. 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/60. Acessado em: Mai. 2023.

CRFB (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário oficial da união: Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acessado em: Jun. 2023.

FANTIN, M. E; OLIVEIRA, E. Educação Ambiental, Saúde e qualidade de vida. Curitiba: Intersaberes, 2014.

FAVERO, R. Protagonismo da criança na apropriação do espaço escolar da educação infantil. 2017, 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2017. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1805. Acessado em: Mai. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. In: Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Ministério do Meio Ambiente, Brasília, 2004, p. 25-34.

LOZADA, G.; NUNES, K. S. Metodologia científica: Revisão técnica. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

MACHADO, I. L. O.; GARRAFA, V. Proteção ao meio ambiente e às gerações futuras: desdobramentos e reflexões bioéticas. Saude debate. Rio de Janeiro, v. 44, n. 124, p. 263-274, jan-mar 2020. Disponível em: doi: 10.1590/0103-1104202012419. Acessado em: Jun. 2023.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1996.

OLIVEIRA, N. C. R.; OLIVEIRA, F. C. S.; CARVALHO, D. B. Educação ambiental e mudanças climáticas: análise do Programa Escolas Sustentáveis. Ciência & Educação. Bauru, v. 27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320210068. Acessado em: Jun. 2023.

OLIVEIRA, V. M.; SANTOS, M. E. P. A prática da educação ambiental no ensino de jovens e adultos (EJA). 2009. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0020-1.pdf. Acessado em: Jun. 2023.

SINPRO. Sindicato dos Professores do Distrito Federal. 2023. Educação de jovens e adultos: categoria em descenso. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/eja-categoria-em-descenso/#:~:text=Esses%20dados%20indicam%20que%20a,m%C3%A9dio%20migraram%20para%20a%20EJA. Acessado em: Jun. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.