INTERVENÇÃO SELETIVA NO CONTROLE DO ESTRESSE ENTRE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS

Main Article Content

José Alcino Furtado
Antonio Renato Pereira Moro

Abstract

The present study aimed to assess whether targeted intervention in specific stressors was effective in controlling stress among elementary and secondary education teachers in a public school system in Florianópolis. To achieve this, the Work Stress Scale was used combined with an analysis through the Pareto diagram. The results indicated that the major sources of stress among teachers were difficulties in time management and lack of career growth prospects.

Article Details

How to Cite
FURTADO, J. A.; MORO, A. R. P. INTERVENÇÃO SELETIVA NO CONTROLE DO ESTRESSE ENTRE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 20, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n20151525. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/606. Acesso em: 2 apr. 2025.
Section
Artigos

References

ARAUJO, H.; LUCAS, T.; FELICIANO, F. Emprego das sete ferramentas da qualidade em um chaveiro: um estudo de caso. In: XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018, Maceió. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep. Rio de Janeiro: Abepro, 2019. Disponível em: https://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_259_491_35173.pdf. Acessado em: Jan. 2025.

BEN, M. D.; SILVA, D. A. da. The phenomenon of stress in Elementary School teachers: an integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12589. Acessado em: Nov. 2024.

BRITO, M. A. L.; ALMEIDA, A. C. C. Análise dos agentes estressores na carreira docente. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Ponta Grossa. Anais [...]. Rio de Janeiro: Abepro, 2019. Disponível em: https://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arq-uivos/10202019_231039_5dad13dbe6789.pdf?utm_source=chatgpt.com. Acessado em: Jan. 2025.

CORRÊA, F. R. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2019. 350 p. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/122019/938bb409a8f309d3d5807f2a663e4e33.pdf. Acessado em: Jan. 2025.

DE ALMEIDA, H. et al. Modelos de stress ocupacional: sistematização, análise e descrição. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., [S. l.], v. 2, n. 1, p. 434–454, 2016. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJOD-AEP/article/view/309. Acessado em: Jan. 2025.

DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol., Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016. Disponível em http://pepsic.bvsa-lud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072016000200005&lng=pt&nrm=iso. Acessa-do em: Jan. 2025.

FELDEN PEREIRA, É. et al. Ciencia & Trabajo, Santiago, v. 16, n. 51, p. 206-210, 2014. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-244920140003000-13&lang=es. Acessado em: Jan. 2025.

FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Florianópolis. CARREIRA DO MAGISTÉRIO, 2023. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/03_0-5_2023_12.57.49.dfff513539af167f593bf63823197efd.pdf. Acessado em: Jan. 2025.

GOULART JUNIOR, E.; LIPP, M. E. N.. Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 4, p. 847–857, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/QBScTyq8L8bqRnbMydKYNDJ/?lang=pt. Acessado em: Jan. 2025.

PASCHOAL, T.; TAMAYO, Á. Validação da escala de estresse no trabalho. Estudos de Psicologia. Natal, v. 9, n. 1, p. 45–52, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/MRLmmQh-yZQjWcN4DPffTBbq/?lang=pt#. Acessado em: Mar. 2024.

PRADA, C. Princípio de Pareto: entenda o que é e como aplicar na melhoria de processos da sua empresa. entenda o que é e como aplicar na melhoria de processos da sua empresa. 2021. Disponível em: https://www.euax.com.br/2021/05/principio-de-pareto/. Acessado em: Jan. 2025.

PRADA, C. Diagrama de Pareto: o que é, como interpretar e passo a passo de como fazer. o que é, como interpretar e passo a passo de como fazer. 2024. Disponível em: https://www.euax.com.br/2024/08/diagrama-de-pareto/. Acessado em: Jan. 2025.

SILVEIRA, K. A. et al. Estresse e enfrentamento em professores: uma análise da literatura. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 15–36, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/bPDgWC8X4KbncZ8VNxFdHsn/?lang=pt. Acessado em: Jan. 2025.