ENVELHECIMENTO, VELHICE E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO DA LITERATURA

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Vania Aparecida Gurian Varoto
Maria Laura Montanher Pereira da Silva
Carolina Ramos Semensato

Abstract

O objetivo deste artigo é descrever sobre a revisão da literatura do tema envelhecimento, educação básica e estudantes e está integrado a um estudo sobre as percepções de estudantes sobre o envelhecimento. A metodologia é descritiva e narrativa, a partir da base SciELO e Portal CAPES, com a combinação com os descritores envelhecimento, educação básica, estudantes e escola, entre os anos de 2013 e 2024, produções completas, de livre acesso em português e inglês. As produções desse artigo somam, 3 de 2219 produções, sendo excluídas 2216 em virtude de não alinhamento com o tema, após leitura dos títulos. As produções excluídas indicaram resultados de temas da área de saúde, educação para profissionais da saúde e processos de aprendizagem social. As 3 produções que estão integradas ao tema, sendo que uma discute sobre as indicações do Estatuto da Pessoa Idosa e Base Nacional Comum Curricular com as diretrizes de desenvolvimento de conteúdo sobre o envelhecimento nas escolas. A outras duas, discutem as concepções de professores e de crianças da pré-escola ao ensino médio sobre o envelhecimento. Os professores valorizam a possibilidade de experiências intergeracionais e estratégias de aprendizagem. Com as crianças observou-se na literatura escassez de materiais e a necessidade de potencializar os currículos escolares sobre o tema a partir da infância. O tema proposto neste estudo é de relevância social e sinaliza necessidade de expansão.

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How to Cite
VAROTO, V. A. G.; SILVA, . M. L. M. P. da; SEMENSATO, C. R. ENVELHECIMENTO, VELHICE E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18111127. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/460. Acesso em: 5 oct. 2024.
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Artigos

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