AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E INCENTIVO A REUTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DO ÓLEO DE COZINHA NA FABRICAÇÃO DE SABÃO
Main Article Content
Abstract
O óleo de cozinha é uma gordura vegetal, animal ou sintética usada na fritura, panificação e outros tipos de culinária. O óleo de cozinha usado, quando descartado de forma inadequada, acarreta prejuízos ambientais e econômicos. Na busca de soluções, o presente trabalho dá ênfase aos processos de reciclagem e reutilização desse subproduto, que, além de propiciar alternativas de geração de renda e inclusão social, o óleo de cozinha pós-consumo pode receber uma destinação mais nobre por meio do reaproveitamento e da reciclagem, de maneira a produzir bens de valor, gerar renda e minimizar os impactos adversos ao meio ambiente. Diante disso, este trabalho propõe uma alternativa para minimizar os efeitos dessa poluição, através de uma proposta de reutilizar o óleo de cozinha, na fabricação do sabão. Dentre os resultados observou-se a avaliação do conhecimento da comunidade sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado, implantando assim, uma política de ações sustentáveis no que se refere ao descarte e reutilização do óleo de cozinha usado, através de uma proposta de reutilizar o óleo de cozinha, na fabricação de sabão. Contudo, concluiu-se que este estudo visou constatar uma possibilidade de trabalho educativo e ecológico através da conscientização de algo utilizado por todos eles, o óleo de cozinha, e algumas formas de reutilizar este material tão poluente, ampliando uma possibilidade de renda as famílias com a venda de sabão.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
References
ALBERICI, R. M.; PONTES, F. F. F. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Revista Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 1, n. 1, p. 73- 76, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/user/setLocale/fr_CA?source=/index.php. Acessado em: Ago. 2023.
AZEVEDO, O. A. et al. Fabricação de sabão a partir de óleo comestível residual: conscientização e educação científica. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2010 – Vitória, ES. Disponível em: https://eventos.ifg.edu.br/secitecitumbiara/wp-content/uploads/sites/9/2019/05/RE-15-CONSCIENTIZA%C3%87%C3%83O-AMBIENTAL-PRODU%C3%87%C3%83O-DE-SAB%C3%83O-A-PARTIR-DO-%C3%93LEO-DE-COZINHA-USADO.pdf. Acessado em: Set. 2023.
CONCEIÇÃO, M. M.; SILVA, O. R. A Reciclagem dos Resíduos Sólidos Urbanos e o uso das Cooperativas de Reciclagem-Uma alternativa aos problemas do Meio Ambiente. Centro Científico Conhecer-enciclopédia biosfera, Goiânia, v. 5, n. 8, p. 1-16, 2009. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/enciclop/2009B/RECICLAGEM%20RESIDUOS%20SOLIDOS.pdf. Acessado em: Ago. 2023.
CRESCENTES – Instituto de promoção humana. Sabão Caseiro. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.cql.com.br/cresentes/cres_sabao.htm. Acessado em: Set. 2023.
ECÓLEO. Associação Brasileira para sensibilização, coleta e reciclagem de resíduos de óleo comestível. Reciclagem. 2022. Disponível em: http://www.ecoleo.org.br/reciclagem.html. Acessado em: Ago. 2023.
GARCIA, C. M. Transesterificação de óleos vegetais / Camila Martins Garcia. -- Campinas, SP: [s.n], 2006.
SILVA, C. V. Reaproveitamento do óleo de cozinha como tema nas aulas de educação ambiental, 2010. Disponível em: http://quimica.cct.uepb.edu.br/MONOGRAFIAS/EDUCA%.pdf. Acessado em: Nov. 2023.
SOUSA JÚNIOR, M. A. Análise das características físico-químicas, organolépticas e recicláveis dos óleos e gorduras residuais e seu gerenciamento no Brasil. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia) – Faculdade de Tecnologia e Ciências, Salvador, 2011.
STRIEDER, C. M. D.; TOBALDINI, B. G. (2012). Redução na produção de resíduos: destino do lixo reciclável e do lixo orgânico. O professor PDE e os desafios da escola paranaense, 1, 1-19. Disponível em: Resíduos sólidos: abordagens práticas em educação ambiental / Wagner José de Aguiar, Soraya Giovanetti El-Deir, Raísa Prota Lins Bezerra. -- 2. ed. -- Recife : EDUFRPE, 2017. 208 p. : il.