EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS PRÉ-ESCOLAS: CUIDAR E EDUCAR CAMINHANDO JUNTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A promoção e educação em saúde nas pré-escolas tem como enfoque garantir melhoria da saúde e educação no bem-estar da comunidade escolar juntamente com professores, TDI e o profissional de saúde com relevância de envolver o cuidar e o educar. Objetivo: O estudo teve como objetivo, descrever o trabalho de promoção da saúde desenvolvido em escolas públicas de educação infantil do município de Diamantino, Mato Grosso. Metodologia: estudo de campo, descritivo que se apoiou na abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos meses de novembro de 2021 a abril de 2022, por meio de entrevistas com auxílio de questionário semiestruturado. Resultados: participou da pesquisa 19 educadores da pré-escola, sendo destes 4 (21,05%) professores e 15 (78,95%) técnicos de desenvolvimento infantil (TDI), desta totalidade 19 (100%) eram do sexo feminino e a média de idade foi de 47 anos. Quanto ao tempo de trabalho na unidade escolar, 8 (42,10%) já trabalhavam entre 5 e 10 anos, 10 (52,64%) há mais de 10 anos e apenas 1 (5,26%) há menos de 1 ano. Com relação ao vínculo empregatício apenas 1 (5,26%) participante referenciou ter mais de um vínculo, e os demais (94,74%) referiram não possuírem outros vínculos. Considerações finais: Evidente a necessidade dos professores da educação aplicarem estratégias educacionais que facilitem e potencializem o planejamento e execução de ações de promoção da saúde no espaço escolar.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALBUQUERQUE G. C.; OLIVEIRA R. C. Conhecimento dos professores sobre a aprendizagem da linguagem escrita. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, Manaus, v. 1, n. 2, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2017/trabalho-1000024814.pdf. Acessado em: Maio. 2022.
BAGGIO, M. A. et al. Implantação do Programa Saúde na Escola em Cascavel, Paraná: relato de enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem, vol.71 supl.4 Brasília. 2018. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018001001540&script=sci_arttext&tlng=pt Acessado em: Maio. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. 1997. Biblioteca Virtual da Saúde. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html. Acessado em: Maio. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde – Brasília: 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude/#footer. Acessado em: Maio. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica - DAB. Programa Saúde na Escola. 2010. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php. Acessado em: Abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº - 1.861, DE 4 DE SETEMBRO DE 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/p-rt1861_04_09_2008.html. Acessado em: Maio. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Programa Nacional de Tabagismo. Promoção da Saúde, 2022.Disponivel em: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/promocao-saude. Acessado em: Maio. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/pnaisc. Acessado em: Maio. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Anexo I da Portaria de Consolidação n.º 2, de 28 de setembro de 2017. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf. Acessado em: Maio. 2022.
CAETANO, R. et al. Challenges and opportunities for telehealth during the COVID-19 pandemic: Ideas on spaces and initiatives in the Brazilian context. Cad Saude Publica, v. 36, n. 5. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/swM7NVTrnYRw98Rz3drwpJf/?lang=en#. Acessado em: Jun. 2022.
CARDOSO, L. S. C. et al. Acolhimento no trabalho em saúde da família: um estudo qualitativo. CuidArte Enfermagem, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 149-155, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-20553. Acessado em: Jun. 2022.
COSTA, B. O. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedia, 2013.
COSTA, V. B. S. et al. Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do teste Children's Communication Checklist-2. CoDAS, vol. 25, n. 2, 115-119. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/x9XhJsnYfvmnCbWHW35mFYd/?format=pdf&lang=pt . Acessado em: Abr. 2022.
COUTO, N. A. et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul / Unisc, Ano 17 - Volume 17 - Número 4 (Suplemento 1) - Outubro/Dezembro 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8150. Acessado em: Jun. 2022.
DIAS, B. C. D. et al. Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil. Rev. J. of Develop. v. 6, n. 9, p. 64188-64201, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/15985/13102. Acessado em: Jan. 2022.
FARIAS, I. C. V. et al. Análise da Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev. bras. educ. med. [online], v. 40, n. 2, p. 261-267, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?scr-ipt=sci_arttext&pid=S010055022016000200261&lng=en&nrm=iso. Acessado em: Abr. 2020.
FERREIRA, S. R. S.; PÉRICO, L. A. D.; DIAS, V. R. F. G. A complexidade do trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 71(supl1):752-7. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0471. Acessado em: Jun. 2022.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-socia. Acessado em: Jun. 2022.
GONÇALVES, F. D. et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 12, n. 24, p. 181-92, jan./mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/mrv-3zN4qwNhn3mjJDFDR8Sd/?format=pdf&lan. Acessado em: Abr. 2022.
HORTA, R. L. et al. Promoção da saúde no ambiente escolar no Brasil. Rev. Saúde Pública. vol. 51, n.0. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006709. Acessado em: Jun. 2022.
LEITE, L. et al. “Sustainability On Earth” WebQuests: do they qualify as problem-based learning activities? Research in Science Education, Victória, v.45, n., p. 149-170, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-014-9417-y. Acessado em: Jun. 2022.
LOPES, E. I.; NOGUEIRA, D. A. J.; ROCHA, D. G. I. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Revista saúde debate. Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, JUL-SET 2018 v. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/SNsdFnbvBdfdhn7-6GQYGDtM/?lang=pt#. Acessado em: Jan. 2022.
LOPES, O. C. A. et al. Competências dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família. Esc. Anna. Nery. vol. 24, n. 2. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0145. Acessado em: Jan. 2022.
DOCUMENTO DE REFERENCIA CURRICULAR PARA MATO GROSSO. Base Nacional Comum Curricular – BNCC em Mato Grosso, 2018. Disponível em: https://sites.google.com/vie-w/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%A-Ancia-curricular-para-mato-grosso. Acessado em: Jan. 2022.
MEDEIROS, E. R. et al. Facilidades e dificuldades na implantação do Programa Saúde na Escola em um município do nordeste do Brasil 2018. Revista Cuidarte, vol. 9, n. 2, pp. 2127-2134. ISSN 2216-0973. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/cuid/v9n2/2346-3414-cuid-9-2-2127.pdf. Acessado em: Abr. 2022.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
NOTHAFT, S. C. S. et al. Sexualidade do adolescente no discurso de educadores: possibilidades para práticas educativas. REME - Rev Min Enferm. vol. 18, n. 2. p. 284-289, abr/jun; 2014. Disponível em: http://dx.doi.10.5935/1415-2762.20140022. Acessado em: Maio. 2022.
OLIVEIRA, F. P. S. L. et al. Percepção de escolares do ensino fundamental sobre o Programa Saúde na Escola: Um estudo de caso em Belo Horizonte Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 23, n. 9. p. 2891-2898, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/BDk6KBvzRGsrR89t9YJfB7m/?for-mat=pdf&lang=pt. Acessado em: Maio. 2022.
OLIVEIRA, V. J. M.; MARTINS, I. R.; BRACHT, V. Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Rev. educ. fis., vol.26, n.2, 243-255. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.25600. Acessado em: Jun. 2022.
PAES, C. C. D. C.; PAIXÃO, A. N. P. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vol.6, n.11. 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/38. Acessado em: Abr. 2022.
PINHEIRO, T. S. et al. Dificuldade de aprendizagem em Química no 2o ano do Ensino Médio na escola estadual Padre Aurélio Góis em Junqueiro – Alagoas. In: CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, n.1, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Editora Realize, 2017. 1-3pg. Disponivel em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visu-alizar/31153. Acessado em: Abr. 2022.
PINTO, B. M.; SILVA, L. K. Promoção da saúde na escola: discursos, representações e abordagens. Health promotion in schools: speeches, representations, and approaches. Rev Bras Enferm. vol. 73, n. 3. p.e20180774. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/G9JYXS4bd5ngf7JNwc3q-sSb/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: Jun. 2022.
ROSA, H. S. R. et al. Problemas abertos no ensino de física: uma análise em revistas da área. Selección de Trabajos Presentados a REF. v. 33. 2021. Disponivel em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35565/35700. Acesso em: Maio. 2022.
ROSÁRIO, R. As escolas e os (novos) desafios da promoção da saúde: implicações para os Enfermeiros de saúde escolar. Rev. Enferm. Digit. Cuid. Promoção Saúde. p.1-5, 2021. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/redcps.com.br/pdf/aop2120.pdf. Acessado em: Jan. 2022.
SANTOS, K. F.; BÓGUS, C. M. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 17, n. 3, p. 123-133, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.19854. Acessado em: Jan. 2022.
SCHALL, V.; STRUCHINER, M. Educação no Contexto da epidemia de HIV/AIDS: Teorias e Tendências Pedagógicas. In: CZERESNIA, D. et al. (Orgs.) AIDS: Pesquisa Social e Educação. São Paulo: Hucitec/Abrasco. p. 84-105, 1995.
SCHNEIDER, S. A.; MAGALHÃES, C. R.; ALMEIDA, A. N. Percepções de educadores e profissionais de saúde sobre interdisciplinaridade no contexto do Programa Saúde na Escola. Interface (Botucatu). 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/dr4YJSfvkxCthHWz-NfNgGDL/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: Maio. 2022.
SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31 n. 5, Oct. 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016. Acessado em: Maio. 2022.
SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, out./dez., 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3074/307443303004.pdf. Acessado em: Maio. 2022.
SOARES, C. J. et al. Percepção de enfermeiras da estratégia de saúde da família sobre o programa saúde na escola. Rev. Enferm. UFPE, v. 10, n. 12, p. 4487-4493, 2016. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=BDENF&lang=p&n extAction=lnk&exprSearch=30175&indexSearch=ID. Acessado em: Abr. 2020.
TRIVIÑOS, N. A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.
VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN D. M. Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.