ECOPEDAGOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do levantamento das produções acadêmicas já realizadas, sobre as temáticas Ecopedagogia e Formação de Professores. A busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da Capes e no Portal de Periódicos da Capes com o acesso CAFe, a partir do recorte temporal de 2011 a 2021. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, caracterizando-se como uma pesquisa de estado do conhecimento. Na primeira parte deste trabalho apresenta-se aspectos relativos à Ecopedagogia e considerações sobre a formação de professores. Após apresenta-se a descrição do resultado da busca, o qual evidencia que são poucas as pesquisas desenvolvidas que contemplam a Ecopedagogia e a formação de professores, o que sugere a relevância de relacionar estas temáticas e pesquisar sobre elas, visto a urgência da ampla conscientização e mudanças de hábitos com enfoque na cidadania/cuidadania ambiental.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 20ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
COSTA, E. M. D.; SILVEIRA, M. F. Formação docente: uma contribuição da ecopedagogia. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad. [s.l.] v. 3, n. 2, Abril 2017. Disponível em <https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4285>. Acessado em: Fev, 2022.
DICKMANN, I. et al. Ecopedagogia e educação ambiental: entre a essência e a realidade. In: SILVA, J. B.; CAMPOS, M. A. T. (Orgs.). Educação Ambiental: estudos de revisão do campo no Brasil. Curitiba: Appris, 2022.
DICKMANN, I. 30 anos da Ecopedagogia: Breve ensaio sobre origem e reinvenção. RevistAleph, Niterói/RJ, n. 39, Dez. 2022. Disponível em <https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/55892>. Acessado em: Jul, 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da Metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 33, Mar. 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318>. Acessado em: Ago, 2023.
NEPOMOCENO, T. A. R.; LINDINO, T. C. Práticas Educativas Ambientais Formais sob o olhar da Ecopedagogia. Revista Pleiade, [S. l.] V. 13, N. 28, Jan./Jun. 2019. Disponível em <https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/542/654>. Acessado em: Abr, 2022.
OLIVEIRA, D. R. B. Educação Ambiental e Ecopedagogia no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade de Pernambuco campus Petrolina. 2017. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2017. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6055070>. Acessado em: Mar, 2022.
RAMOS, B. M. O desenvolvimento da educação ambiental popular: reflexões sobre a ecoformação de professores. 2019. 144 f.
Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2019. Disponível em < https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16235>. Acessado em: Mar, 2022.
SILVA, W. M. F; ALMEIDA, M. C. A.; GASPAR, M. M. G. S. de. Relações entre ecopedagogia e a infância: um estudo sobre memórias, experiências e identidades de um professor de geografia. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, 2017. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6598>. Acessado em: Mar, 2022.
SOARES, S. R. Desafios das práticas pedagógicas na universidade: experiência e construção de sentido na formação de profissionais. In: RIBEIRO, G. M.; CUNHA, M. I. Práticas pedagógicas na educação superior: desafios dos contextos emergentes. Porto Alegre: ediPUCRS, 2020. Ebook. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br Acesso em 28 de julho de 2023.
SOUZA FILHO, S. M.; LIMA, V. A. A. Horta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos. Educação, [S. l.], V. 45, Jan/Dez, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33426>. Acessado em: Mar, 2022.