FISICARD: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO

Conteúdo do artigo principal

Silvana da Dalt
Monica Regina Garcez
Tarliz Liao

Resumo

Este artigo apresenta o card game Fisicard, um jogo (recurso/ferramenta didática) desenvolvido para uma aprendizagem significativa de conteúdos de eletricidade e eletromagnetismo destinado a estudantes do ensino médio. O card game é produto educacional resultante de uma dissertação de mestrado profissional em Ensino de Física. O jogo foi pensado a fim de motivar nos estudantes à compreensão daqueles conceitos e relacioná-los a fenômenos observados no cotidiano, estimulando assim a consciência da importância da física no dia a dia enquanto ciência para o desenvolvimento da humanidade. Este foi desenvolvido para ser utilizado inicialmente com estudantes de uma escola pública estadual localizada no Litoral Norte Gaúcho. Para o mapeamento do aprendizado foram utilizadas questões de conhecimentos prévios e, as mesmas em ordem aleatória, também verificadas após a aplicação do card game, como base para verificação posterior de apropriação de conhecimento. A avaliação do produto educacional ocorreu por meio de um questionário respondido após a aplicação do Fisicard.

Detalhes do artigo

Como Citar
SAFT, A.; DALT, S. da; GARCEZ, M. R.; LIAO, T. FISICARD: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 6, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.7.v2n6.3.53. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/126. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ALVES, Z. M. B.; SILVA, M. H.G. F. D. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia, Ribeirão Preto, vol. 2, 61-69, Fev/Jul. 1992. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/yKQmzXgZMrdhBCMkdbYvJYj/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: maio, 2023.

ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de pesquisa, São Paulo, vol.45, 1983. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491/1485. Acessado em: maio,2023.

ARAÚJO, M. S. Mídias e Tecnologias Em Cursos de Pedagogia no Estado do Rio de Janeiro: Relatos de Professores Formadores. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2016.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Tradução do original: The acquisition and retention of knowledge, 1 ed. Lisboa: Paralelo Editora, 2000. 35p.

HENGEMUHLE, A. Formação de professores: da função de ensinar ao resgate da educação. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. 216p.

CRISTINA, K. M.; LIAO, T. O Aporte de Algumas Tecnologias na Revisão de Conceitos de Física 1. EaD em Foco, Rio de Janeiro, vol. 11, n.1, set. 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1378/689. Acessado em: maio, 2023.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação na sala de aula. 2006. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/04/a_teoria_da_aprendizagem

_significativa.pdf. Acessado em: maio,2023

SAFT, A. Fisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismo. 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/mnpef-cln/producao-academica. Acessado em: maio,2023.