O PAPEL DO POSICIONAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UM BREVE RETRATO DO CURSO BÁSICO DO CLAP 2021

Conteúdo do artigo principal

Hális Alves do Nascimento França

Resumo

Este artigo procura expor algumas experiências vivenciadas ao longo da implementação do curso de língua inglesa do nível Básico do projeto de Curso de Línguas de Apoio ao Professor (CLAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de junho a outubro de 2021. Ainda na modalidade remota de ensino, propomo-nos a oferecer um espaço de formação e de aprendizagem em língua inglesa voltado para professores da rede pública de ensino, desenvolvendo abordagens que buscaram promover o posicionamento crítico dos alunos como forma de interação com os conhecimentos gerados durante as aulas. Ao longo deste trabalho, apresentamos algumas considerações a respeito desse processo, tecendo elaborações a respeito de como as reflexões críticas desempenharam um papel no ensino-aprendizagem para esse grupo de alunos e de que maneiras isso pôde ser evidenciado, trazendo à tona questões relevantes particularmente no âmbito do ensino remoto, como maior autonomia dos alunos e seu empoderamento em termos de apropriação dos meios envolvidos em sua própria formação.

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANÇA , H. A. do N. O PAPEL DO POSICIONAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE RETRATO DO CURSO BÁSICO DO CLAP 2021. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1–10, 2022. DOI: 10.56166/remici.2022.2.n1v1.5.4. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/11. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigo temático

Referências

CANAN, A. G.; PAIVA, V. S. Avaliação de língua inglesa na sala de aula: uma construção coletiva. Natal: EDUFRN, 2016.

COSTA, E. R. P. Tecnologias a serviço do ensino possível. In: CONTIERO, L.; LIMA, B. F.; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de língua inglesa em tempos de pandemia. p. 61-78. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020.

FRANÇA, H. A. N. Relações de ensino-aprendizagem em língua inglesa antes, durante e depois da pandemia: tempos de crise, rupturas e reconstruções. In: CONTIERO, L.; LIMA, B. F.; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de língua inglesa em tempos de pandemia. p. 78-96. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020.

FRANÇA, H. A. N. Ensino remoto de língua inglesa no ensino básico: reflexões sobre um estágio pandêmico. In: CONTIERO, L.; GALDINO, F. C.; LIMA, B. F.; FRANÇA, H. A. N.; FALCÃO, C. A. (Orgs.). Formando professores de línguas estrangeiras e sobrevivendo a uma pandemia. p. 40-55. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021.

GALDINO, F. C. Ensino de língua inglesa por meio da mediação tecnológica na rede pública estadual de ensino básica do RN: um relato de experiência. In: CONTIERO, L.; LIMA, B. F.; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de língua inglesa em tempos de pandemia. p. 121-131. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020.

LIMA, B. F. O ensino de línguas e a Internet: contextos e conceitos. In: CONTIERO, L.; LIMA, B. F.; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de língua inglesa em tempos de pandemia. p. 112-121. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020.

LIMA, J. A.; TEIXEIRA, A. B. Formação docente e ensino de língua inglesa em contexto de pandemia. In: CONTIERO, L.; LIMA, B. F.; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de língua inglesa em tempos de pandemia. p. 96-112. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020.

PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MÓR, W. M. (Orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018.

RODRIGUES, M. V. P. Pedagogia 2.0: por uma incorporação inteligente dos softwares sociais e da web 2.0 no contexto do ensino-aprendizagem. In: CONTIERO, L.; LIMA, B. F.; GALDINO, F. C. (Orgs.). Formação docente inicial e ensino de língua inglesa em tempos de pandemia. p. 45-61. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020.

TENG, M. F. Autonomy, Agency, and Identity in Teaching and Learning English as a Foreign Language. Singapore: Springer, 2019.

ZENG, S. English Learning in the Digital Age: Agency, Technology and Context. Singapore: Springer, 2018.