ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS

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Amanda das Mercês Oliveira Flor
Fabio Colins

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar para compreender em que termos os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão propondo as atividades de alfabetização matemática a partir do gênero textual. Para isso, partiu-se das seguintes inquietações: Mas de que forma os livros didáticos do primeiro ciclo utilizados pelos professores alfabetizadores estão abordando a alfabetização matemática? De que maneira são propostas as atividades de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais? Assim, para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados livros de alfabetização matemática dos três primeiros anos de escolarização adotados pelos docentes da rede municipal de ensino de Castanhal-PA para o triênio 2019-2021. Desse modo, a seleção deu-se  a partir de critérios, por exemplo, aprovação no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), trazer propostas de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais e abordar a perspectiva interdisciplinar no ensino de matemática. Porém, a análise das atividades não tem a intenção de apontar erros acerca do que é alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais, mas sim enfatizar as propostas que contemplem as duas áreas do conhecimento (Língua materna e linguagem matemática).

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Como Citar
FLOR, A. das M. O.; COLINS, F. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 4, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.6.v2n43.35. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/106. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
Artigos

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