METAS FÍSICAS E O APRIMORAMENTO DO CONTROLE DE ENTREGAS NO ORÇAMENTO PÚBLICO: ANÁLISE ESTATÍSTICA DO IMPACTO DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS NA EFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo investiga a eficácia dos investimentos públicos no cumprimento das metas físicas orçamentárias em setores como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. O objetivo geral é analisar o impacto desses investimentos utilizando o paradigma neoperspectivista gifedeano e o método hipotético-dedutivo, combinados com quatro análises estatísticas: regressão, ANOVA, ARIMA/SARIMA e simulação Monte Carlo. Os principais achados revelam a importância crítica da infraestrutura e saúde para resultados imediatos, mas também destacam lacunas no impacto regional das políticas de segurança pública. As contribuições teóricas, empíricas e metodológicas avançam o entendimento da gestão pública eficiente, agregando valor à ciência, à pós-graduação e à sociedade.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BANCO MUNDIAL. Public expenditure management and fiscal risks: Insights from World Bank countries. World Bank Publications, 2021.
BARRO, R. J.; LEE, J.-W. A new data set of educational attainment in the world, 1950–2010. Journal of Development Economics, vol. 104, pp. 184–198. 2013.
BEATO FILHO, C. C.; PEIXOTO, T. C. Políticas públicas de segurança no Brasil: Avanços e desafios. FGV Editora, 2017.
BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, A. G. et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G. et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G. et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. DOI: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.
BREVIÁRIO, A. G. et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: Flávia Adriana Santos Rebello; Francisca Amália Castelo Branco. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: Flávia Adriana Santos Rebello; Francisca Amália Castelo Branco.. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G..; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.
CHETTY, R.; FRIEDMAN, J. N.; ROCKOFF, J. E. Measuring the impacts of teachers II: Teacher value-added and student outcomes in adulthood. American Economic Review, vol. 104, n. 9, pp. 2633–2679. 2014.
FURTADO, A. T.; CARVALHO, J. F. Infraestrutura e desenvolvimento econômico: Uma análise regional. Economia e Desenvolvimento Regional, vol. 15, n. 1, pp. 45–60. 2019.
FURTADO, C. R.; CARVALHO, P. S. Regionalização e a gestão pública no Brasil: Impactos no desenvolvimento socioeconômico. IPEA. 2019.
GLEWWE, P. et al. School resources and educational outcomes in developing countries: A review of the literature from 1990 to 2010. NBER Working Paper No. 17554. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, 2011.
GRUBER, J.; SAEZ, E. The elasticity of taxable income: Evidence and implications. Journal of Public Economics, vol. 84, n. 1, pp. 1–32. 2002.
HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The knowledge capital of nations: Education and the economics of growth. MIT Press. 2015.
JENKINS, G. P.; SMITH, S. C. Planning and budgeting under uncertainty: Insights from Monte Carlo simulations. International Journal of Public Budgeting, vol. 8, n. 3, pp. 105–123. 2019.
KEARNEY, M. S.; LEVINE, P. B. The effects of crime and violence on neighborhood outcomes. Journal of Economic Literature, vol. 53, n. 4, pp. 1044–1104. 2015.
LIMA, M. R.; ARAÚJO, J. T. Políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Brasil: Desafios e perspectivas. UFMG Editora. 2018.
MELLO, L.; MORICONI, M. Public spending efficiency in health care: A comparison across countries. OECD Publishing. 2016.
OECD. Fiscal sustainability and fiscal risks: Insights from OECD countries. OECD Publishing. 2020.
PEREIRA, A. M.; ANDRAZ, J. M. On the economic effects of public infrastructure investment: A survey of the international evidence. Journal of Economic Surveys, vol. 27, n. 4, pp. 581–607. 2013.
PINHEIRO, P. S. Urban crime and public safety: Trends and policy implications in Brazil. FGV Editora. 2020.
PINHEIRO, R. S. Segurança pública e desenvolvimento urbano: Uma análise regional. Estudos Avançados, vol. 34, n. 99, pp. 63–82. 2020.
SILVA, E. M.; COSTA, A. P. Qualidade do ensino e a formação de professores no Brasil. Editora PUC-Rio. 2018.