VIVÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CRAS SÃO SEBASTIÃO EM ABAETETUBA/PA

Contenido principal del artículo

Maria Francisca Ribeiro Correa
Taianne Rose Dias
Raísa da Silva Ribeiro
Jacqueline Rodrigues Gonçalves
Karina Gonçalves Cardoso

Resumen

O texto resulta das incursões da vivência de campo realizada durante as experiências com processos educativos em instituições de Educação não formal e tem por objetivo analisar a importância do papel do/a pedagogo/a em ambientes não escolares no município de Abaetetuba-PA. A vivência de campo ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social/CRAS, momento em que foi possível acompanhar, observar e registrar a prática e o fazer pedagógico como construções sociais, no contexto de um processo contínuo na comunidade do São Sebastião. A pesquisa de campo foi desenvolvida sob a orientação do paradigma qualitativo com a utilização de observação participante, registros escritos e imagéticos, entrevistas com os interlocutores e roteiro orientador. Os relatos, contidos aqui são narrativas do viver a pedagogia em ambientes de educação não formal, concebida a partir da perspectiva de uma Pedagogia Social conforme pensam: Freire (1987, 2013), Libâneo, (1998), Caliman (2006), Machado (2002) e Arroyo (2012), os quais  contextualizam historicamente a origem da educação não-formal. A pesquisa conclui que no cenário atual a formação dos/as pedagogos/as exige o conhecimento e a habilidade para lidar com situações de sujeitos e grupos em vulnerabilidade social, o que demanda um olhar específico e uma amplitude do currículo dos cursos de pedagogia para a perspectiva da Pedagogia Social. Com isso, conclui-se que a estrutura dos cursos de formação de professores continua a mesma há décadas, porém as demandas sociais têm forçado mudanças importantes, o que contribui para a busca de novas perspectivas formativas em espaços de educação não-formal, considerando que a vivência dessas experiências também são momentos de aprendizagem sobre a profissão.

Detalles del artículo

Cómo citar
CORREA, M. F. R.; DIAS, T. R.; RIBEIRO, R. da S.; GONÇALVES, J. R.; CARDOSO, K. G. VIVÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CRAS SÃO SEBASTIÃO EM ABAETETUBA/PA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18383824. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/418. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ARROYO, M. G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Belo Horizonte, Vozes, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/1996. de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação. Pedagogia, Resolução CNE n.1/2006.

CALIMAN, G. Fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia social na Europa (Itália). In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1., 2006, Anais eletrônicos. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scie-lo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100015&. Acessado em: Abr. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra , 1970.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 54ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf&lang=p-t. Acessado em: Maio. 2024.

GOHN, M. G. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação, Porto, v. 2, n. 1, p. 35-50, 2014. Disponível em: https://ec.europa.eu/epale/sites/epale/files/gohn_2014.pdf. Acessado em: Maio. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 1998.

¬¬¬ LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

MACHADO, E. M. Pedagogia e a Pedagogia Social: educação não formal. In: Pedagogia em Debate, 2002, Curitiba. Anais. v. 1. Universidade Tuiuti do Paraná, disponível em: http://www.boaaula.com.br/iolanda/producao/mestradoemeducacao/pubonlineevelcy17. Acessado em: Maio. 2024.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 10 ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.