DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO PSICOSSOCIALIZAÇÃO

Contenido principal del artículo

Bruna Emyle Silva Alves
Maria Vitória Ferreira Fernandes Freitas
Fernanda Medeiros Barbosa
Corina Elizabeth Satler

Resumen

A sociedade contemporânea precisa de inclusão social no que se refere ao acesso às informações científicas, incluindo assuntos especializados, como aqueles relacionados à saúde e em particular à Psicologia do desenvolvimento, uma vez que tais conteúdos possibilitam a compreensão dos fenômenos comportamentais, psíquicos e também das relações entre os seres humanos e seus contextos de desenvolvimento. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de divulgação de informações científicas por meio dos dados obtidos na plataforma Instagram do Projeto de Extensão Psicossocialização, através da tabulação das visualizações na plataforma Spotify, reproduções da plataforma Youtube e downloads dos materiais mediante resposta de formulário no Google produzidos e ofertados gratuitamente no projeto. A análise foi realizada no período de janeiro de 2022 a abril de 2023. De forma geral, os resultados mostraram que a apresentação de material de fácil compreensão e com design atrativo, juntamente com apresentação e visibilidade dos extensionistas refletiu diretamente no crescimento do acesso e interesse da comunidade no conteúdo produzido.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA ALVES, B. E.; FERREIRA FERNANDES FREITAS, M. V.; MEDEIROS BARBOSA, F. .; SATLER, C. E. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO PSICOSSOCIALIZAÇÃO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 15, 2024. DOI: 10.56166/remici.d2v3n1514724. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/319. Acesso em: 31 oct. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ASTRANA, I. A.; DENARDIN, C. C.; BOLDORI, J. R. Divulgação científica: utilização do Instagram como uma ferramenta científica. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, VII, 2020. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Localidade: Realize Eventos Científicos e Editora, 2022. [S. l.], v. 3, n. 14. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-vii-conedu---edicao-online. Acessado em: Nov. 2023.

BRIGHENTI, A. Visibility in Social Theoryand Social Research. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação e Informação, São Paulo, v. 15, n. 1 esp, p. 1–12, dez. 2010. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acessado em: Nov. 2023.

BUENO, W. da C. B. Jornalismo cientifico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p. 157-78.

CARVALHO, J. P. R. et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, L. H. A.; MORETO, F. V. de C.; PEREIRA, T. T. (Org.). Política, planejamento e gestão em saúde 9. Ponta Grossa: Atena, 2020. p. 19-31. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344049153_DIVULGACAO_CIENTIFICA_EM_SAUDE_CONTRIBUICOES_PARA_A_FORMACAO_ACADEMICA_E_LETRAMENTO_CIENTIFICO. Acessado em: Nov. 2023.

DIAS, C.; COUTO, O. F. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 11, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/b7JNN6VHZd6ttMwTw85PwCQ/abstract/?lang=pt. Acessado em: Nov. 2023.

GASPAR, J. A.; SOPELETE, M. C. Divulgação científica em saúde e inclusão: campo de atuação docente e discente. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 76-87, 2013. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/700. Acessado em: Nov. 2023.

INSTAGRAM. Sobre os insights do Instagram. 2023. Disponível em: https://help.instagram.com/788388387972460/?helpref=uf_share. Acessado em: Maio. 2023.

MONTORO, T. Retratos da comunicação em saúde: desafios e perspectivas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, n. 25, p. 445–448, jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/hNG5BPgfHZgCTZhvqgNjSBs/. Acessado em: Nov. 2023.

MOREIRA, I. C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no brasil. Inclusão Social, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/100513. Acessado em: Nov. 2023.

MOSCHETTA, P. H.; VIEIRA, J. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, v. 20, n. 49, p. 258–292, dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/81086. Acessado em: Nov. 2023.

NAGUMO, E. et al. Educação e desinformação: Letramento midiático, Ciência e Diálogo. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 220–237, 1 jan. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665292. Acessado em: Nov. 2023.

PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento Humano. 14° Ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, v. 13, n. 8, p. 01-15, 2013. Disponível em: https://issuu.com/praticasintegraisnutricao/docs/conceitos_de_extens__o_universit__r#google_vignette. Acessado em: Nov. 2023.

TIC DOMICÍLIOS. Resumo executivo: Pesquisa TIC Domicílios 2021. 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/publicacoes/. Acesso em: 18 abr. 2023.

VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Rio de Janeiro: UNIGRANRIO, 2016.

WORLD Health Organization no Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/who/. Acessado em: Nov. 2023.