O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA CULTURAL DURANTE O INTERCÂMBIO NO BRASIL: DIÁLOGOS COM ESTUDANTES DE NOVE PAÍSES

Contenido principal del artículo

Luana Medeiros Mota
Felipe Gouvêa Pena

Resumen

As experiências de mobilidade internacional por meio do intercâmbio podem ser grandes desenvolvedoras da chamada Inteligência Cultural, habilidade desejada e valorizada pelo mercado contemporâneo após o advento da globalização. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, o presente trabalho teve como objetivo analisar como um grupo de estudantes que realizaram intercâmbio no Brasil por meio da AIESEC desenvolveram a Inteligência Cultural em suas respectivas experiências. Os resultados indicam que o projeto de mobilidade internacional, pensando ao longo de todo o ciclo da experiência, favoreceu o desenvolvimento dos intercambistas em diferentes níveis quando observadas as quatro dimensões da Inteligência Cultural. Os dados apurados abrem caminho para diferentes reflexões e novas linhas de investigação, contribuindo para o fortalecimento do campo de estudo.

Detalles del artículo

Cómo citar
MOTA, L. M.; PENA, F. G. O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA CULTURAL DURANTE O INTERCÂMBIO NO BRASIL: DIÁLOGOS COM ESTUDANTES DE NOVE PAÍSES. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 7, 2023. DOI: 10.56166/remici.238v2n7964. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/206. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ABDALA, V.; BARAKAT, L. O gestor global: um profissional dotado de global mindset. DOM, v. 7, n. 19, p. 8-19, 2012. Disponível em: < https://www.fdc.org.br/conhecimento/publicacoes/artigo-27330>. Acessado em: Mai, 2023.

BARAKAT et al. A inteligência cultural como competência essencial para executivos e organizações globais. DOM, v. 9, n. 25, p. 68-76, 2015. Disponível em: < https://www.fdc.org.br/conhecimento/publicacoes/artigo-29772>. Acessado em: Mai, 2023.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1999.

BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2012.

BEINE, M. A. R.; NOEL, R.; RAGOT, L. The Determinants of International Mobility of Students. SSRN Electronic Journal, v. 14, p. 40-55, 2012. Disponível em: < https://econpapers.repec.org/article/eeeecoedu/v_3a41_3ay_3a2014_3ai_3ac_3ap_3a40-54.htm>. Acessado em: Mai, 2023.

BRISLIN, R.; WORTHLEY, R.; MACNAB, B. Cultural intelligence: understanding behaviors that serve people’s goals. Group & Organization Management, v. 31, n. 1, p. 40-55, 2006. Disponível em: < https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1059601105275262>. Acessado em: Mai, 2023.

BRYLA, P. The impact of international student mobility on subsequent employment and professional career: a large-scale survey among polish former Erasmus students. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 176, p. 633-641, 2015. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2579628>. Acessado em: Mai, 2023.

CÓRDOBA, D.; LEITE, G. A cultura é a resposta do homem ao desafio da existência. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 2017. Disponível em: <https://investidura.com.br/artigos/filosofiadodireito/a-cultura-e-a-resposta-do-homem-ao-desafio-da-existencia/>. Acessado em: Mai, 2023.

EARLEY, C.; ANG S. Cultural Intelligence: individual interactions across cultures. Stanford, Calif: Stanford University Press, 2003.

FEATHERSTONE, M. Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

GODOY, E.; SANTOS, V. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 15-41, set. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/g9PftWn8KMYfNPBs7TLfC8D/abstract/?lang=pt>. Acessado em: Mai, 2023.

HUNTINGTON, S. O choque de civilizações: e a recomposição da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

LANVIN, B.; EVANS, P. (eds.). The global talent competitiveness index: diversity for competitiveness. Fontainebleau, France: INSEAD, 2018.

OECD Factbook 2015-2016: Economic, Environmental and Social Statistics, OECD Publishing: Paris, 2016. Disponível em: <https://www.oecd.org/publications/oecd-factbook-18147364.htm>. Acessado em: Mai, 2023.

RAUPP, M.; SEIFRIZ, M. Os desafios da mobilidade acadêmica para a gestão universitária: um survey com graduandos da UDESC. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 9, n. 2, p. 282-300, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n2p282>. Acessado em: Mai, 2023.

SCARINCI, J.; PEARCE, P. The perceived influence of travel experiences on learning generic skills. Tourism Management, v. 33, n. 2, p. 380-386, 2012. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0261517711001014>. Acessado em: Mai, 2023.

STALLIVIERI, L. As dinâmicas de uma nova linguagem intercultural na mobilidade acadêmica internacional. 2009. 234 p. Tese (Doutorado em Línguas Modernas). Buenos Aires: Universidad Del Salvador, Programa de Doutorado em Línguas Modernas, 2009. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/228380071_AS_DINAMICAS_DE_UMA_NOVA_LINGUAGEM_INTERCULTURALNA_MOBILIDADE_ACADEMICA_INTERNACIONAL>. Acessado em: Mai, 2023.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

VAICEKAUSKAS, T.; DUOBA, K.; KUMPIKAITE-VALIUNIENE, V. The role of international mobility in student’s core competence development. Lituânia: Kaunas University of Technology, v. 8, n. 4, p. 4-37, 2013. Disponível em: <https://ecoman.ktu.lt/index.php/Ekv/article/view/5686>. Acessado em: Mai, 2023.