PSYCHOLOGICAL RECEPTION OF UNESP UNIVERSITY STUDENTS: ANALYSIS OF COMPLAINTS AND PSYCHOSOCIAL PROFILE DURING THE PANDEMIC

Main Article Content

Luciana Marolla Garcia
Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Milena Valenlogo Manente

Abstract

This study sought to analyze information from users of the Reception in Brief Psychotherapy service contained in the database of the Technical Nucleus of Psychosocial Care (NTAPS) of the Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), at the time of registration carried out online. for service. Thus, this descriptive documentary research aimed to analyze the socioeconomic data and complaints regarding the mental health of students who sought help at NTAPS, between 2020 and 2021, in a quantitative manner. As a result, in 2020, there were 81 students enrolled for Brief Psychotherapy and Reception. In the year 2021, there were 462 students enrolled and, among the most frequent complaints, common mental disorders with anxious and/or depressed symptoms stand out, followed by issues related to affective bonds, grief and sociability aggravated by the pandemic situation of COVID-19. There was also a significant increase in the number of students enrolled in the NTPAS-on form between 2020 and 2021, who declared receiving socioeconomic assistance from the UNESP Assistance Programs. In the second half of 2020, 29,4% received financial aid from the university at the time of application. Data from 2021 show that this number increased to 49,35% of total subscribers. In 2021, according to the data, racial minority groups such as indigenous people and blacks were small, that is, the racial quota policy still does not guarantee the permanence of racial minorities in the country's university banks. It is noteworthy that the NTAPS has been planning more effective support actions, aiming to guarantee the promotion of comprehensive health for students at the university.

Article Details

How to Cite
GARCIA, L. M. .; CAPELLINI, V. L. M. F.; MANENTE, M. V. . PSYCHOLOGICAL RECEPTION OF UNESP UNIVERSITY STUDENTS: : ANALYSIS OF COMPLAINTS AND PSYCHOSOCIAL PROFILE DURING THE PANDEMIC. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 3, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.5.v2n3.6.20. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/77. Acesso em: 5 oct. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ-2019-2021).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente. 

Milena Valenlogo Manente, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Psicóloga Clínica, atua no Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial da Unesp (NTAPS) com supervisão de estágio não- obrigatório e obrigatório de alunos de graduação Psicologia Unesp Assis e Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru-SP. Especialista em Terapia de Casal e Família pelo IBAP. Psicóloga Junguiana formada pelo Instituto de Psicologia Junguiana de Bauru e Região. Especialista em Psicologia Clínica pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Cranio-faciais HRAC-USP. Realizou Aprimoramento Profissional no Instituto Lauro de Souza Lima. Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2002) e Graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Paulista (2000). Principais experiências e áreas de formação: Psicologia Perinatal (estresse, depressão pós-parto, rede de apoio, incentivo ao aleitamento); Saúde do Trabalhador; Psicologia Hospitalar; Reabilitação das pessoas com deficiência; Psicoterapia de Casais e Família, Psicologia Clinica na Abordagem Junguiana e Supervisão Clinica de atendimentos. Dedica-se ao tema Maternidade e Rede de Apoio como pesquisadora em futuro projeto de Doutorado e como causa de vida.

References

AGRELI, M. S.; BRUNS, M. A. T. A democratização da universidade e as políticas públicas educacionais para a diversidade sexual no brasil. Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 122–130, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8534. Acesso em: 15 fev. 2023.

ALVES, R. F. et al. Gênero e saúde: o cuidar do homem em debate. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 13, n. 3, p. 152-166, dez. 2011 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151636872011000300012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 21 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.

BOUNTRESS, K.E.; CUSACK, S.E.; CONLEY, A.H.; AGGEN, S.H. The Spit For Science Working Group. In: VASSILEVA, J.; DICK, D. M.; AMSTADTER, A.B. The COVID-19 pandemic impacts psychiatric outcomes and alcohol use among college students. Eur J Psychotraumatol. v.14, n.1, 2022. Disponível em: https://doi.org/ 10.1080/20008198.2021.2022279. Acesso em 06 fev. 2023.

CAMPOS DA ROCHA, A. M.; LEAL DA SILVA, L. Y.; CASTRO SILVA, D.; MAGALHÃES FRANCO DO ESPÍRITO SANTO, P. DO S. Uma Canoa na Tempestade: O Acolhimento Psicológico Emergencial na Pandemia da Covid-19. Revista do Nufen: phenomenology and interdisciplinarity, v. 13, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22531. Acesso em 06 fev. 2023.

GAIOTO, E. M. G. et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saúde Pública. v. 55, n. 114, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363. Acesso em: 08 fev. 2023.

GONÇALVES, T. et al. A saúde mental do estudante de medicina: uma análise durante a graduação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 5, p. 97- 106, 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/estudante-de-medicina. Acesso em: 06 fev. 2023.

GUNDIM, V. A.; ENCARNAÇÃO, J. P. DA; SANTOS, F. C.; SANTOS, J. E. DOS; VASCONCELLOS, E. A.; SOUZA, R. C. DE. Saúde Mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana De Enfermagem, v. 35, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293. Acesso em: 06 fev. 2023.

OLIVEIRA, E. N. et al. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. spe1, p. 206-220, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042022e114p. Acesso em: 06 fev. 2023.

OLIVEIRA, F. et al. O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos discentes de medicina. Brazilian Journal of Development, n.6, p.62028-62037, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/31784/pdf. Acesso em: 06 fev. 2023.

OLIVEIRA, T.; GARCIA, L. M.; CASTRO, E. O.; CAPELLINI, V. L. M. F. Alcances e desafios nos dois anos e meio de implementação de um núcleo de atenção psicossocial. Saúde e aplicações interdisciplinares 3: Editora e-Publicar, p. 335-348, 2021.

PADOVANI, R. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista brasileira de terapias cognitivas, n. 1, p. 2-10, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140002. Acesso em: 06 fev. 2023.

ALVES, R. F; SILVA, R. P.; ERNESTO, M. V.; LIMA, A. G. B.; SOUZA, F. M. Gênero e saúde: o cuidar do homem em debate. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 13, n. 3, p. 152-166, dez. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872011000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2023.

RIBEIRO, A. M. F.; Resiliência e sentimento de pertença: estudo comparativo entre estudantes universitários tradicionais e não tradicionais portugueses e polacos, 2020. 57f. Dissertação (Mestrado). Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Porto, Portugal, 2020.

SALDANÃ, P. A Lei de Cotas aumentou inclusão e preservou qualidade de ensino, diz governo. https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/08/lei-de-cotas-aumentou-inclusao-e-preservou-qualidade-de-ensino-diz-governo.shtml. Acesso em: 08 fev. 2023

SCHMIDT, B. et al. A quarentena na covid-19: orientações e estratégias de cuidado. In: NOAL, D.; PASSOS, M.; FREITAS, C. Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. p.112-122.

SILVA, S.; ROSA, A. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, n. 2, p. 189-205, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446. Acesso em: 06 fev. 2023.

SUNDE; R. M.; GIQUIRA, S.; AUSSENE, M. M. Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cad. Ibero-amer. Dir. Sanit., Brasília, v. 11, n. 2, 2022 Disponível em: https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.869. Acesso em: 06 fev. 2023.

TASSINARI, M.; DURANGE, W. Clínica da urgência psicológica: a radicalidade do encontro como processo de promoção da saúde. IN: TASSINARI, M.; DURANGE, W. Plantão e a Clínica da Urgência psicológica. Editora CRV: Curitiba, 2019, p. 43-57.