PEDAGOGIA DO PROTESTO E SOCIEDADE: PERCEPÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS SOBRE A AÇÃO COLETIVA E O CONTEXTO DA POLÍTICA SOCIAL

Main Article Content

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa

Abstract

Although there are subfields of community development and social policy within social work that discuss collective action and resistance, we argue that social workers are ill-prepared to respond to collective protests. Therefore, the objective of this study was to carry out a bibliographical review, of an exploratory and descriptive nature, on some relationships and contributions of the perception of social work on collective action and the context of social policy. In order for the objective of this study to be achieved, a survey of several scientific works on the topic related to the subject of this study was carried out. Among these works, it is mentioned that monographs, dissertations and theses, articles and books were studied. A digital library was created and the works that could contribute most to this study were selected. In turn, social movements have been highlighted as important for future social work training, but social work training remains dominated by case management and clinical practice focused on social problems of individuals, groups and families, as well as an emphasis in serving the interest of a welfare state.

Article Details

How to Cite
COSTA, O. B. R. da. PEDAGOGIA DO PROTESTO E SOCIEDADE: PERCEPÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS SOBRE A AÇÃO COLETIVA E O CONTEXTO DA POLÍTICA SOCIAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18191924. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/445. Acesso em: 5 oct. 2024.
Section
Artigos
Author Biography

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa, Mackenzie

Antropólogo formado pela UNESP, Advogado formado pela ITE, Pedagogo formado pela FACOL, Historiador formado pela Mozarteum e filósofo formado pela ETEP, mestre em filosofia com pesquisa em educação pela UNESP, Doutor em Educação, arte e história da Cultura pela Mackenzie, atualmente diretor da EMEB Ivani Cotobias Pimentel Maranho

References

ARAÚJO, E. et al. Ciência & política: fronteiras e interseções. II Jornadas Doutorais em Sociologia. 2021. Disponível em: https://www.uminho.pt/PT/siga-a-uminho/Paginas/Detalhe-do-evento.as-px?Codigo=56795. Acessado em: Jul. 2024.

ASSIS, B. B. de A problemática da análise econômica de Posner a partir da sociologia compreensiva de Weber. PERI, v. 13, n. 1, p. 66-83, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/inde-x.php/peri/article/view/4310/3766. Acessado em: Jul. 2024.

BACHRACH, P.; BARATZ, M. S. Duas faces do poder. Revista de Sociologia e Política, v. 19, p. 149-157, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/JmswJhMprywMKZ4LVNfQsDf/. Acessado em: Jul. 2024.

BEVIR, M. Governança democrática: uma genealogia. Revista de Sociologia e Política, v. 19, p. 103-114, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/YkZsZbDQpz94zmpNdrRWwyt/a-bstract/?lang=pt. Acessado em: Jul. 2024.

BÔAS, P. V. Problemas atuais da sociologia política na Alemanha: uma entrevista com Maurizio Bach. Revista Estudos Políticos, v. 2, n. 4, p. 70-78, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/article/view/38595/22126. Acessado em: Jul. 2024.

CAMURÇA, M. Religião, política e espaço público no Brasil: perspectiva histórico/sociológica e a conjuntura das eleições presidenciais de 2018. Estudos de Sociologia, v. 2, n. 25, p. 125-159, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revsocio/article/view/243765/34005. Acessado em: Jul. 2024.

CASTELLO, R. do N. A lógica da decisão nas universidades públicas a partir da perspectiva sociológica. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 15, n. 2, p. 01-23, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/83428. Acessado em: Jul. 2024.

CORDEIRO, A. M. R.; MARTINS, H. A.; FERREIRA, A. G. As cartas educativas municipais e o reordenamento da rede escolar no Centro de Portugal: das condições demográficas às decisões políticas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 84, p. 581–607, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/R93tJccdCCGfNZ7FrCZCdJs/abstract/?lang=pt#. Acessado em: Jul. 2024.

CORTES, S. V.; LIMA, L. L. A contribuição da sociologia para a análise de políticas públicas. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, p. 32-62, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/-ln/a/R5cnwpXgY33WHVg7b6mQRYL/. Acessado em: Jul. 2024.

COSTA, D. Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 9, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/-4404. Acessado em: Jul. 2024.

DALE, R. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1099-1120, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/J46YWTNSF73jLJqJnLPRL4H/#. Acessado em: Jul. 2024.

DIEGUES, G. C. O controle social e participação nas políticas públicas: o caso dos conselhos gestores municipais. NAU Social, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 82–99, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/31241. Acessado em: Jul. 2024.

DUTRA, R. Diferenciação funcional e a sociologia da modernidade brasileira. Política & Sociedade, v. 15, n. 34, p. 77, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/vie-w/2175-7984.2016v15n34p77. Acessado em: Jul. 2024.

FERREIRA, D. M. Eleições, partidos, cartas e messianistas: para uma sociologia da orientação do voto dos cariocas. Revista Habitus, v. 14, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.uf-rj.br/index.php/habitus/article/view/11487. Acessado em: Jul. 2024.

FOLEY, G. F. Justiça Comunitária: Por Uma Justiça da Emancipação. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2020.

LEME, A. A. Desenvolvimento e sociologia: uma aproximação necessária. Sociedade e Estado, v. 30, p. 495-527, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/pv35PPNjc3qp8BpPjVbzQ4L-/abstract/?format=html&lang=pt&stop=next. Acessado em: Jul. 2024.

LÓPEZ, S. B.; MOREIRA, M. C. Quando uma proposição não se converte em política?: O caso da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens-PNAISAJ. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 1179-1186, 2013. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2013.v18n4-/1179-1186/pt. Acessado em: Jul. 2024.

MAINARDES, J.; ALFERES, M. A sociologia das políticas educacionais: contribuições de Roger Dale. Atos de Pesquisa em Educação, v. 9, n. 2, p. 392-416, 2014. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4353. Acessado em: Jul. 2024.

MOREIRA, A. F. B. Os princípios norteadores de políticas e decisões curriculares. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 28, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36149. Acessado em: Jul. 2024.

PERISSINOTTO, R. M. Política e sociedade: por uma volta à sociologia política. Política & Sociedade, v. 5, n. 5, p. 203-232, 2004. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.ph-p/politica/article/view/1986. Acessado em: Jul. 2024.

PIRES, R. R. C. Sociologia do guichê e implementação de políticas públicas. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, [S. l.], n. 81, p. 5–24, 2016. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/412. Acessado em: Jul. 2024.

REIS, F. W. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia crítica da política [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, 175 p. ISBN: 978-85-7982-028-1.

SANTANA, G. A. de. et al. Indicadores científicos: uma análise da produção do programa de pós-graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE a partir dos currículos da Plataforma Lattes (PL). Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação, v. 14, 2011. Disponível em https://cip.brapci.inf.br/download/55971. Acessado em: Jul. 2024.

SCHERER-WARREN, I. Desafios para uma sociologia política brasileira: os elos entre movimentos e instituições. Sociologias, v. 17, p. 44-62, 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/pv35P-PNjc3qp8BpPjVbzQ4L/abstract/?format=html&lang=pt&stop=next. Acessado em: Jul. 2024.

SILVA, C. et al. Análise de redes sociais e sociologia da ação. Pressupostos teórico-metodológicos. Revista Angolana de Sociologia, n. 11, p. 91-106, 2013. Disponível em https://journals.open-edition.org/ras/361. Acessado em: Jul. 2024.

TORRES, R. D. Governabilidade, governança e poder informal: um problema central de sociologia política. Civitas-Revista de Ciências Sociais, v. 16, p. 153-171, 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/civitas/a/MzgKjttyLw33kM6fMzDb5yt/. Acessado em: Jul. 2024.