SUPORTES DE ORIGEM ANIMAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PROPONDO A CATEGORIZAÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA

Main Article Content

Letícia Amaral Anselmo
Claudia Cilene de Paiva Maia
Eliana Kimoto Hosokawa Tamaki
Willian Amphilóquio

Abstract

ABSTRACT


The present study proposes the creation of a new category of Assistive Technology (AT) that includes animal-assisted supports in their various functions, aiming to contribute to the expansion of access to this type of assistance for people with disabilities. This work emphasizes the proposal based on Animal-Assisted Interventions (AAIs), but it is understood that the creation of this category will assist in providing access to other support profiles that animals can offer to people with disabilities. Therefore, the research focuses on a literature review of the areas of Assistive Technology and Animal-Assisted Interventions. It is concluded that the incorporation of animal supports, including AAIs, as a category of AT, can contribute to the expansion of research, scientific knowledge in the field, public policies for user access, and strengthening various animal-related efforts—considering animal welfare and unique health, the field of AAIs, and the emerging structure for animal training, given the high financial costs involved, currently limited to a small number of people with disabilities.

Article Details

How to Cite
VOOS, I. C.; AMARAL ANSELMO, L.; DE PAIVA MAIA, C. C.; KIMOTO HOSOKAWA TAMAKI, E.; AMPHILÓQUIO, W. SUPORTES DE ORIGEM ANIMAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PROPONDO A CATEGORIZAÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 15, 2024. DOI: 10.56166/remici.d2v3n1513624. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/317. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Artigos

References

ABREU, G.; CESAR, J.; CUEVAS, M. Contribuições do modelo feminista nos estudos da deficiência para uma perspectiva de prática inclusiva educacional baseada na interdependência. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, n. 15, v. 3, p. 1-16, jul.-set. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v15n3/05.pdf. Acessado em: Jun. 2023.

ALTHAUSEN, S. Adolescentes com síndrome de Down e cães: compreensão e possibilidades de intervenção. 2006. 170 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-13092006-154744/publico/ALTHAUSEN.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

ASSISTIVA. Assistiva: tecnologia e educação, 2023. Tecnologia Assistiva. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/tassistiva.html. Acessado em: Dez. 2023.

BERSCH, R. Design de um serviço de Tecnologia Assistiva em escolas públicas. 2009. 231 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/18299. Acessado em: Jul. 2021.

BERSCH, R.; TONOLLI, J. O que é Tecnologia Assistiva? 1998. Disponível em: https://web.archive.org/web/19990224000542/http:/www.clik.com.br/ta_01.html. Acessado em: Maio. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. 19 p.

BRASIL. Presidência da República. Ata VII Reunião do Comitê de Ajudas Técnicas - CAT. Brasília, DF, 2007. 4p. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf. Acessado em: Jun. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n 11.126, de 17 de junho de 2005. Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. Brasília, DF, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11126.htm. Acessado em: Maio. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.904, de 21 de setembro de 2006. Regulamenta a Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia e dá outras providências. Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5904.htm. Acessado em: Maio. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art117. Acessado em: Maio. 2023.

CHELINI, M.; OTTA, E. Terapia Assistida por animais. São Paulo: Manole, 2016. 364 p.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Public Law 100-407, 19 de agosto de 1988.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, J.; GOMES, F. Animais que Curam: a terapia assistida por animais. Revista Uningá Review, Maringá, v. 29, n.1, p. 204 - 210, jan. 2017. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/1907. Acessado em: Jul. 2023.

HACK, A.; SANTOS, E. Cães Terapeutas: a estimulação de crianças com síndrome de down. Unoesc & Ciência – ACHS. Joaçaba, v. 8, n. 2, p. 151 - 158, dez. 2017. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/d942/921fa581b7d9c3deb671118bba65cd95691c.pdf. Acessado em: Jul. 2023.

HOWELL, T, et al. Defining terms used for animals working in support roles for people with support needs. Animals, n. 12, v. 15, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-2615/12/15/1975. Acessado em: Jun. 2023.

IAHAIO. Definições da IAHAIO para as Intervenções Assistidas com Animais (IAA) e Diretrizes para o bem-estar dos animais envolvidos. [S.l], 2018. 13 p. Disponível em: https://iahaio.org/wp/wp-content/uploads/2022/02/iahaio-white-paper-2018-portuguese.pdf. Acessado em: Mar. 2023.

MORAES, M. Pesquisar COM: política ontológica e deficiência visual. In: MORAES, M.; KASTRUP, V. Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010, p. 26 - 51. Disponível em: https://app.uff.br/slab/uploads/2010_txt15.pdf. Acessado em: Abr. 2023.

MUNHOZ, F. Perspectivas para a educação contra a barbárie: um olhar crítico-filosófico à Intervenção Assistida por Animais em ambiente escolar. 2022. 171 p. (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/29233/TES_PPGEDUCACAO_2022_MUNHOZ_FABIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: Jun. 2023.

PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. 11ª. reim. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 624 p.

ROCHA, C.; MUÑOZ, P.; ROMA, R. História do relacionamento entre humanos e não humanos e da TAA. In: CHELINI, M.; OTTA, E. Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole, 2015. p. 47-61.

SILVA, V.; DUARTE, A. Tecnologia Assistiva cão-guia: um estudo sobre a relação com o animal de ajuda social. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5, 2018, Olinda. Anais [...]. Campina Grande: Instituto Unibanco, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID3593_09092018154921.pdf. Acessado em: Maio. 2023.

SOUSA, M.; FERREIRA, L. A Tecnologia Assistiva cães-guia no brasil: uma ação do Programa Viver sem Limite. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 3, p. 307- 336, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4088/13075. Acessado em: Jun. 2023.

SOUSA, M.; FERREIRA, L.; SILVA, F. Tecnologia Assistiva de cães-guia no Brasil: uma ação política orientada à inclusão social de pessoas com deficiência visual. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 362 - 373, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13165/8670. Acessado em: Jun. 2023.

TAYLOR, S. Beasts of Burden: animal and disability liberation. Nova York: New Press, 2017. 243 p.