AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO

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Murilo Miceno Frigo
Fernando de Lima Caneppele
Emmanuel Zullo Godinho

Abstract

The article discusses the changes that occurred in the capitalist mode of production from the first industrial revolution to the fourth industrial revolution and how these changes have influenced the desired skills and competencies for engineers. The transformation from Taylorist-Fordist industrial models to flexible models based on the "just-in-time" component of the Toyota model has led to a shift from narrow specialization to multi-skilled and flexible specialization, as well as a focus on transversal skills and competencies. The article also discusses how the rise of information and communication technologies has led to increased mobility in the workforce and altered the concept of work, such as the "uberization" of work. The engineer's role in society is to innovate and solve complex problems, and the article emphasizes the importance of continuing education to keep up with technological developments. The article concludes that the constantly changing nature of the production process puts pressure on engineers to be innovative and adaptable to new challenges, and education needs to keep up with these trends.

Article Details

How to Cite
FRIGO, M. M.; FRIGO, S. U.; CANEPPELE, F. de L.; GODINHO, E. Z. AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 7, 2023. DOI: 10.56166/remici.2310v2n71065. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/204. Acesso em: 21 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Sofia Urt Frigo, UCDB

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), mestrado em Psicologia - linha de pesquisa Psicologia e Processos Psicossociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015) e doutorado em Psicologia - linha de pesquisa Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais pela Universidade Católica Dom Bosco (2021). Atualmente é psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas e pesquisadora do Laboratório de Estudos Psicossociais em saúde frente a contextos da desigualdade social - LEPDS/PPGPsi-UCDB (CNPQ) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais - GEPEMPS/PPGPsi-UCDB (CNPQ), atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação profissional, teoria sócio-histórica e políticas sociais.

Fernando de Lima Caneppele, UNESP

Professor Associado na Universidade de São Paulo - USP | Pesquisador na Área de Energia | ODS7 | Transição Energética | Palestrante | Consultor. Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI - Faculdade de Engenharia Industrial (1999), mestrado em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA (2007), licenciatura para Bacharéis e Tecnólogos e Matemática pelo Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE (2008), doutorado em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA (2011), pós-doutorado pela UNESP (2018) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2020). Atua como professor responsável por disciplinas de graduação junto aos cursos de Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Alimentos na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - USP/FZEA. Atua como professor responsável por disciplinas e orientador de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e atua em Eficiência Energética, Fontes Alternativas e Renováveis de Energia, Estudos da Matriz Energética, Geração de Energia e o Meio Ambiente, Automação Industrial, Instalações Elétricas Industriais e Lógica Fuzzy. Coordena o grupo de pesquisa / laboratório AGROENERBIO - Energia e Simulação na Engenharia de Biossistemas e no Agronegócio - USP/FZEA (Pirassununga-SP). Realiza treinamentos e consultorias (autorizado pela CERT/USP) nas áreas de conhecimento em que atua. Todos os documentos comprobatórios das atividades estão disponíveis para consulta e devem ser solicitados ao docente. 

Emmanuel Zullo Godinho, UNESP

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista - ESAPP. Mestre em Bioenergia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutor em Agronomia na Universidade Estadual Paulista UNESP. Pós-doutorando em Engenharia de Biossistemas na Universidade de São Paulo USP. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas FGV-RJ com MBA em Gestão Internacional em Agribusiness. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado com Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná UTFPR e licenciado em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Pós-graduando em Química na Universidade do ABC. Estudante de graduação em Licenciatura em Educação Física na Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI. Docente da área técnica agro da ETEC Dona Sebastiana de Barros e do ensino superior na UNISAGRADO e Coordenador da Pós-Graduação ESG UNISAGRADO. Participo do grupo de pesquisa da Agroenerbio USP/UNESP. Conhecimento dos programas de estatística e modelagem matemática: Lógica fuzzy, Statistica, Action, Origin. Linha de pesquisa é ENERGIAS RENOVÁVEIS e LÓGICA FUZZY. Possui experiência como docente no ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação.

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