INTERVENÇÃO SELETIVA NO CONTROLE DO ESTRESSE ENTRE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar se a atuação direcionada em determinados agentes estressores era eficaz no controle do estresse entre docentes da educação básica de uma rede de ensino em Florianópolis. Para isso, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho combinada com uma análise por meio do diagrama de Pareto. Os resultados indicaram que as maiores fontes de estresse entre os docentes eram as dificuldades na gestão do tempo e a falta de perspectivas de crescimento na carreira.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ARAUJO, H.; LUCAS, T.; FELICIANO, F. Emprego das sete ferramentas da qualidade em um chaveiro: um estudo de caso. In: XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018, Maceió. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep. Rio de Janeiro: Abepro, 2019. Disponível em: https://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_259_491_35173.pdf. Acessado em: Jan. 2025.
BEN, M. D.; SILVA, D. A. da. The phenomenon of stress in Elementary School teachers: an integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12589. Acessado em: Nov. 2024.
BRITO, M. A. L.; ALMEIDA, A. C. C. Análise dos agentes estressores na carreira docente. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Ponta Grossa. Anais [...]. Rio de Janeiro: Abepro, 2019. Disponível em: https://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arq-uivos/10202019_231039_5dad13dbe6789.pdf?utm_source=chatgpt.com. Acessado em: Jan. 2025.
CORRÊA, F. R. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2019. 350 p. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/122019/938bb409a8f309d3d5807f2a663e4e33.pdf. Acessado em: Jan. 2025.
DE ALMEIDA, H. et al. Modelos de stress ocupacional: sistematização, análise e descrição. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., [S. l.], v. 2, n. 1, p. 434–454, 2016. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJOD-AEP/article/view/309. Acessado em: Jan. 2025.
DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol., Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016. Disponível em http://pepsic.bvsa-lud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072016000200005&lng=pt&nrm=iso. Acessa-do em: Jan. 2025.
FELDEN PEREIRA, É. et al. Ciencia & Trabajo, Santiago, v. 16, n. 51, p. 206-210, 2014. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-244920140003000-13&lang=es. Acessado em: Jan. 2025.
FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Florianópolis. CARREIRA DO MAGISTÉRIO, 2023. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/03_0-5_2023_12.57.49.dfff513539af167f593bf63823197efd.pdf. Acessado em: Jan. 2025.
GOULART JUNIOR, E.; LIPP, M. E. N.. Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 4, p. 847–857, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/QBScTyq8L8bqRnbMydKYNDJ/?lang=pt. Acessado em: Jan. 2025.
PASCHOAL, T.; TAMAYO, Á. Validação da escala de estresse no trabalho. Estudos de Psicologia. Natal, v. 9, n. 1, p. 45–52, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/MRLmmQh-yZQjWcN4DPffTBbq/?lang=pt#. Acessado em: Mar. 2024.
PRADA, C. Princípio de Pareto: entenda o que é e como aplicar na melhoria de processos da sua empresa. entenda o que é e como aplicar na melhoria de processos da sua empresa. 2021. Disponível em: https://www.euax.com.br/2021/05/principio-de-pareto/. Acessado em: Jan. 2025.
PRADA, C. Diagrama de Pareto: o que é, como interpretar e passo a passo de como fazer. o que é, como interpretar e passo a passo de como fazer. 2024. Disponível em: https://www.euax.com.br/2024/08/diagrama-de-pareto/. Acessado em: Jan. 2025.
SILVEIRA, K. A. et al. Estresse e enfrentamento em professores: uma análise da literatura. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 15–36, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/bPDgWC8X4KbncZ8VNxFdHsn/?lang=pt. Acessado em: Jan. 2025.