IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS NO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS

Conteúdo do artigo principal

Resumo

O processo de aplicação de recursos humanos é abrangente considerando a sua importância no ciclo vital das organizações. É com este intuito que foi realizado o presente trabalho cujo objectivo foi analisar como ocorre o processo de análise e discrição de cargos nas organizações, bem como a sua influência no desenvolvimento das actividades. Quanto à metodologia da pesquisa, foram empregues os métodos descritivo e bibliográfico. O primeiro permitiu fazer a descrição do processo de análise e descrição de cargos e, o segundo, serviu para o levantamento de várias obras, artigos científicos e outros documentos registados nos diferentes repositórios de formas a construir-se a revisão da literatura sobre o assunto. Aplicou-se a técnica de análise de conteúdos para analisar a bibliografia levantada, seleccionando os materiais que mais se enquadraram ao tema estudado. Os resultados espelharam que existem alguns modelos importantes em que se baseiam para a análise e descrição de cargo, no caso do clássico, humanístico e contingencial. Para se analisar e descrever os cargos é necessário considerar fontes de dados, métodos de colecta de dados, dados sobre o cargo e descrição e especificações do cargo. Concluiu-se que à análise e descrição de cargo é de suma importância, já que, visa clarificar o que será feito, como será feito e por que será feito, trazendo à antevisão das funções que desempenhará o futuro colaborador.

Detalhes do artigo

Como Citar
KUMENDA, J. S. IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS NO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 20, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n20181825. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/600. Acesso em: 1 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Simba Kumenda, UGS

José Simba Kumenda é Mestre em Gestão de Recursos Humanos, na especialidade de Gestão Estratégica do Potencial Humano na Sociedade do Conhecimento, pela Faculdade de Ciências Sociais e Desenvolvimento Humano da Universidade Gregório Semedo-Angola e Graduado em Administração e Gestão Escolar pela Escola Superior Politécnica do Zaire/Soyo da Universidade 11 de Novembro Cabinda. É Funcionário Público, trabalhando na Escola do Magistério do Soyo.
É docente no Instituto Superior Universitário Mini Ya Lukeni, Departamento de Ensino e Investigação do curso de Gestão Comercial e Marketing, lecionando as cadeiras de Inovação e Empreendedorismo e Gestão de Recursos Humanos.
É docente colaborador do Instituto Superior Politécnico do Soyo/ISPS, leccionando a cadeira de Gestão do Conhecimento.
Possui cursos de Escrita Científica ministrada pelo INSPUNYL e UNILAB. Participa anualmente, no Encontro de Jovens Investigadores da CPLP-África. Tem como linha de investigação Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento.

Referências

BOHLANDER, G. W.; SHERMAN, A.; SNELL, S. A. Administração de Recursos Humanos. 16 ed. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2015.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri, SP: Editora Manole Ltda, 2014. 4. ed.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CHIMPOLO, J. M. F. Inovação e Gestão do Conhecimento no Desenvolvimento Organizacional. Cidade Luanda: Editora Deolinda Guise & Rute Rodrigues, 2020. 1ªed.

GUERRA, E. L. A. Manual Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014.

MARQUES, J. R. Entenda a diferença entre análise e descrição de cargos. Artigo publicado no site do Instituto Brasileiro de Coaching. 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.co-m.br/portal/mercado-trabalho/entenda-diferenca-entre-analise-descricao-cargos/. Acessado em Dez. 2024.

PAES, K. D. Gestão de Pessoas. 1ª edição. Natal/RN. Natal: Edunp. (2011). Disponível em: https://www.academia.edu/37163153/Gest%C3%A3o_de_Pessoas_Ketlle_Duarte_Paes. Acessado em: Jan. 2025.

PASCHOAL, L. Administração de Cargos e Salários: Manual Prático e Novas Metodologias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

PAULA, V. V. D.; NOGUEIRA, G. D. M. A importância da área de gestão de pessoas, para o sucesso da organização. In: INOVARSE-Xll Congresso Nacional de Excelência em Gestão & lll INOVARSE-Responsabilidade Social Aplicada (Vol. 29). Brasil, 2016. Disponível em: https://cneg.org/anais/artigo.php?e=CNEG2016&c=T16_047. Acessado em: Jan. 2025.

PONTES, B. R. Administração de Cargos e Salário. São Paulo: Ltr Editora Ltda, 2010.

PONTES, B. R. Administração de Cargos e Salários: Carreiras e Remuneração. 17. ed. São Paulo: Ltr Editora Ltda, 2015.

ROTH, C. W. Gestão de Recursos. Gestão de recursos. 2011. Disponível em: https://proedu.rn-p.br/bitstream/handle/123456789/455/gestao_de_recursos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: Dez. 2024.

SANTOS, D. C. dos. Gestão de Recursos Humanos. 2019. Disponível em: https://reposi-torio.ual.pt/entities/publication/3e255001-1d92-4aa2-963c-33a00049c02f/full. Acessado em: Dez. 2024.

SCEURMAN, M. J.; AREND, L. Descrição e Análise de Cargos de uma Empresa de Informática. 2017. Disponivel em: https://www.scribd.com/document/575715731/DESCRICAO-E-ANALISE-DE-CARGOS-DE-UMA-EMPRESA. Acessado em: Jan. 2025.

SCHULTZ, G. Introdução à gestão de organizações - coordenado pela SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

SCHWARZER, B. L.; DE OLIVEIRA, L. A importância da análise e descrição de cargos para a eficácia do processo de recrutamento e seleção de pessoas. Revista RICADI. São Luiz Gonzaga. Vol. 09. 2020. Disponível em: https://urisaoluiz.com.br/site/wp-content/uploads/2021/01/Revista-9a-edicao-1-artigo-6.pdf. Acessado em: Nov. 2024.

SILVA, S. A. Recursos Humanos: Sua funçao essencial nas organizações. 2016. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/105836219/recursos-humanos-funcao-essencial-nas-organizacoes. Acessado em: Jan. 2025.

TAMO, K. Introdução à Gestão das Organizações: Conceitos e Estudos de Casos. 2.' edição: Luanda. 2006. Disponível em: https://www.ispsn.org/sites/default/files/documentos-virtuais/pdf/ki-amvu_tamo_gestao_das_organizacoes.pdf. Acessado em: Fev. 2025.

TOLEDO, F. Administração de pessoal, desenvolvimento de recursos humanos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

VAZQUEZ, A. C. S.; MARIA, M. C. Manual de boas práticas de recursos humanos. 1. ed. Porto Alegre, RS: Buqui, 2017.