AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS DE FÍSICA PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Resumo
Os laboratórios remotos também conhecidos como laboratórios virtuais, são plataformas que buscam simular experimentos reais de forma virtual, esses laboratórios estão sendo desenvolvidos em várias áreas do conhecimento, como física, química, biologia e engenharias. O seu principal objetivo é o de complementar o aprendizado de forma mais ampla igualitária dispensando a necessidade de uma estrutura física para tal. Esses laboratórios também permitem que sejam possíveis realizar experimentos complexos e perigosos que não seriam possíveis de serem realizados em um ambiente físico de aprendizagem. O presente artigo, incialmente busca conceituar essa nova ferramenta de aprendizagem, analisando a sua evolução histórica. Ainda dentro desse contexto foram analisadas as potencialidades de oito laboratórios virtuais desenvolvidos, na área de física, por instituições de ensino, tanto no Brasil quanto no exterior, comparando-as em termos de vários aspectos, tais como interatividade, segurança e quantidade de experimentos. Uma análise estatística também foi realizada, sendo apresentado os resultados numéricos e também através de Tabelas. Por fim, o presente artigo, baseado nas análises, conclui que estas plataformas estão se transformando em um importante aliado no ensino com uma formação mais rica e atraente para o ensino da física para as gerações futuras.
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