REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCREVA SEU FUTURO: A EJA EM PAUTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho propõe-se a conhecer as dinâmicas do projeto “Escreva seu futuro” traçando algumas reflexões sobre a EJA com base em autoras negras que discutem o tema currículo. Apresentamos em um primeiro momento a potencialidade da iniciativa, identificando os seus pressupostos básicos, estrutura pedagógica e formas de atuação. Num segundo momento, destacamos a potencialidade desta iniciativa como espaço de entendimento das questões históricas que atravessam as estudantes. Como resultado destaco que identificamos que os cadernos pedagógicos contribuem para superar a visão da EJA como suplência, pois visam contemplar as diversidades de temas que envolvem as mulheres negras em processo de alfabetização.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
FREIRE, P. A Importância Do Ato De Ler. Autores Associados: Cortez, São Paulo,1989.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GOMES, N. L. Cultura negra e educação. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 23, p. 75-85, ago. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782003000200006&lng=en&nrm=iso Acesso em: 15 de dez. de 2022.
GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2020.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
NICODEMOS, A. As Teorias Críticas do Currículo e o processo de execução, construção e ressignificação de práticas curriculares na educação de jovens e adultos in Currículos em EJA: saberes e práticas dos educadores. Rio de Janeiro: SESC, 2011.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. CEBRAP. n. 79. São Paulo, nov. 2007. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004. Acesso em 18 jan. 2022.
SANTOS, B. S. Por uma pedagogia do conflito. In: SILVA, L.H, et al, (orgs.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais, Porto Alegre: Sulina, 1996.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TRINDADE, A. L. Do corpo da carência ao corpo da potência: desafios da docência. In: O corpo que fala dentro e fora da escola. Garcia, Regina. L. (Org.). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.