PEDAGOGIA DO PROTESTO E SOCIEDADE: PERCEPÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS SOBRE A AÇÃO COLETIVA E O CONTEXTO DA POLÍTICA SOCIAL

Conteúdo do artigo principal

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa

Resumo

Embora existam subcampos de desenvolvimento comunitário e política social no trabalho social em que se discute ação e resistência coletiva, argumenta-se que os assistentes sociais estão mal preparados para responder a protestos coletivos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica, de cunho exploratório e descritiva sobre algumas relações e contribuições da percepção do serviço social sobre a ação coletiva e o contexto da política social. Para que o objetivo deste estudo fosse alcançado, foi feito um levantamento de diversos trabalhos científicos com o tema relacionado ao assunto deste estudo. Dentre estes trabalhos, cita-se que foram estudadas monografias, dissertações e teses, artigos e livros. Foi feita uma biblioteca digital e foram selecionados os trabalhos que mais poderiam contribuir com este estudo. Por sua vez, os movimentos sociais têm sido apontados como importantes para a futura formação em serviço social, mas a formação em serviço social continua dominada pela gestão de casos e prática clínica focada em problemas sociais de indivíduos, grupos e famílias, bem como uma ênfase em servir o interesse de um estado de bem-estar social.

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, O. B. R. da. PEDAGOGIA DO PROTESTO E SOCIEDADE: PERCEPÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS SOBRE A AÇÃO COLETIVA E O CONTEXTO DA POLÍTICA SOCIAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18191924. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/445. Acesso em: 5 out. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa, Mackenzie

Antropólogo formado pela UNESP, Advogado formado pela ITE, Pedagogo formado pela FACOL, Historiador formado pela Mozarteum e filósofo formado pela ETEP, mestre em filosofia com pesquisa em educação pela UNESP, Doutor em Educação, arte e história da Cultura pela Mackenzie, atualmente diretor da EMEB Ivani Cotobias Pimentel Maranho

Referências

ARAÚJO, E. et al. Ciência & política: fronteiras e interseções. II Jornadas Doutorais em Sociologia. 2021. Disponível em: https://www.uminho.pt/PT/siga-a-uminho/Paginas/Detalhe-do-evento.as-px?Codigo=56795. Acessado em: Jul. 2024.

ASSIS, B. B. de A problemática da análise econômica de Posner a partir da sociologia compreensiva de Weber. PERI, v. 13, n. 1, p. 66-83, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/inde-x.php/peri/article/view/4310/3766. Acessado em: Jul. 2024.

BACHRACH, P.; BARATZ, M. S. Duas faces do poder. Revista de Sociologia e Política, v. 19, p. 149-157, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/JmswJhMprywMKZ4LVNfQsDf/. Acessado em: Jul. 2024.

BEVIR, M. Governança democrática: uma genealogia. Revista de Sociologia e Política, v. 19, p. 103-114, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/YkZsZbDQpz94zmpNdrRWwyt/a-bstract/?lang=pt. Acessado em: Jul. 2024.

BÔAS, P. V. Problemas atuais da sociologia política na Alemanha: uma entrevista com Maurizio Bach. Revista Estudos Políticos, v. 2, n. 4, p. 70-78, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/article/view/38595/22126. Acessado em: Jul. 2024.

CAMURÇA, M. Religião, política e espaço público no Brasil: perspectiva histórico/sociológica e a conjuntura das eleições presidenciais de 2018. Estudos de Sociologia, v. 2, n. 25, p. 125-159, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revsocio/article/view/243765/34005. Acessado em: Jul. 2024.

CASTELLO, R. do N. A lógica da decisão nas universidades públicas a partir da perspectiva sociológica. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 15, n. 2, p. 01-23, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/83428. Acessado em: Jul. 2024.

CORDEIRO, A. M. R.; MARTINS, H. A.; FERREIRA, A. G. As cartas educativas municipais e o reordenamento da rede escolar no Centro de Portugal: das condições demográficas às decisões políticas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 84, p. 581–607, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/R93tJccdCCGfNZ7FrCZCdJs/abstract/?lang=pt#. Acessado em: Jul. 2024.

CORTES, S. V.; LIMA, L. L. A contribuição da sociologia para a análise de políticas públicas. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, p. 32-62, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/-ln/a/R5cnwpXgY33WHVg7b6mQRYL/. Acessado em: Jul. 2024.

COSTA, D. Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 9, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/-4404. Acessado em: Jul. 2024.

DALE, R. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1099-1120, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/J46YWTNSF73jLJqJnLPRL4H/#. Acessado em: Jul. 2024.

DIEGUES, G. C. O controle social e participação nas políticas públicas: o caso dos conselhos gestores municipais. NAU Social, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 82–99, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/31241. Acessado em: Jul. 2024.

DUTRA, R. Diferenciação funcional e a sociologia da modernidade brasileira. Política & Sociedade, v. 15, n. 34, p. 77, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/vie-w/2175-7984.2016v15n34p77. Acessado em: Jul. 2024.

FERREIRA, D. M. Eleições, partidos, cartas e messianistas: para uma sociologia da orientação do voto dos cariocas. Revista Habitus, v. 14, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.uf-rj.br/index.php/habitus/article/view/11487. Acessado em: Jul. 2024.

FOLEY, G. F. Justiça Comunitária: Por Uma Justiça da Emancipação. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2020.

LEME, A. A. Desenvolvimento e sociologia: uma aproximação necessária. Sociedade e Estado, v. 30, p. 495-527, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/pv35PPNjc3qp8BpPjVbzQ4L-/abstract/?format=html&lang=pt&stop=next. Acessado em: Jul. 2024.

LÓPEZ, S. B.; MOREIRA, M. C. Quando uma proposição não se converte em política?: O caso da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens-PNAISAJ. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 1179-1186, 2013. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2013.v18n4-/1179-1186/pt. Acessado em: Jul. 2024.

MAINARDES, J.; ALFERES, M. A sociologia das políticas educacionais: contribuições de Roger Dale. Atos de Pesquisa em Educação, v. 9, n. 2, p. 392-416, 2014. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4353. Acessado em: Jul. 2024.

MOREIRA, A. F. B. Os princípios norteadores de políticas e decisões curriculares. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 28, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36149. Acessado em: Jul. 2024.

PERISSINOTTO, R. M. Política e sociedade: por uma volta à sociologia política. Política & Sociedade, v. 5, n. 5, p. 203-232, 2004. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.ph-p/politica/article/view/1986. Acessado em: Jul. 2024.

PIRES, R. R. C. Sociologia do guichê e implementação de políticas públicas. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, [S. l.], n. 81, p. 5–24, 2016. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/412. Acessado em: Jul. 2024.

REIS, F. W. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia crítica da política [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, 175 p. ISBN: 978-85-7982-028-1.

SANTANA, G. A. de. et al. Indicadores científicos: uma análise da produção do programa de pós-graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE a partir dos currículos da Plataforma Lattes (PL). Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação, v. 14, 2011. Disponível em https://cip.brapci.inf.br/download/55971. Acessado em: Jul. 2024.

SCHERER-WARREN, I. Desafios para uma sociologia política brasileira: os elos entre movimentos e instituições. Sociologias, v. 17, p. 44-62, 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/pv35P-PNjc3qp8BpPjVbzQ4L/abstract/?format=html&lang=pt&stop=next. Acessado em: Jul. 2024.

SILVA, C. et al. Análise de redes sociais e sociologia da ação. Pressupostos teórico-metodológicos. Revista Angolana de Sociologia, n. 11, p. 91-106, 2013. Disponível em https://journals.open-edition.org/ras/361. Acessado em: Jul. 2024.

TORRES, R. D. Governabilidade, governança e poder informal: um problema central de sociologia política. Civitas-Revista de Ciências Sociais, v. 16, p. 153-171, 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/civitas/a/MzgKjttyLw33kM6fMzDb5yt/. Acessado em: Jul. 2024.