A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MAPEAMENTO DE DADOS DOS CONSUMIDORES DE MODA

Conteúdo do artigo principal

Vanderleia Aparecida Camargo Gomes
Icléia Silveira
Daniela Novelli
Janaina Figueiredo Lorbiéski

Resumo

Constata-se no ambiente contemporâneo, o quarto ponto de virada na evolução da humanidade por consequência da aceleração da Inteligência Artificial. Neste sentido, observa-se a evolução tecnológica nas organizações e o impacto nos seus resultados, que levam a obtenção de uma vantagem competitiva.  Isto se torna possível, pela disponibilidade de banco de dados, que as possibilita mapearem seus clientes com maior profundidade, bem como conhecer mais sobre seu perfil de consumo e conhecer mais profundamente sobre si mesmas, inclusive. São os dados que permitem que as empresas atuem, guiadas por informações e não mais por intuições ou incertezas como no passado. O presente estudo tem como objetivo abordar a aplicação da inteligência artificial como principal recurso na amplitude do mapeamento estratégico de dados dos consumidores de moda. Aplicou-se a pesquisa qualitativa e descritiva com procedimentos para coleta de dados em fontes bibliográficas. Destaca-se a relevância da pesquisa, mediante a vasta a disponibilidades de dados e as barreiras a serem rompidas pelas organizações, no que se refere a uma nova cultura associada ao uso eficaz dos dados, tirando-os da invisibilidade e tornando-os estratégico nas decisões. Destaca-se a importância da permeabilidade dos dados desde o setor de criação, marketing, gestão de pessoas, vendas e relacionamento, pois são eles que permitem decisões mais assertivas, minimizando erros e perdas, bem como aproximando os clientes das organizações. Mediante esta realidade, evidencia-se que ferramentas de inteligência artificial, aplicadas as estratégias, apontam diretrizes e proporcionam velocidade aos negócios. Os resultados da pesquisa indicaram as vantagens do uso da IA na proximidade, assertividade e aceleração dos negócios de moda, tendo como protagonismo do usuário, permitindo que ele faça suas próprias escolhas e vivencie aprendizados e experiências na jornada de compra.

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES, V. A. C.; SILVEIRA, I. .; ROSA, L. da; NOVELLI, D.; LORBIÉSKI, J. F. A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MAPEAMENTO DE DADOS DOS CONSUMIDORES DE MODA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n188824. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/411. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ABIT. Saber qualseu tamanho de roupa vai ficar mais fácil. 2017. Disponível em: https://www.abit.org.br/noticias/saber-qual-o-seu-tamanho-de-roupa-vai-ficar-mais-facil Acessado em: Dez. 2022.

EXAME. A virada na sua carreira. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/w-atch?v=Fev5H5_Byu. Acessado em: Abr. 2024.

ANDREW, N. G.; THURN, S.; LEE, K. F. “The Future of AI”. Nd. Disponível em: http://us.sinova-tionventures.com/blog/the-future-ofai. Acessado em: Jun. 2017.

CLOTH2TEX. Cloth2tex: um pipeline de geração de textura de tecido personalizado para teste virtual3D., 2024. Disponível em: https://tomguluson92.github.io/projects/cloth2tex/. Acessado em: Jun. 2024.

DIGITAL COMMONS. Social media as a marketing tool: a literature review, 2013. Disponível em: https://digitalcommons.uri.edu/tmd_major_ papers/8/. Acessado em: Dez. 2022.

DU, Y. Data Analytics and Applications in the Fashion Industry: Six Innovative Cases. Dissertaçao; moda. Universidade de Rhode Island, EUA. 2019. Disponível em: https://digitalcommons.uri.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1007&context=tmd_major_papers. Acessado em: Jun. 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HEBB, D. O. The organization of behavior. New York: Wiley. 1949. Disponível em: https://pure.mpg.de/rest/items/item_2346268_3/component/file_2346267/content. Acessado em: Jun. 2024.

HOSPITAL ROBO. Primeiro Hospital de Inteligência Artificial do Mundo. Global Times, 2024. Disponível em: https://www.globaltimes.cn/page/202405/1313235.shtml. Acessado em: Jun. 2024.

KENNEY, M.; ZYSMAN, J. The Rise of the Platform Economy Issues in Science and Technology. Spring. Arizona, vol. 32. n. 3. 2016.

KOLESKI, A. V. K.; FLORES, A. M. M. Estudos de Futuro e Estudos de Tendências: Conceitos Homônimos, Perspectivas Heterogêneas. In: PRIM, M. A. et al. Inteligência para Inovação. Capivari de Baixo. Editora FUCAP, p. 348-385. 2018. Disponível em: https://igti.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/04/livro-Intelig%C3%AAncia-para-inova%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acessado em: Jun. 2024.

LEE, K. F. Inteligência Artificial. Como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

LEVI'S. Buy Better Wear Longer. Youtube. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/wat-ch?v=efm8ciAnt_g. Acessado em: Nov. 2022.

MCCULLOCH, W. S.; PITTS, W. A logical calculus of the ideas immanent in nervous activity. Bulletin of Mathematical Biophysics, vol. 52, n. 1/2. p. 115–137. 1943. Disponivel em: https://www.cs.cmu.edu/~epxing/Class/10715/reading/McCulloch.and.Pitts.pdf. Acessado em: Jun. 2024.

NEWELL, A.; SIMON, H. A. GPS, A program that simulates human thought. In: BILLING, H. Lernende Automaten. Munchen: R. Oldenbourg. p.109–12 1961. Disponível em: https://iiif.library.cmu.edu/file/Simon_box00064_fld04907_bdl0001_doc0001/Simon_box00064_fld04907_bdl0001_doc0001.pdf. Acessado em Jun. 2024.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

PAASCH, M. R. et al. Data Driven na Indústria da Moda. Um estudo da utilização de dados no processo de criação de produto de moda em Santa Catarina. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 14 n. 2. 2021. Disponível em: https://etech.sc.se-nai.br/revista-cientifica/article/view/1144/79. Acessado em: Jun. 2024.

PRIM, M. A. et al. Inteligência Para Inovação. Capivari de Baixo Editora. FUCAP, 2018.

PROBST, G.; RAUB; S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. São Paulo: Bookman, 2002.

REIS, E. S.; ANGELONI, M. T.; SERRA, F. R. Business Intelligence como Tecnologia de Suporte a Definição de estratégias para melhoria da qualidade do ensino. In: Encontro da Anpad Associação Nacional dos Programas De Pós-Graduação Em Administração, 30, 2006, Anais [...]. Salvador, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/3783/4813 Acessado em: Jun. 2024.

RELATORIO GOOGLE CLOUD. Relatório de tendência de dados de Inteligência Artificial 2024.. Disponível em: https://inthecloud.withgoogle.com/data-and-ai-trends-report-brazil-2024/dl-cd.html-?utm_content=Invite1&utm_source=cloud_sfdc&utm_medium=email&utm_campaign=FY24-Q2-latam-LATM403-website-dl-2024DataandAITrendsReport-PTBR&pref=K&mkt_tok=ODA4LUd-KVy0zMTQAAAGTIM4MPhnUoSMXHq3Xfp0swMTnaWN-GJqhnWdju-oZvKnaddbA7og5f21-xVdV8WL0wOiDrZp7zDsLsw59V78yRCPEBHwNk77Zm7RMVL6u0hK0a4l4xsLg. Acessado em: Maio. 2024.

RELATÓRIO CX TREND. Experiencia do Cliente. 2022. Disponível em: https://content.mjvinnovation.com/hubfs/%5BBR%5D%20Report%20-%20Digital%20Trends%20-Report%202023/CAP2_EXPERI%C3%8ANCIA-CLIENTE.pdf. Acessado em: Jun. 2024.

RELATÓRIO NASH SQUARED. Looking Forward, Looking Back. 2023. Disponível em: https://www.nashsquared.com/dlr-2023/dlr-2023. Acessado em: Maio. 2024.

REVERY AI. Revolutionize your fashion experience with AI. 2020. Disponível em: https://www.revery.ai/demo. Acessado em Nov. 2022.

ROBO DOC. O primeiro hospital de IA no mundo inaugurado na China com médicos robôs que podem tratar 3.000 pessoas por dia e economizar milhões. The Sun. 2024. Disponível em: https://www.thesun.co.uk/tech/28190601/worlds-first-ai-hospital-china/. Acessado em: Jun. 2024.

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. 3 eds. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SEU DINHEIRO. Do hype aos bilhões: como a chinesa shein superou gigantes da moda como azara e agora quer abrir capital nos EUA. 2022. Disponível em: https://www.seudinheiro.com/2022/bolsa-dolar/do-hype-aos-bilhes-como-chinesa-shein-superou-gigantes-da-moda-como-zara-quer-abrir-capital-nos-eua-acnn/. Acessado em Dez. 2022.

TURING, A, M. Computing Machinery and Intelligence. In: TURING, A. M. Mind a Quartely Review of Psychology and Philosophy. London. Editora: Mind, Pages 433–460. October, 1950.

ZHAO, L.; LI, M.; SUN, P. Neo-Fashion: A Data-Driven Fashion Trend Forecasting System using Machine Learning through Catwalk Analysis. In: International Textile and Apparel Association Annual Conference Proceedings; Pivoting for the Pandemic, vol. 77, n. 1, 2020, Iowa. Anais eletrônicos […]. Iowa: Iowa State University, 2020. p. 1-3. Disponível em: https://www.iastatedigitalpress.com/itaa/article/id/12062/. Acessado em: Jun. 2024.