EDUCAÇÃO DECOLONIAL: UMA PROSPOSTA DIDÁTICA SOBRE ESTÉTICA NEGRA NO ENSINO DE QUÍMICA

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Marcelo Alves Lima Junior
Assicleide Silva Brito

Resumo

Em busca de uma educação decolonial e buscando cumprir a Lei 11.645/2008 o presente artigo visa discutir os resultados de uma proposta didática que teve como objetivo dialogar com os conceitos químicos e com as questões relacionadas a cultura e história afrodescendente usando como intersecção a estética afro-diaspórica. Foram abordadas questões relacionadas a química do cabelo, onde foi identificado, através da apresentação e discussão dos resultados delinear que relações os estudantes da Educação Básica de Feira de Santana têm com seu cabelo e, ao mesmo tempo, demonstrar que é possível um ensino de química que respeite as diferenças e empodere os subalternizados, percebeu-se que os objetivos foram contemplados de acordo com os dados analisados.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA JUNIOR, M. A.; BRITO, A. S. EDUCAÇÃO DECOLONIAL: UMA PROSPOSTA DIDÁTICA SOBRE ESTÉTICA NEGRA NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 14, 2024. DOI: 10.56166/remici.c2v3n1432324. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/279. Acesso em: 29 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Alves Lima Junior, UEFS

Quilombola oriundo do Quilombo Matinha dos Pretos, mestrando em Ensino das Ciências pela UFRPE. Bolsista FACEPE. Graduei-me em licenciatura em química pela Universidade Estadual de Feira de Santana, onde participei dos programas Residência pedagógica e PIBID, fui monitor da disciplina química e sociedade e participei do projeto de extensão Oficinas Temáticas de ciências para a educação básica em Feira de Santana. Também fui presidente do Diretório acadêmico de Licenciatura em Química e da associação atlética de Licenciatura em Química.

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