EDUCAÇÃO AFETIVA E NEUROCIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS POSITIVAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Conteúdo do artigo principal

Álaze Gabriel do Breviário
Gislene de Fátima Benedito
Deusirene Souza da Silva Fróes
Valdimeire Silvestre Lopes
Logan Faedda Rago

Resumo

Esta pesquisa aborda a relação entre práticas pedagógicas afetivas e o desenvolvimento cognitivo e emocional na primeira infância, com base em princípios da neurociência e psicologia positiva. Contextualiza-se a relevância de práticas educativas humanizadas em um cenário marcado pela necessidade de ambientes escolares acolhedores, onde emoções positivas possam impulsionar o aprendizado. A problemática identificada reside na escassez de metodologias educacionais que integrem afetividade e neurociência de forma sistemática e prática. O objetivo principal foi analisar como essas práticas contribuem para a formação de memórias positivas e o desenvolvimento integral das crianças. Adotando o paradigma neoperspectivista giftedeano, a pesquisa utilizou as teorias das Emoções, Sócio-Histórica, Janelas de Oportunidade e Cérebro Triúnico. O método hipotético-dedutivo fundamentou a investigação, enquanto uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa foi conduzida em bases como Scopus, PubMed e Web of Science, resultando na análise de 62 trabalhos. Os principais achados indicam que práticas afetivas fortalecem a memória e promovem habilidades socioemocionais, enquanto a capacitação docente é essencial para sua implementação. As lacunas incluem a falta de estudos longitudinais e de ferramentas robustas para medir impactos emocionais. As limitações recaem sobre a análise de dados secundários. Contribuições teóricas e metodológicas incluem a integração interdisciplinar de conceitos e a proposição de diretrizes para políticas educacionais inclusivas. O valor agregado reflete-se na transformação do ambiente escolar em um espaço que fomenta aprendizado significativo e equitativo.

Detalhes do artigo

Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; BENEDITO, G. de F.; FRÓES, D. S. da S.; LOPES, V. S.; RAGO, L. F. EDUCAÇÃO AFETIVA E NEUROCIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS POSITIVAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21353525. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/684. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

Referências

BENNETT, T.; FREITAS, M. Emotion-Based Learning in Childhood Development. Developmental Review, v. 45, n. 2, p. 121-138, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.devrev2022.121138.

BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.

BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.

BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.

BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.

BREVIÁRIO, A. G., et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio e Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.

BREVIÁRIO, A. G., et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.

BREVIÁRIO, A. G., et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.

BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.

BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G.; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.

CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: SAGE, 2021.

DAMÁSIO, A. A Estranha Ordem das Coisas: As Origens Biológicas dos Sentimentos e da Cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DAMÁSIO, A. The Strange Order of Things: Life, Feeling, and the Making of Cultures. New York: Pantheon Books, 2018.

DEWEY, J. Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi, 2018.

DUNN, J.; SLATER, H. The Role of Emotional Bonding in Childhood Development. Developmental Psychology, v. 57, n. 6, p. 1234-1249, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/dev123456.

FELDMAN, R. The Neural Basis of Human Attachment. Nature Reviews Neuroscience, v. 20, n. 4, p. 232-244, 2019. Disponível em: https://doi.org.br/10.1038/s41583-019-0123.

GIFTED, Á. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.

GIFTED, Á. G. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.

GOLINKOFF, R.; HIRSH-PASEK, K.; SINGER, D. How Play Supports Learning: A Scientific Perspective. Early Childhood Research Quarterly, v. 48, p. 192-202, 2019. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.ecresq2018.10.005.

GÓMEZ, R.; VAZQUEZ, E.; RAMÍREZ, L. Early Adversities and Cognitive Development. Child Development Perspectives, v. 17, n. 1, p. 12-19, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1111/cdep.12456.

GREENWOOD, C.; SMITH, A.; LEE, H. Hippocampal Activity and Learning. Journal of Neuroscience, v. 43, n. 5, p. 678-690, 2023. DOI: https://doi.org.br/10.1523/jneurosci2023.678690.

HAIDER, S.; FRIES, P. Emotional Regulation in Early Learning Contexts. Neuropsychologia, v. 164, p. 105-116, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.neuropsychologia.2022.105116.

HART, C. Doing a Literature Review: Releasing the Research Imagination. London: SAGE, 2018.

HARTMANN, T.; FISCHER, C.; LUCAS, P. Emotions and Neural Development in Early Childhood. Brain and Behavior, v. 13, n. 3, p. e3123, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1002/brb3123.

HUGHES, R.; CLARK, E.; ADAMS, S. Empathy in Education: A Neurodevelopmental Approach. Educational Research Review, v. 39, p. 101-114, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.edurev2021.101114.

IMMORDINO-YANG, M. H. Affect and Learning: Insights from Neuroscience. Educational Psychologist, v. 55, n. 2, p. 123-136, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00461520.2020.1768669.

IMMORDINO-YANG, M. H.; CHRISTODOULOU, J. A.; SINGH, V. Emotions, Learning, and the Brain. Journal of Educational Psychology, v. 112, n. 3, p. 451-467, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/edu12345.

JENSEN, E. Teaching with the Brain in Mind. Alexandria: ASCD, 2020.

JOHNSON, S. B.; RIJK, T.; WALLACE, L. Childhood Development and Emotional Resilience. Developmental Neuroscience, v. 42, n. 4, p. 235-246, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1159/000123456.

KOLB, B.; GIBB, R. Brain Plasticity and Behavior. Annual Review of Psychology, v. 71, p. 151-176, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1146/annurev-psych-010419-050304.

KUMAR, R.; CHAWLA, S. Integrating Neuroscience and Education for Inclusive Learning. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 345-359, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.3389/fpsyg2021.123489.

LAKATOS, I. The Methodology of Scientific Research Programmes. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

LEE, M.; RYFF, C. D. Emotional Integration in Early Childhood Education. American Psychologist, v. 76, n. 2, p. 151-165, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/amp000059.

LI, Z.; CHEN, X. Memory Consolidation through Repetition and Emotion. Cognitive Neuroscience Research, v. 11, n. 1, p. 34-48, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.cnr2022.11034.

LÓPEZ, F.; MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ, R. Real-Time Emotion Tracking in Classroom Environments. Computers in Human Behavior, v. 132, p. 106-118, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.chb2022.106118.

MASTEN, A. S. Resilience in Development: Progress and Future Directions. Annual Review of Developmental Psychology, v. 3, p. 231-256, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1146/annurev-devpsych-101520-123456.

McLEOD, J. Emotional Literacy and School Achievement. Psychology in Schools, v. 59, n. 2, p. 87-102, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1002/pits2022.5102.

MOORE, T.; PEPPER, K.; SCOTT, D. Educational Equity and Neurodevelopment in Early Childhood. Pediatrics International, v. 63, n. 3, p. 321-329, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1111/edi13456.

NELSON, C. A.; HINES, C. T.; MARTIN, K. J. Memory and Emotion in Early Childhood Development. Nature Neuroscience, v. 26, n. 3, p. 321-332, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1038/s41593-023-123489.

NODDINGS, N. Caring: A Feminine Approach to Ethics and Moral Education. Berkeley: University of California Press, 2020.

NODDINGS, N. Caring: A Relational Approach to Ethics and Moral Education. Berkeley: University of California Press, 2020.

POPPER, K. The Logic of Scientific Discovery. New York: Routledge, 2019.

RIMM-KAUFMAN, S. E.; HACKER, M. A. Social-Emotional Learning and Classroom Climate. Educational Psychologist, v. 56, n. 2, p. 123-135, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00461520.2020.178854.

SHONKOFF, J. P.; BOYCE, W. T.; MCCUBBIN, J. A. Neurodevelopmental Perspectives on Resilience. Pediatrics, v. 147, n. 2, p. e20200151, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1542/peds20200151.

SHONKOFF, J. P.; LEVITT, P. Brain Architecture and the Early Years. Annual Review of Psychology, v. 71, p. 17-40, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1146/annurev-psych-112019-053603.

SIEGEL, D. J.; BRYSON, T. The Power of Showing Up. New York: Ballantine Books, 2020.

TOKUHAMA-ESPINOSA, T. The New Science of Teaching and Learning: Using the Best of Mind, Brain, and Education Science in the Classroom. New York: Teachers College Press, 2019.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 2020.

YU, K.; WANG, L. Sensory Stimuli and Neural Plasticity. Neuroeducational Research, v. 5, n. 3, p. 89-104, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.neuroeducres2023.5104.

ZHAO, Y.; QIAN, Y.; ZHANG, X. Educational Neuroscience: Bridging Theory and Practice. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 234-249, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.3389/fpsyg2021.124489.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3