EDUCAÇÃO AFETIVA E NEUROCIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS POSITIVAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa aborda a relação entre práticas pedagógicas afetivas e o desenvolvimento cognitivo e emocional na primeira infância, com base em princípios da neurociência e psicologia positiva. Contextualiza-se a relevância de práticas educativas humanizadas em um cenário marcado pela necessidade de ambientes escolares acolhedores, onde emoções positivas possam impulsionar o aprendizado. A problemática identificada reside na escassez de metodologias educacionais que integrem afetividade e neurociência de forma sistemática e prática. O objetivo principal foi analisar como essas práticas contribuem para a formação de memórias positivas e o desenvolvimento integral das crianças. Adotando o paradigma neoperspectivista giftedeano, a pesquisa utilizou as teorias das Emoções, Sócio-Histórica, Janelas de Oportunidade e Cérebro Triúnico. O método hipotético-dedutivo fundamentou a investigação, enquanto uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa foi conduzida em bases como Scopus, PubMed e Web of Science, resultando na análise de 62 trabalhos. Os principais achados indicam que práticas afetivas fortalecem a memória e promovem habilidades socioemocionais, enquanto a capacitação docente é essencial para sua implementação. As lacunas incluem a falta de estudos longitudinais e de ferramentas robustas para medir impactos emocionais. As limitações recaem sobre a análise de dados secundários. Contribuições teóricas e metodológicas incluem a integração interdisciplinar de conceitos e a proposição de diretrizes para políticas educacionais inclusivas. O valor agregado reflete-se na transformação do ambiente escolar em um espaço que fomenta aprendizado significativo e equitativo.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BENNETT, T.; FREITAS, M. Emotion-Based Learning in Childhood Development. Developmental Review, v. 45, n. 2, p. 121-138, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.devrev2022.121138.
BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, A. G., et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio e Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G., et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G.; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.
CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: SAGE, 2021.
DAMÁSIO, A. A Estranha Ordem das Coisas: As Origens Biológicas dos Sentimentos e da Cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
DAMÁSIO, A. The Strange Order of Things: Life, Feeling, and the Making of Cultures. New York: Pantheon Books, 2018.
DEWEY, J. Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi, 2018.
DUNN, J.; SLATER, H. The Role of Emotional Bonding in Childhood Development. Developmental Psychology, v. 57, n. 6, p. 1234-1249, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/dev123456.
FELDMAN, R. The Neural Basis of Human Attachment. Nature Reviews Neuroscience, v. 20, n. 4, p. 232-244, 2019. Disponível em: https://doi.org.br/10.1038/s41583-019-0123.
GIFTED, Á. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.
GIFTED, Á. G. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.
GOLINKOFF, R.; HIRSH-PASEK, K.; SINGER, D. How Play Supports Learning: A Scientific Perspective. Early Childhood Research Quarterly, v. 48, p. 192-202, 2019. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.ecresq2018.10.005.
GÓMEZ, R.; VAZQUEZ, E.; RAMÍREZ, L. Early Adversities and Cognitive Development. Child Development Perspectives, v. 17, n. 1, p. 12-19, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1111/cdep.12456.
GREENWOOD, C.; SMITH, A.; LEE, H. Hippocampal Activity and Learning. Journal of Neuroscience, v. 43, n. 5, p. 678-690, 2023. DOI: https://doi.org.br/10.1523/jneurosci2023.678690.
HAIDER, S.; FRIES, P. Emotional Regulation in Early Learning Contexts. Neuropsychologia, v. 164, p. 105-116, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.neuropsychologia.2022.105116.
HART, C. Doing a Literature Review: Releasing the Research Imagination. London: SAGE, 2018.
HARTMANN, T.; FISCHER, C.; LUCAS, P. Emotions and Neural Development in Early Childhood. Brain and Behavior, v. 13, n. 3, p. e3123, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1002/brb3123.
HUGHES, R.; CLARK, E.; ADAMS, S. Empathy in Education: A Neurodevelopmental Approach. Educational Research Review, v. 39, p. 101-114, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.edurev2021.101114.
IMMORDINO-YANG, M. H. Affect and Learning: Insights from Neuroscience. Educational Psychologist, v. 55, n. 2, p. 123-136, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00461520.2020.1768669.
IMMORDINO-YANG, M. H.; CHRISTODOULOU, J. A.; SINGH, V. Emotions, Learning, and the Brain. Journal of Educational Psychology, v. 112, n. 3, p. 451-467, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/edu12345.
JENSEN, E. Teaching with the Brain in Mind. Alexandria: ASCD, 2020.
JOHNSON, S. B.; RIJK, T.; WALLACE, L. Childhood Development and Emotional Resilience. Developmental Neuroscience, v. 42, n. 4, p. 235-246, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1159/000123456.
KOLB, B.; GIBB, R. Brain Plasticity and Behavior. Annual Review of Psychology, v. 71, p. 151-176, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1146/annurev-psych-010419-050304.
KUMAR, R.; CHAWLA, S. Integrating Neuroscience and Education for Inclusive Learning. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 345-359, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.3389/fpsyg2021.123489.
LAKATOS, I. The Methodology of Scientific Research Programmes. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
LEE, M.; RYFF, C. D. Emotional Integration in Early Childhood Education. American Psychologist, v. 76, n. 2, p. 151-165, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/amp000059.
LI, Z.; CHEN, X. Memory Consolidation through Repetition and Emotion. Cognitive Neuroscience Research, v. 11, n. 1, p. 34-48, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.cnr2022.11034.
LÓPEZ, F.; MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ, R. Real-Time Emotion Tracking in Classroom Environments. Computers in Human Behavior, v. 132, p. 106-118, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.chb2022.106118.
MASTEN, A. S. Resilience in Development: Progress and Future Directions. Annual Review of Developmental Psychology, v. 3, p. 231-256, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1146/annurev-devpsych-101520-123456.
McLEOD, J. Emotional Literacy and School Achievement. Psychology in Schools, v. 59, n. 2, p. 87-102, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1002/pits2022.5102.
MOORE, T.; PEPPER, K.; SCOTT, D. Educational Equity and Neurodevelopment in Early Childhood. Pediatrics International, v. 63, n. 3, p. 321-329, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1111/edi13456.
NELSON, C. A.; HINES, C. T.; MARTIN, K. J. Memory and Emotion in Early Childhood Development. Nature Neuroscience, v. 26, n. 3, p. 321-332, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1038/s41593-023-123489.
NODDINGS, N. Caring: A Feminine Approach to Ethics and Moral Education. Berkeley: University of California Press, 2020.
NODDINGS, N. Caring: A Relational Approach to Ethics and Moral Education. Berkeley: University of California Press, 2020.
POPPER, K. The Logic of Scientific Discovery. New York: Routledge, 2019.
RIMM-KAUFMAN, S. E.; HACKER, M. A. Social-Emotional Learning and Classroom Climate. Educational Psychologist, v. 56, n. 2, p. 123-135, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00461520.2020.178854.
SHONKOFF, J. P.; BOYCE, W. T.; MCCUBBIN, J. A. Neurodevelopmental Perspectives on Resilience. Pediatrics, v. 147, n. 2, p. e20200151, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1542/peds20200151.
SHONKOFF, J. P.; LEVITT, P. Brain Architecture and the Early Years. Annual Review of Psychology, v. 71, p. 17-40, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1146/annurev-psych-112019-053603.
SIEGEL, D. J.; BRYSON, T. The Power of Showing Up. New York: Ballantine Books, 2020.
TOKUHAMA-ESPINOSA, T. The New Science of Teaching and Learning: Using the Best of Mind, Brain, and Education Science in the Classroom. New York: Teachers College Press, 2019.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 2020.
YU, K.; WANG, L. Sensory Stimuli and Neural Plasticity. Neuroeducational Research, v. 5, n. 3, p. 89-104, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.neuroeducres2023.5104.
ZHAO, Y.; QIAN, Y.; ZHANG, X. Educational Neuroscience: Bridging Theory and Practice. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 234-249, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.3389/fpsyg2021.124489.