ENSINO DE ARTES COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA BIBLIOGRÁFICO

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Álaze Gabriel do Breviário
Rita de Cássia Bastos da Silva
Deusirene Souza da Silva Fróes
Valdimeire Silvestre Lopes
João Batista Lucena

Resumo

Esta pesquisa investiga o papel do ensino de Artes na formação integral dos estudantes, destacando sua importância para o desenvolvimento da cidadania crítica. Apesar do reconhecimento legal da Arte na educação, desafios persistem, como a falta de professores qualificados e a ausência de uma prática pedagógica interdisciplinar. A pesquisa adota o paradigma neoperspectivista giftedeano e fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Teoria Sociocultural e na Teoria da Interdisciplinaridade. O método hipotético-dedutivo orientou a investigação, apoiada por uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa. Foram analisados 87 estudos em bases como Scielo, ERIC e CAPES, evidenciando a necessidade de políticas eficazes para a formação docente e a ressignificação do ensino de Artes. Os achados indicam que metodologias ativas podem fortalecer a interdisciplinaridade e a criatividade dos alunos, embora ainda haja resistência institucional e escassez de recursos didáticos. Como limitações, destaca-se a carência de estudos empíricos sobre práticas inovadoras na área. A pesquisa contribui ao propor estratégias para aprimorar a mediação do ensino de Artes, agregando valor ao debate sobre educação integral.

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Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; SILVA, R. de C. B. da; FRÓES, D. S. da S.; LOPES, V. S.; LUCENA, J. B. ENSINO DE ARTES COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA BIBLIOGRÁFICO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21393925. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/670. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

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