ANÁLISE DE AGENDAS TRANSVERSAIS NO ORÇAMENTO PÚBLICO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA E IMPACTO NAS METAS FÍSICAS

Conteúdo do artigo principal

Álaze Gabriel do Breviário
Leliane Aparecida Castro Rocha
Flávia Adriana Santos Rebello
Raquel Leila da Silva Vidal
Abraham de Souza Oliveira Filho

Resumo

Este estudo avalia a eficiência orçamentária nos setores de saúde, educação e segurança no Brasil, abordando a maximização dos efeitos dos investimentos públicos em um contexto de restrições orçamentárias. Utilizando o paradigma neoperspectivista giftedeano e o método hipotético-dedutivo, foram conduzidas análises de regressão, ANOVA, ARIMA/SARIMA e simulação Monte Carlo. Os resultados confirmam que os investimentos em saúde e segurança têm impactos imediatos, enquanto os retornos da educação são de longo prazo. As lacunas apontam para a necessidade de políticas regionais mais flexíveis e mecanismos de proteção para os investimentos educacionais em tempos de crise. A pesquisa traz contribuições teóricas e empíricas significativas para a Administração Pública, promovendo avanços na gestão orçamentária e no bem-estar social.

Detalhes do artigo

Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; ROCHA, L. A. C.; REBELLO, F. A. S.; VIDAL, R. L. da S.; OLIVEIRA FILHO, A. de S. ANÁLISE DE AGENDAS TRANSVERSAIS NO ORÇAMENTO PÚBLICO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA E IMPACTO NAS METAS FÍSICAS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21202025. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/662. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

Referências

BANCO MUNDIAL. Public expenditure management and fiscal risks: Insights from World Bank countries. World Bank Publications, 2021.

BEATO FILHO, C. C.; PEIXOTO, T. C. Políticas públicas de segurança no Brasil: Avanços e desafios. FGV Editora, 2017.

BEATO FILHO, C.; PEIXOTO, B. Desempenho da segurança pública e políticas públicas no Brasil. Editora Atlas, 2017.

BOX, G. E. P.; JENKINS, G. M.; REINSEL, G. C. Time series analysis: Forecasting and control. Wiley, 2015.

BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.

BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.

BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.

BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.

BREVIÁRIO, A. G. et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.

BREVIÁRIO, A. G. et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.

BREVIÁRIO, A. G. et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.

BREVIÁRIO, A. G. et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.

BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.

BRYMAN, A. Social research methods. Oxford University Press, 2016.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. Routledge, 2018.

CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage, 2018.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage handbook of qualitative research. Sage, 2018.

FIELD, A. Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage, 2018.

FURTADO, C. R.; CARVALHO, P. S. Regionalização e a gestão pública no Brasil: Impactos no desenvolvimento socioeconômico. IPEA, 2019.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: Política e prática. Editora Unesp, 2016.

GATTI, B. Políticas educacionais e as realidades regionais no Brasil. Editora FGV, 2016.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. The Sage Handbook Of Qualitative Research. Sage, 2017.

HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The knowledge capital of nations: Education and the economics of growth. MIT Press, 2015.

JENKINS, G. P.; SMITH, C. E. Public finance management and fiscal risks: An international perspective. Oxford University Press, 2019.

JENKINS, G.; SMITH, B. Prioritizing public health in economic crises. Springer, 2019.

KNIGHT, J. B.; SABOT, R. H. Education, productivity, and inequality: The economics of education in developing countries. World Bank Publications, 2020.

KNIGHT, J.; SABOT, R. The economics of education in developing countries: Efficiency and equity. Oxford University Press, 2020.

LAKATOS, I. The methodology of scientific research programmes. Cambridge University Press, 2017.

LIMA, L. C.; ARAÚJO, R. S. Investimentos públicos e desenvolvimento sustentável: Uma análise crítica. IPEA, 2018.

LIMA, M. R.; ARAÚJO, J. T. Políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Brasil: Desafios e perspectivas. UFMG Editora, 2018.

MELLO, L.; MORICONI, M. Public health investment and social welfare. Routledge, 2016.

OECD. Fiscal sustainability and fiscal risks: Insights from OECD countries. OECD Publishing, 2020.

PEREIRA, A. M.; ANDRAZ, J. M. On the economic effects of public infrastructure investment: A survey of the international evidence. Journal of Economic Surveys, vol. 27, n. 4, p. 561–603, 2013.

PEREIRA, A.; ANDRAZ, J. The impact of infrastructure investment on economic growth. Edward Elgar Publishing, 2013.

PINHEIRO, P. S. Urban crime and public safety: Trends and policy implications in Brazil. Editora FGV, 2020.

PINHEIRO, P. The dynamics of urban crime and public policy. Editora Saraiva, 2020.

POPPER, K. R. The logic of scientific discovery. Routledge, 2014.

RUBINSTEIN, R. Y.; KROESE, D. P. Simulation and the Monte Carlo method. Wiley, 2017.

SILVA, E. M.; COSTA, A. P. Qualidade do ensino e a formação de professores no Brasil. Editora PUC-Rio, 2018.

SILVA, M. R.; COSTA, L. G. Educação e infraestrutura no Brasil: Perspectivas e desafios. MEC, 2018.

STAKE, R. E. Qualitative research: Studying how things work. Guilford Press, 2017.

WHO. The impact of the COVID-19 pandemic on health services: A WHO global review. WHO Press, 2021a.

WHO. World Health Organization global report: Public health and response to crises. WHO Press, 2021b.

WOOLDRIDGE, J. M. Introductory econometrics: A modern approach. Cengage Learning, 2019.

YIN, R. K. Case study research and applications: Design and methods. Sage, 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>